Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Homem negro morto por polícias na Carolina do Norte baleado na nuca

Um homem negro morto na passada quarta-feira por polícias na Carolina do Norte foi baleado na nuca e estava com as mãos no volante do carro quando eles dispararam, disseram hoje advogados.

Homem negro morto por polícias na Carolina do Norte baleado na nuca
Notícias ao Minuto

23:58 - 26/04/21 por Lusa

Mundo Carolina do Norte

Os advogados deram hoje uma conferência de imprensa, depois da advogada Chantel Cherry-Lassiter ter visto 20 segundos de imagens filmadas por uma "câmara corporal" dos polícias juntamente com familiares de Andrew Brown Jr., morto por agentes que cumpriam mandados de busca e detenção relacionados com droga.

A morte gerou protestos noturnos e apelos por justiça em Elizabeth City, com cerca de 18.000 habitantes e no leste do estado da Carolina do Norte. As autoridades divulgaram pouca informação e o vídeo ainda não foi divulgado.

Lassiter disse que Brown não parece ser uma ameaça para os agentes quando tentava fazer recuar o carro junto à sua casa, afastando-se dos polícias de armas em punho.

Quando questionado se Brown foi atingido por trás, o advogado Harry Daniels disse: "Sim, na parte de trás da cabeça".

O relato de uma testemunha ocular indicava que o homem tinha sido baleado nas costas quando tentava fugir.

Lassiter, que viu as imagens várias vezes e tirou notas, disse que o tiroteio começou logo após o início do vídeo e que perdeu a conta aos tiros disparados pelos polícias armados com espingardas e revólveres. Indicou ter contado oito agentes no vídeo, alguns fardados e outros à paisana.

"Eles estão a disparar e a dizer 'mãos ao ar' ao mesmo tempo", disse a advogado, acrescentando: "Vamos ser claros. Isto foi uma execução".

Os advogados da família de Brown criticaram o procurador do condado de Pasquotank, R. Michael Cox, a quem atribuíram a decisão de limitar as imagens mostradas, apenas 20 segundos de um vídeo de apenas uma das "bodycams".

O xerife do condado de Pasquotank, Tommy Wooten II, disse que vários polícias dispararam. Sete agentes estão suspensos, enquanto são investigados pelo Departamento de Investigação do Estado.

Hoje as autoridades de Elizabeth City declararam o estado de emergência receando o modo como os manifestantes reagirão a uma eventual divulgação do vídeo, apesar de até agora os protestos terem sido geralmente pacíficos.

Leia Também: "Twitter está muito aborrecido", afirma Donald Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório