Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Starmer assume resultados desfavoráveis nas eleições em Inglaterra

O líder do Partido Trabalhista britânico, Keir Starmer, disse hoje estar "profundamente desapontado com os resultados" das eleições de quinta-feira e assumiu "plena responsabilidade".

Starmer assume resultados desfavoráveis nas eleições em Inglaterra
Notícias ao Minuto

17:55 - 07/05/21 por Lusa

Mundo Eleições Inglaterra

"Não apresentámos argumentos suficientemente fortes, muitas vezes falámos para nós mesmos em vez de para o país e perdemos a confiança da classe trabalhadora, especialmente em lugares como Hartlepool", diagnosticou, prometendo trabalhar para recuperar a confiança dos eleitores. 

Já o primeiro-ministro, Boris Johnson, reivindicou que o desempenho do Partido Conservador reflete que as pessoas "querem um partido e um governo que esteja focado nelas, focado em promover mudanças". 

O resultado mais significativo aconteceu em Hartlepool, norte de Inglaterra, onde foi eleita deputada a conservadora Jill Mortimer, que obteve 15.529 votos, quase o dobro dos obtidos pelo seu opositor trabalhista Paul Williams (8.589).

O círculo eleitoral estava nas mãos do 'Labour' desde 1964.

Além desta eleição parlamentar parcial, desencadeada pela demissão do anterior deputado Mike Hill, realizaram-se na quinta-feira eleições locais em Inglaterra e regionais na Escócia e País de Gales. 

O partido Conservador também ganhou em localidades como Northumberland, Harlow, Redditch, Dudley e Nuneaton & Bedworth, mas perdeu o controlo no condado de Cambridgeshire. 

O Partido Trabalhista perdeu o controlo na cidade de Sheffield, onde os Verdes e Liberais Democratas ganharam terreno. 

No total, até agora, o Partido Trabalhista perdeu 109 assentos e o Partido Conservador ganhou 114, numa altura em que os boletins continuam a ser contados. 

No total, foram a votos cerca de 4.650 representantes em 143 municípios em Inglaterra, 13 Presidentes de Câmara Municipal [mayors] eleitos diretamente, 39 comissários de polícia e 25 deputados da Assembleia Municipal de Londres.

Realizaram-se também eleições para escolher os 129 deputados da Assembleia da Escócia e 60 deputados da Assembleia do País de Gales, cujo resultado ditará os respetivos Governos autónomos. 

Os resultados completos poderão só ser conhecidos no início da próxima semana. 

Leia Também: Reino Unido coloca Turquia na lista vermelha. Final da Champions em risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório