Meteorologia

  • 16 JUNHO 2021
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 24º

Edição

Covid-19: Japão planeia prolongar estado de emergência até final de maio

O Governo japonês planeia prolongar o estado de emergência devido à pandemia de covid-19 até final de maio e alargá-lo além de Tóquio e da região de Osaka, para reduzir infeções e aliviar os hospitais.

Covid-19: Japão planeia prolongar estado de emergência até final de maio

Segundo a agência japonesa Kyodo News, o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, deverá declarar hoje o estado de emergência nas cidades de Aichi e Fukuoka e anunciar a prorrogação do estado de emergência.

As medidas em vigor em Tóquio e nas cidades ocidentais de Osaka, Kyoto e Hyogo, em vigor desde 25 de abril, incluem a proibição de venda de bebidas alcoólicas pelos restaurantes, com multas para quem não cumprir, e pedidos não vinculativos para que lojas e cinemas encerrem temporariamente.

As pessoas foram também impedidas de participar em grandes eventos, como jogos desportivos, e às empresas pediu-se que mantenham os trabalhadores em teletrabalho.

No entanto, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, admitiu que a situação na capital não melhorou o suficiente para suspender o estado de emergência, expressando preocupação com a disseminação de variantes altamente contagiosas do coronavírus.

Osaka, Kyoto e Hyogo também decidiram pedir ao Governo central uma extensão do estado de emergência, uma vez que o número de infeções ainda não diminuiu significativamente. 

De acordo com os últimos dados da evolução da covid-19 no país, Tóquio, que receberá os Jogos Olímpicos em menos de três meses, registou 591 novas infeções, enquanto Hyogo registou 281 e Kyoto 130.

Leia Também: Covid-19: China com 13 casos em 24 horas, todos oriundos do exterior

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório