Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Reino Unido limita vacina AstraZeneca a maiores de 40 anos 

Medida é tomada num país onde mais de 28 milhões de doses da vacina já foram administradas,

Reino Unido limita vacina AstraZeneca a maiores de 40 anos 
Notícias ao Minuto

11:59 - 07/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Reino Unido

Todos os que tenham menos de 40 anos, no Reino Unido, serão inoculados com uma vacina que não a da AstraZeneca, sempre que possível. 

A medida, dizem as autoridades, é tomada apenas por precaução e tem em causa os 242 casos de coágulos sanguíneos reportados no país, onde mais de 28,5 milhões de doses desta vacina já foram administradas.

O Comité Conjunto de Vacinação e Imunização [Joint Committee on Vaccination and Immunisation, JCVI], que enfatiza que os benefícios continuam a ser maiores do que os riscos associados à covid-19, já tinha aconselhado em abril a não administração dessa vacina a maiores de 30 anos quando fosse possível.

Porém, a oferta de uma vacina alternativa a este grupo etário só deve acontecer quando existirem fármacos alternativos e "se não houver atraso substancial ou impedimento no acesso à vacinação", vincou o presidente do JCVI, Wei Shen Lim, numa conferência de imprensa. 

"Se o programa de vacinação continuar em força, uma futura onda de infeções é provável que seja menor do que inicialmente previsto tendo em conta o que sabemos sobre as vacinas" em termos de redução de complicações e transmissão da doença, sustentou. 

Leia Também: Com vacinação encaminhada, é tempo de "reparar tecido social"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório