Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Soldados dos EUA no Iraque alvo de terceiro ataque em três dias

Dois rockets foram disparados hoje contra uma base militar que alberga soldados norte-americanos, disse o exército iraquiano, sendo o terceiro ataque em três dias, no momento em que Bagdade recebe uma delegação dos EUA.

Soldados dos EUA no Iraque alvo de terceiro ataque em três dias
Notícias ao Minuto

15:55 - 04/05/21 por Lusa

Mundo Iraque

Os dois 'rockets' caíram num espaço desocupado da base aérea de Ain al-Assad "sem causar danos ou vítimas", na versão do exército iraquiano.

No domingo e na segunda-feira, dois outros ataques atingiram bases onde estão estacionados soldados norte-americanos, junto ao aeroporto de Bagdade.

Os ataques ainda não foram reivindicados, mas Washington tem acusado grupos armados iraquianos com ligações ao Irão de procurarem atingir as suas tropas e diplomatas.

Quase 30 ataques, com bombas ou 'rockets', tiveram como alvo bases militares que albergam soldados norte-americanos ou representações diplomáticas dos EUA, desde a chegada ao poder do Presidente Joe Biden, em final de janeiro.

Nesses ataques morreram já mais de dez civis, incluindo estrangeiros.

Washington, que não hesita em realizar ataques anti-iranianos em solo iraquiano -- incluindo um ataque em janeiro do ano passado, que matou o influente general Qassem Soleimani --, está a procurar reduzir a crescente influência do Irão no Iraque.

O primeiro-ministro iraquiano, Moustafa al-Kazimi, figura pró-Washington, falou hoje mais uma vez sobre o destino de 2.500 soldados norte-americanos no Iraque com Brett McGurk, enviado da Casa Branca para o Médio Oriente.

Os dois homens conhecem-se bem: o primeiro, até agora responsável dos serviços de informações, e o segundo, um ex-representante da coligação anti-'jihadista' liderada pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria, há muito que trabalham lado a lado contra o Estado Islâmico (IS).

Hoje, ambos estão empenhados na elaboração de um cronograma para a "retirada das forças de combate do Iraque", de acordo com um comunicado do gabinete de Kazimi.

Para diversos analistas, diplomatas ocidentais e funcionários iraquianos, este calendário - destinado principalmente a influenciar a opinião pública xiita conquistada para a causa do Irão contra os Estados Unidos - deve estender-se por vários anos.

Leia Também: Três mísseis atingem base aérea com militares dos EUA no norte do Iraque

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório