Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Rt segue a descer. Requisição suspensa? "Não há notificação"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt segue a descer. Requisição suspensa? "Não há notificação"
Notícias ao Minuto

07:58 - 07/05/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Governo fez ontem a avaliação semanal da situação epidemiológica dos concelhos. Há quatro concelhos que mantêm as atuais restrições em vigor: Carregal do Sal, as duas freguesias de Odemira, Paredes e Resende. Cabeceiras de Basto é o único que recua na etapa de desconfinamento.

Segundo os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral de Saúde, Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 377 contágios pelo novo coronavírus e uma morte relacionadas com a doença. Desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 16.989 óbitos e 838.852 infeções confirmadas.

Esta sexta-feira, arranca no Porto a Cimeira Social, com a presença de 25 dos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos para definir a agenda social da Europa para a próxima década. A este propósito, o primeiro-ministro, António Costa, reforçou, numa entrevista à agência Lusa, que "precisamos de um tratado internacional sobre pandemias"

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no resto do Mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Boa tarde, chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h47 - Von der Leyen fala em enfermeira portuguesa para destacar força da Europa. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou hoje numa carta de uma jovem enfermeira portuguesa chamada Vitória para lembrar que "a Europa é mais forte junta", apelando para que isso fique demonstrado na Cimeira Social.  

15h36 - "Recuperação só será sustentável e bem sucedida se for justa e inclusiva". O primeiro-ministro advertiu hoje que as transformações projetadas pela União Europeia no ambiente e no digital só terão sucesso se forem justas e inclusivas, num discurso em que citou o Papa Francisco em defesa do trabalho digno. "Chegou o momento de pôr rapidamente em marcha a recuperação económica e social com base nos motores das transições climática e digital. Mas esta recuperação só será sustentável e bem sucedida se for justa e se for inclusiva", sustentou o primeiro-ministro de Portugal, país que até junho preside ao Conselho da União Europeia (UE).

15h31 - Há 36 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo. O relatório da DGS atualizou, esta sexta-feira, a informação sobre a evolução da Covid-19 nos vários concelhos do país, bem como a matriz de risco. Há 36 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. Os dados constam do boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 7 de maio, que reporta também mais uma morte e 377 novos casos relacionados com a Covid-19.  

15h11 - Madagáscar confirma prisão de detrator de chá milagroso. O líder da oposição de Madagáscar Harry Laurent Rahajason, preso há 10 meses, viu hoje confirmada a sua sentença de cumplicidade na organização de uma manifestação não autorizada contra uma cura milagrosa da covid-19, promovida pelo chefe de Estado.  

15h05 - Rt e incidência com nova descida em Portugal. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal voltou hoje a descer, para 0,92, assim como a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, que é agora de 57,7. Os números anteriores destes indicadores, divulgados na quarta-feira, indicavam um Rt de 0,95 e uma incidência de 61,3 casos por 100.000 habitantes.

14h52 - Reino Unido aumenta nível de risco de variante descoberta na Índia. O nível de risco atribuído a uma variante do coronavírus descoberta na Índia aumentou e passou a ser considerado "preocupante" pelo Reino Unido, onde o número de casos disparou numa semana. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE na sigla em inglês) anunciou que o número de infeções com a variante B.1.617.2 mais do que duplicou, de 202 para 520 numa semana, pelo que está a causar apreensão às autoridades sanitárias.

14h35 - Dados atualizados de África: África registou mais 278 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 123.638 desde o início da pandemia, e 10.303 novos casos de infeção.

14h32 - Portugal regista mais 377 casos de Covid-19 e um morto. Há menos três internados em enfermaria, para um total de 280, e menos dois nos cuidados intensivos (são no total 75). Desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 16.989 óbitos e 838.852 infeções confirmadas. Destaque ainda para o facto de tanto a incidência como o valor do R(t) seguirem a descer.

14h21 - Cimeira Social mostrará que Europa "pode cumprir" . A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje acreditar que a Cimeira Social organizada pela presidência portuguesa da União Europeia mostrará que "a Europa pode cumprir", depois de um "ano muito duro" de pandemia.

14h15 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou hoje, no Porto, que a pandemia aumentou as desigualdades e considerou que a aceleração da vacinação é a principal forma de pôr termo à pandemia. Por esse motivo, defendeu o fim das patentes das vacinas, proposta por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. "Espanha esta a olhar apenas para o que importante: a saída da emergência sanitária e a recuperação económica do pais", culminou.

14h00 - "Estamos em boas condições de sair com compromisso". A afirmação foi proferida por António Costa à chegada à Alfândega do Porto, onde está a decorrer a está a decorrer a Cimeira Social. "Sabemos que nas duas últimas décadas as desigualdades têm minado a Democracia" e ao longo deste ano "vimos bem a importância que um forte Estado Social" tem em "situações dramáticas", referiu reportando à pandemia da Covid-19 que tem assolado a Europa e o mundo.

13h55 - Enfermeiros que regressaram a Portugal para ajudar durante a pandemia com contratos de quatro meses não estão a conseguir renovar contratos, denuncia a presidente do Sindicato Independente de todos os Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas. Para renovarem os contratos tem sido uma luta terrível. As nossas instituições precisam dos trabalhadores, mas o Governo não dá permissão para alargamento do quadro de pessoal" e "mais, os nossos colegas de contratos de quatro meses que ficaram doentes com Covid-19, não tiveram direito a segurança social", critica a enfermeira e dirigente sindical, Gorete Pimentel, acusando o Governo de desrespeitar aqueles trabalhadores.

13h41 - Autarca socialista de São Teotónio pede demissão do ministro Eduardo Cabrita. "Mediante esta enorme trapalhada, causada, sobretudo, pela incompetência que o Governo, principalmente o ministro da Administração Interna, tem mostrado em gerir uma situação que tem provocado danos imensos na população e na imagem da freguesia, deveria ter o bom senso de se demitir", afirmou Dário Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, eleito pelo PS

13h33 - Governo dos Açores diz haver tentativas de "sabotagem" na vacinação. O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, assumiu hoje a "desorganização" que tem decorrido na vacinação contra a covid-19 na região, mas realçou que estão a ocorrer tentativas de "sabotagem" ao processo. O governante falava depois de na quinta-feira ter afirmado que apareceram no posto de vacinação das Portas do Mar várias "pessoas que tinham sido contactadas" indevidamente por parte da Câmara de Ponta Delgada para serem vacinadas.

13h26 - Charles Michel agradece a Costa. Pôs a Europa social "no coração das prioridades". O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, agradeceu hoje a António Costa, numa mensagem publicada na sua conta oficial da rede social Twitter, por ter colocado a Europa social "no coração das prioridades" da UE, acrescentando que a "Europa deve ser o continente da coesão social e da prosperidade".

13h16 - Dono de bar detido por vender falsos cartões de vacinação. O dono de um bar, na Califórnia, nos EUA, foi detido por vender cartões de vacinação contra a Covid-19 no seu estabelecimento. Todd Anderson, de 59 anos, é acusado por crimes de roubo de identidade, falsificação de documentos governamentais, e falsificação de registos médicos, segundo anunciou o Procurador Distrital de San Joaquin, Tori Verber Salazar.

13h04 - Casos de infeção no mundo são quase 156 milhões desde início da pandemia. A pandemia do novo coronavírus está quase a atingir os 156 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 850 mil novos contágios nas últimas 24 horas, de acordo com o balanço diário da France-Presse (AFP). No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, pelo menos 155.981.070 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

12h53 - Estado de emergência termina amanhã em Espanha. O estado de emergência no país vizinho termina à meia-noite de sábado, o que significa o fim do recolher obrigatório e de limitações à liberdade de circular que as várias regiões terão agora de tomar para continuarem a lutar contra a pandemia.

12h49 - Reino Unido limita vacina AstraZeneca a maiores de 40 anos. Todos os que tenham menos de 40 anos, no Reino Unido, serão inoculados com uma vacina que não a da AstraZeneca, sempre que possível. A medida, dizem as autoridades, é tomada apenas por precaução e tem em causa os 242 casos de coágulos sanguíneos reportados no país, onde mais de 28,5 milhões de doses desta vacina já foram administradas.

12h47 - Açores com 18 novos casos nas últimas 24 horas. Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 18 novos casos positivos de covid-19, sendo 16 em São Miguel, um na Terceira e um nas Flores, havendo ainda a assinalar nove recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.  

12h12 - Zmar. "Não há nenhuma notificação", mas se houver Governo vai contestar. Depois de a Justiça decidir favoravelmente sobre a providência cautelar interposta por proprietários e moradores do Zmar e suspender a requisição civil no complexo turístico onde foram alojados imigrantes, o Ministro da Administração Interna referiu que o Governo não tinha sido notificado da decisão. "As notícias não têm efeito prático, nunca poderá ser assim", começou por dizer, referindo que "não há nenhuma notificação". "O fundamental é a defesa dos direitos humanos", "o Governo não foi notificado de nenhum pedido feito pelos utentes do parque turístico Zmar", disse.

12h24 - CDS pede demissão do MAI e audiência ao PR sobre Zmar. O presidente do CDS-PP pediu hoje a demissão do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e uma audiência ao Presidente da República, após ter sido aceite a providência cautelar interposta por proprietários de casas no Zmar.

12h11 - UNESCO diz que levantar patente de vacinas salvaria milhões de vidas. A UNESCO apoia o movimento para o levantamento de patentes das vacinas contra o novo coronavírus, pois "pode salvar milhões de vidas e servir de modelo para o futuro da cooperação científica", disse hoje a diretora-geral, Audrey Azoulay. "A Covid-19 não respeita fronteiras. Nenhum país estará seguro até que a população de todos os países tenha acesso à vacina", sublinhou Azoulay, em comunicado.

12h05 - Autarca de Longueira-Almograve contra cerca "penalizadora". A presidente da Junta de Freguesia de Longueira-Almograve, no concelho de Odemira, manifestou-se hoje contra a continuidade da cerca sanitária, decretada pelo Governo, devido à pandemia de covid-19, considerando a situação "altamente penalizadora para todos". "Ninguém concorda, nem eu, nem os habitantes e muitos menos os empresários. Isto está a penalizar todos. As pessoas estão revoltadas", desabafou a autarca de Logueira-Almograve, Glória Pacheco, em declarações à agência Lusa.

12h04 - Liga e Ordem dos Médicos apelam à vacinação na 32.ª jornada. O Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) uniu-se à Ordem dos Médicos para promover a vacinação contra a Covid-19, numa campanha que decorrerá nos jogos da 32.ª jornada da I e II ligas, anunciaram hoje os dois organismos. O mote da campanha de sensibilização e do movimento 'fica em jogo', que assinala que na luta contra a pandemia da covid-19 todos pertencem à mesma equipa, é o seguinte: "Quando chegar o teu momento, não falhes de baliza aberta. Vacina-te".

11h47 - Os líderes europeus abandonaram entretanto a Câmara Municipal e este término da cerimónia protocolar antecipa o início da Cimeira Social. Vão agora reunir-se para almoço na Casa do Roseiral, no Palácio de Cristal, seguindo mais tarde para a Alfândega do Porto, onde terão início os trabalhos da Cimeira Social.

11h41 - Ursula von der Leyen recorreu à sua conta de Twitter para agradecer ao primeiro-ministro António Costa pela organização da Cimeira Social. "À medida que a vacinação se encaminha e retornamos à nossa vida norma, está na altura de consertar o nosso tecido social, prejudicado pela crise. Estamos aqui para construir uma Europa social forte", pode ler-se.

11h38 - Cerca de 100 mil vacinados quinta-feira, meta antecipada uma semana. Hoje deverá ser administrado o mesmo número de doses, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. "No dia de ontem (quinta-feira) foram administradas cerca de 100 mil vacinas, número que se deverá registar igualmente no dia de hoje, antecipando-se assim a expectativa inicial em cerca de uma semana", adiantou a estrutura que coordena a logística da vacinação em Portugal em informação enviada à Lusa.

11h32 - Zmar. Governo diz que não foi notificado da providência cautelar. A presidência do Conselho de Ministros ainda não foi notificada da providência cautelar interposta pelo advogado de proprietários de casas no Zmar, em Odemira, para suspender a requisição civil do complexo, segundo fonte do MAI. "A presidência do Conselho de Ministros não foi notificada da providência cautelar", disse a fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).  

11h17 - "São doravante cidadãos do Porto". Depois de se ouvir a 9.ª sinfonia de Beethoven, a Ode à Alegria, na Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira dirigiu-se aos presidentes das instituições europeias para lhes dar as boas-vindas e fazer a entrega das chaves da cidade. Os símbolos foram entregues primeiro a David Sassoli, seguido de Charles Michel e, por fim, de Ursula von der Leyen. Os líderes terminaram a dirigir-se à varanda com vista para a Avenida dos Aliados.

11h04 - Cimeira Social vai arrancar no Porto. Após algum tempo de espera, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel já chegaram à Câmara do Porto, vão agora, juntamente com David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, assinar o livro de honra da cidade do Porto. O programa vai arrancar com uma cerimónia de entrega das chaves da cidade aos presidentes das três instituições europeias pelo autarca Rui Moreira.

10h50 - Madrid deixará de ter recolher obrigatório a partir de domingo. A partir da meia noite de domingo, Madrid deixa de estar sujeita a recolher obrigatório. A medida acaba de ser anunciada e coincide com o fim do estado de emergência na região. O governo regional vai prolongar o horário de abertura dos restaurantes até à meia noite, uma hora a mais do que está atualmente em vigor e vai ser permitido a reunião na mesma casa de pessoas que não vivam na mesma residência.

10h44 - Peregrinos antecipam ida a Fátima para evitarem multidões. A pandemia e o facto de as celebrações em Fátima decorrerem durante a semana levaram vários grupos a antecipar a peregrinação pela estrada nacional 1 (EN1), que mesmo assim está menos concorrida do que é habitual.  

10h42 - Alemanha parece ter superado terceira onda da pandemia. A Alemanha parece ter superado a terceira vaga da pandemia do SARS-CoV-2, disse hoje o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, relatando uma ligeira queda no número de casos. "A tendência das últimas semanas confirmou-se. A terceira vaga parece ter sido interrompida", garantiu o ministro conservador numa conferência de imprensa.

10h13 - UE. Portugal segue como país com menos mortes e o 2.º com menos infetados. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Europeia partilhou esta quinta-feira o mapa atualizado dos países com os melhores indicadores de controlo da pandemia. Portugal mantém-se como o líder da lista, no que diz respeito ao país da União Europeia com menos mortes. Já no que diz respeito ao número de infetados, segue também como o segundo país com menos casos de Covid-19, sendo superado apenas pela Finlândia. 

09h52 - Justiça suspendeu decisão do Governo e mandou retirar imigrantes do Zmar. O Supremo Tribunal Administrativo acaba de dar razão aos proprietários do Zmar, no âmbito da providência cautelar interposta, e mandar suspender a requisição civil decretada pelo Governo para o complexo turístico, avança a TVI24.  A GNR será notificada para que de forma imediata retire os imigrantes do completo turístico.

09h01 - Doses não utilizadas acumulam-se no Japão devido a vacinação lenta. Deverão atingir as dezenas de milhões de doses, já que o país está prestes a aprovar mais duas vacinas nas próximas semanas e o ritmo da campanha de inoculação continua lento devido à falta de mão de obra. O país importou 28 milhões de doses da vacina da Pfizer no final do mês de abril, mas até agora só usou 15% da remessa, com 24 milhões ainda nos frigoríficos.

08h47 - Com a "pandemia controlada", em que 'patamar' está cada concelho? Cada nível do desconfinamento tem regras diferentes e determina a possibilidade (ou não) de reabertura de serviços. O país está, na generalidade, na fase mais avançada, mas há um Portugal a quatro 'velocidades'. O Governo revelou na quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, a nova 'reorganização' dos concelhos em Portugal Continental face à pandemia da Covid-19 e tendo em conta, como é a regra, o número de casos por 100 mil habitantes. Assim, há regiões que avançam e que recuam, mantendo-se a grande generalidade do país na quarta fase, que teve início (antecipado) a 1 de maio. 

08h21 - Sintomas neuropsiquiátricos persistem em recuperados. Uma nova análise de grande dimensão, pré-publicada no medRxiv, afirma que os sintomas neuropsiquiátricos são comuns em recuperados da Covid-19. Para chegar a esta conclusão, os investigadores reuniram dados de 51 estudos, que contabilizam um total de quase 19.000 pacientes, acompanhados até seis meses. Segundo a Reuters, que cita o artigo, o seguimento médio foi de 77 dias após o diagnóstico.  

07h34 - Alemanha soma mais 284 mortos e mais de 18 mil infetados. A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, 18.485 novos infetados e 284 mortos. Em termos acumulados, o país soma agora 3.491.988 casos e 84.410 mortes por Covid-19, desde que a pandemia teve início.

07h27 - EUA com 776 mortos e 46.080 casos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 776 mortes causadas pela Covid-19 e 46.080 casos da doença nas últimas 24 horas, indicou, na quinta-feira, a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 580.025 óbitos e 32.601.576 casos, mantendo-se como o país com mais mortes e também com mais casos no mundo.

07h25 - China com 13 casos em 24 horas, todos oriundos do exterior. A China detetou 13 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro na cidade de Xangai (leste) e nas províncias de Fujian (sudeste), Guangdong (sudeste) e Shaanxi (centro).

07h21 - Governo vai avançar com um pacote de medidas para o setor do vinho. O Governo vai apresentar hoje um pacote extraordinário de apoios para o setor do vinho, face ao impacto da pandemia de Covid-19, um anúncio que será feito no âmbito da visita ao "Concurso Nacional Cidades do Vinho - Concurso de Vinhos do Algarve".

07h18 - "Precisamos de um tratado internacional sobre pandemias". O primeiro-ministro considera que os problemas de fundo no acesso às vacinas contra a Covid-19, mais do que no levantamento de patentes, estão na capacidade de produção e na regulação do mercado do medicamento ao nível mundial. "O problema crucial centra-se na capacidade de produção. E há um problema de fundo relacionado com a regulação do mercado do medicamento e de os Estados terem de se organizar a nível global para encontrarem outras formas com a indústria farmacêutica de financiar a investigação", defende António Costa em entrevista à Lusa.

07h11 - Índia com quase quatro mil mortos e 414.188 casos em 24 horas. A Índia registou 3.915 mortos devido à Covid-19 e 414.188 casos em 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano. Desde o início da pandemia, o país registou 234.083 óbitos e 21,4 milhões de casos, de acordo com os últimos dados das autoridades indianas.

07h04 - Japão planeia prolongar estado de emergência até final de maio. O governo japonês planeia prolongar o estado de emergência devido à pandemia de Covid-19 até final de maio e alargá-lo além de Tóquio e da região de Osaka, para reduzir infeções e aliviar os hospitais. O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, deverá declarar hoje o estado de emergência nas cidades de Aichi e Fukuoka e anunciar a prorrogação do estado de emergência.

07h03 - México com 166 mortos e 2.846 casos em 24 horas. O México registou 166 mortos devido à Covid-19 e 2.846 casos, nas últimas 24 horas, disse, na quinta-feira, o Ministério da Saúde mexicano. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 218.173 óbitos e 2.358.831 casos da doença  

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Recorde na vacinação em França; Madeira vacina acamados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório