Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha parece ter superado terceira onda da pandemia

A Alemanha parece ter superado a terceira vaga da pandemia do SARS-CoV-2, disse hoje o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, relatando uma ligeira queda no número de casos.

Alemanha parece ter superado terceira onda da pandemia
Notícias ao Minuto

10:42 - 07/05/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"A tendência das últimas semanas confirmou-se. A terceira vaga parece ter sido interrompida", garantiu o ministro conservador numa conferência de imprensa.

"O número de infeções está a cair novamente, mas ainda permanece num nível alto", disse.

A Alemanha foi duramente atingida pela terceira vaga da pandemia, a ponto de tomar medidas drásticas para tentar impedir o aumento das contaminações, decidindo pela primeira vez instituir o recolher obrigatório noturno nacional a partir das 22:00.

E embora vários países europeus tenham optado por reabrir gradualmente as lojas, esplanadas de cafés, a maioria dos estabelecimentos comerciais permanece encerrada na Alemanha, alguns há mais de seis meses.

No entanto, o Parlamento deu hoje luz verde para flexibilizar as restrições às pessoas que já foram vacinadas ou que já foram infetadas pelo vírus.

"Desde o final de abril, os números diminuíram ligeiramente", sublinhou também o presidente do Instituto Robert Koch (RKI), Lothar Wieler, durante esta conferência de imprensa.

Os índices de contaminação "não estão a cair na mesma velocidade em todos os lugares, mas estão a cair", voltou a sublinhar, ressaltando que o comportamento dos alemães, que reduziram os seus contactos, em grande parte contribuiu para essa melhoria.

Lothar Wieler disse em particular que a aceleração da campanha de vacinação era "uma notícia muito bem-vinda".

Cerca de 7,3 milhões de pessoas já receberam ambas as doses da vacina e mais de 26 milhões de pessoas receberam a primeira dose.

Depois de um início lento, a campanha de vacinação acelerou a ponto de o número de doses ultrapassar um milhão em alguns dias.

A Alemanha já registou 3.491.988 casos oficialmente declarados do SARS-CoV-2, com o registo de 18.485 novos casos e 284 óbitos nas últimas 24 horas.

Cerca de 85.000 pessoas morreram devido à covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com o RKI.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.244.598 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram  16.988 pessoas dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Justiça dá razão a 'donos' do Zmar. "Tratado" para pandemias?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório