Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Irão ordena investigação após fuga de áudio de ministro

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, ordenou uma investigação após a fuga de uma gravação de áudio contendo declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão a criticar o papel do general Qassem Soleimani na política externa do país.

Irão ordena investigação após fuga de áudio de ministro
Notícias ao Minuto

11:20 - 27/04/21 por Lusa

Mundo Polémica

"Nós acreditamos que esse roubo de dados é uma conspiração contra o Governo, o sistema, a integridade das instituições nacionais e também contra nossos interesses nacionais", disse hoje o porta-voz do Governo, Ali Rabii, aos jornalistas.

"O Presidente mandou que o Ministério dos Serviços de Informação identificasse os agentes dessa conspiração", declarou, dizendo ainda que o registo da entrevista foi "roubado por motivos óbvios", sem dar maiores detalhes.

Meios de comunicação estrangeiros, incluindo o New York Times, publicaram nos últimos dias trechos de uma alegada gravação de uma conversa do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, sem especificar como obtiveram o áudio.

Segundo um excerto publicado pelo diário norte-americano, o ministro disse: "Na República Islâmica, o campo militar reina. Sacrifiquei a diplomacia em (benefício) do campo militar", no entanto, o "campo militar" deveria estar "ao serviço da diplomacia".

Zarif não comentou a polémica, mas divulgou hoje um breve áudio na rede social Instagram.

"Eu acredito que vocês não deveriam estar a trabalhar para a história (...). Eu digo que não se preocupem tanto com a história, mas preocupem-se com Deus e as pessoas".

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Said Khatibzadeh, na segunda-feira, não negou a autenticidade da gravação, mas disse foi tirada de uma entrevista de sete horas que incluía "opiniões pessoais".

Os comentários provocaram fortes críticas dos meios de comunicação e de políticos conservadores, sendo o caso do general Soleimani um assunto delicado no país.

Apelidado de "o homem do campo de batalha", Qassem Soleimani foi morto durante um ataque de 'drones' norte-americanos, em Bagdade, em janeiro de 2020.

Soleimani era o chefe da Força Quds, encarregado das operações externas da Guarda Revolucionária, braço ideológico do exército islâmico República do Irão.

Leia Também: Irão apoiará as iniciativas que permitam aos palestinianos terem Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório