Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Chade. Antigo primeiro-ministro nomeado chefe do executivo de transição

O último primeiro-ministro de Idriss Déby Itno, o presidente do Chade que morreu em batalha contra grupos rebeldes na semana passada, foi nomeado hoje como chefe do governo de transição, de acordo com um decreto assinado pelo presidente do Conselho Militar de Transição (CMT).

Chade. Antigo primeiro-ministro nomeado chefe do executivo de transição
Notícias ao Minuto

14:01 - 26/04/21 por Lusa

Mundo Chade

O agora chefe do executivo de transição ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 11 de abril no país, com 10,32% dos votos, muito atrás do falecido Presidente, reeleito na primeira volta com 79,32% dos votos.

Pahimi Padacké foi primeiro-ministro do Chade até 2018, quando o cargo foi abolido. De acordo com a carta de transição, agora chefiará um governo de transição, cujos membros serão nomeados e demitidos por Mahamat Idriss Déby, filho do antigo presidente e atual presidente do CMT.

Num outro decreto assinado pelo novo homem forte do regime, o sobrinho do ex-presidente Idriss Déby, Idriss Youssouf Boy, foi nomeado secretário particular do presidente do CMT.

No funeral de Idriss Déby, a França e os países que compõem o G5 do Sahel, grupo que luta contra os jihadistas naquela região de África, apelaram a um "processo de transição civil e militar".

Os principais partidos da oposição, bem como os sindicatos e a sociedade civil denunciaram na semana passada um "golpe institucional" e apelaram a uma "transição liderada por civis (...), através de um diálogo inclusivo".

Leia Também: Chade. Militares pedem ajuda ao Níger para capturar líder dos rebeldes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório