Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Carta rara de Albert Einstein com a sua famosa fórmula à venda em leilão

O físico escreveu a carta ao colega Ludwik Silberstein em outubro de 1946.

Notícias ao Minuto

20:58 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Leilão

Uma carta escrita por Albert Einstein, considerada rara por conter a sua fórmula de equivalência massa-energia 'E = mc²', vai ser vendida em leilão a começar em 282 mil libras (328 mil euros). Este será um dos quatro registos escritos conhecidos da fórmula mais famosa do mundo pela mão do físico.

O físico nascido na Alemanha trocou correspondência com o colega investigador em outubro de 1946, a dizer-lhe que a resposta à pergunta complexa que lhe tinha feito poderia 'ser a fórmula E = mc²'.

Escrita em papel timbrado da Universidade de Princeton, a missiva foi dirigida ao físico polonês-americano Ludwik Silberstein, que anteriormente tinha contestado parte da Teoria Geral da Relatividade de Einstein.

A carta de apenas uma página, assinada por 'A. Einstein', foi posta à venda pelos tetranetos de Silberstein e está a ser leiloada pela RR Auction, com sede em Boston, numa venda programada que irá terminar na próxima semana, a 20 de maio. 

Recorde-se que Albert Einstein ganhou o prémio Nobel da Física em 1921, "pelas suas contribuições à física teórica e especialmente pela sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico".

Leia Também: Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vendida em leilão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório