Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: França alivia medidas. Itália mantém recolher obrigatório

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: França alivia medidas. Itália mantém recolher obrigatório

Portugal registou esta quarta-feira uma morte atribuída à Covid-19, mais 610 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma nova descida no número de internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). É a segunda vez esta semana que o país regista apenas uma morte, tendo sido registada na região Centro.

Ainda de acordo com o boletim da DGS, o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal desceu para 0,98 enquanto a incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias subiu para 72,7.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h55 - Estirpe detetada na Índia preocupa vários países pelo seu nível de contágio. A estirpe de Covid-19 detetada na Índia está a degradar rapidamente a situação sanitária naquele país e a provocar preocupação em vários países, que temem que possa ser mais contagiosa e resistente às vacinas.

23h03 - Brasil reporta 3.472 óbitos e 79.719 novos contágios no último dia. Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta quarta-feira, mais 79.719 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (69.381), e mais 3.472 óbitos associados à doença Covid-19, também um crescimento em relação à véspera (3.321).

22h41 - Brasil promete vacinas contra a Covid-19 a "países irmãos". O Brasil reiterou hoje, diante da Cimeira Ibero-Americana e com uma representação que não era de alto nível, o seu compromisso de fornecer vacinas contra a covid-19 a "países irmãos num futuro não distante".

22h30 - Itália avança com o desconfinamento, mas mantém recolher obrigatório. Itália voltou atrás e vai manter o recolher obrigatório até 31 de julho, apesar de avançar com o aliviar das medidas de contenção da pandemia já na próxima segunda-feira, decretou hoje o governo.

22h16 - França alivia medidas a partir de 3 de maio. A França prepara-se para começar a desconfinar a partir de 3 de maio, aliviando medidas como as viagens entre diferentes regiões e uma possível reabertura das esplanadas a partir de 13 de maio.

21h58 - Portugal entrega amanhã versão final do plano à Comissão Europeia. O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o Governo português procederá à entrega formal à Comissão Europeia da versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na quinta-feira de manhã.

21h12 - São Tomé e Príncipe com 16 novos casos em 72 horas. São Tomé e Príncipe registou 16 novas infeções pelo novo coronavírus, nas últimas 72 horas, aumentando o total para 2.288 casos, com mais 16 recuperações da doença, disse hoje a porta-voz do Ministério da Saúde.

20h59 - França com mais 34 mil contágios, mais de 13 milhões já com 1.ª dose. A França registou esta quarta-feira mais 34.968 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número inferior ao reportado na véspera (43.698), e mais 316 óbitos associados à doença, também um registo inferior ao de terça-feira (375 óbitos).

20h33 - "Aqui jazem os profissionais da cultura". Veja aqui as imagens do protesto do setor.

20h12 - "Humanidade precisa urgentemente de tratado internacional para pandemias". O primeiro-ministro afirmou hoje que o novo cabo submarino digital, ligando Portugal e Brasil, promoverá uma "união crucial" com a América Latina, e defendeu a urgência de um tratado internacional para prevenir futuras pandemias.

19h21 - Madeira tem 15 novos casos e 24 doentes recuperados. A Madeira registou hoje 15 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, um dos quais importado da Rússia e os restantes de transmissão local, e 24 doentes recuperados, revela a Direção Regional de Saúde (DRS).

18h28 - Número de testes por semana regista "aumento declarado". O coordenador da 'task-force' para o plano nacional de testagem à Covid-19 afirmou hoje que o número de testes realizados por semana observou "um aumento declarado", sendo já a maioria testes rápidos de antigénio. "Já há por semana um aumento declarado e evidente de testes e há outra alteração. É que, a partir de agora, cerca de 61% destes testes, cerca de 40 mil, são testes de antigénio", afirmou Fernando Almeida numa audição conjunta na comissão parlamentar de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19.

18h23 - Papa pede à Cimeira Ibero-americana "vacinação extensiva". O Papa Francisco enviou uma mensagem à XXVI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que decorre em Andorra, a apelar para uma "vacinação extensiva" para acabar com a pandemia da Covid-19.

18h19 - Turquia com novo recorde diário de óbitos. A Turquia registou esta quarta-feira mais 362 óbitos associados à Covid-19 nas 24 horas anteriores, o maior número diário desde o início da pandemia no país, elevando o número total para 36.975. Foram ainda reportados mais 61.967 contágios, no mesmo período, surgindo como o quarto país do mundo com maior número de casos diários (média dos sete dias anteriores). O país contabiliza mais de 4,4 milhões de casos confirmados acumulados.

18h05 - Espanha com mais 10 mil casos, atinge novo recorde de vacinação diária. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quarta-feira, mais 10.232 casos de contágio, uma subida em relação à véspera (7.486). As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 148 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, um número superior ao dia anterior (114). Em termos globais, Espanha já contabiliza 77.364 mortes desde o início da crise pandémica.

17h48 - Itália com mais 364 óbitos e 13 mil casos, regista alívio nos internados. As autoridades de Saúde italianas notificaram esta quarta-feira mais 13.844 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (12.074). Já no número de óbitos, regista-se uma descida, com mais 364 óbitos referentes às últimas 24 horas, quando ontem se reportaram 390.

17h20 - Países podem começar a relaxar "lentamente" restrições mediante vacinação. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defendeu hoje que os países podem começar, "lentamente", a relaxar as restrições de combate à Covid-19, nomeadamente para vacinados, à medida que a inoculação avança na União Europeia (UE).

16h51 - 25 Abril: Só quem for convocado pode integrar desfile, alertam promotores. A Comissão Promotora das comemorações populares do 25 de Abril alertou hoje que apenas quem for convidado pode integrar o desfile no domingo e apelou a todos que cantem a "Grândola Vila Morena" à janela, como no ano passado.

16h48 - França anuncia doação de 100 mil doses de vacinas a países africanos. A França vai doar 100 mil doses da vacina contra o novo coronavírus da AstraZeneca aos países africanos como parte do mecanismo Covax, anunciou hoje fonte do Eliseu.

16h40 - Reino Unido regista menos mortes nas últimas 24 horas. O Reino Unido registou 22 mortes e 2.396 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, menos do que na véspera, de acordo com os dados publicados pelo Governo britânico

16h35 - Mundo está perante a "maior prova moral de sempre". O secretário-geral das Nações Unidas atacou hoje o nacionalismo em torno das vacinas antiCovid-19, advertindo que o mundo está perante "a maior prova moral de sempre", num discurso em que apelou ao reforço financeiro do mecanismo Covax.

16h11 - Portugueses na África do Sul contra quarentena obrigatória em Portugal. Os portugueses na África do Sul não compreendem o cumprimento obrigatório de 14 dias de isolamento à chegada a Portugal, medida imposta pelas autoridades portuguesas para prevenir a propagação da Covid-19, disse hoje à Lusa um conselheiro das comunidades.

16h03 - Empresas são "um dos grandes alvos" do plano nacional de testagem. As empresas são um dos "grandes alvos" do plano nacional de testagem à Covid-19 e já "existe total disponibilidade" por parte de muitas para promover a realização de rastreios, disse hoje o coordenador da 'task-force' para a testagem.

16h01 - Parlamento alemão aprova endurecimento controverso da lei anti-Covid-19. Os deputados da Alemanha aprovaram hoje uma controversa modificação da lei anti-covid-19 que reforça os poderes do governo de Angela Merkel para endurecer a luta contra a terceira vaga da pandemia.

15h35 - EUA atingirão meta de 200 milhões de doses de vacina ainda esta semana. Os Estados Unidos alcançarão já esta semana a meta estabelecida pelo Presidente Joe Biden de administrar 200 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 nos primeiros 100 dias da presidência, anunciou hoje a Casa Branca.

15h31 - Governo diz que não haverá falta de profissionais de saúde na vacinação. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que não haverá falta de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a Covid-19, sublinhando a existência de diferentes mecanismos legais de contratação. "Não haverá, garantidamente, qualquer tipo de dificuldades nesta matéria [profissionais de saúde], sendo necessários nas diferentes carreiras, nomeadamente médicos, enfermeiros e assistentes técnicos e operacionais cerca de 4.700 profissionais", afirmou António Lacerda Sales no final da cerimónia de entrega da Bolsa D. Manuel de Mello, no Porto.

15h16 - Bastonário dos Médicos reforça necessidade de aumentar testagem em massa. O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) afirmou hoje que numa altura em que o país está a desconfinar é necessário aumentar a testagem em massa e regular a capacidade da saúde pública.

15h15 - Pandemia terá provocado retrocesso na igualdade entre mulheres e homens. A ministra de Estado e da Presidência admitiu hoje que a pandemia de covid-19 pode ter causado um retrocesso em matéria de igualdade de género e que vão ser precisas medidas de combate específicas. "Os números são de facto muito impressionantes e esmagadores, quando olhamos para aquelas medidas de apoio social destinadas ao acompanhamento dos filhos voltarmos a ter taxas de utilização dessas políticas pelas mulheres e não pelos homens absolutamente", admitiu Mariana Vieira da Silva, que esteve hoje a ser ouvida na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na Assembleia da República em audição regimental.

15h11 - Menor número de internados em enfermaria em mais de sete meses. O boletim da Direção-Geral da Saúde revela que estão hoje internados em enfermaria 397, doentes, menos 32 em relação a terça-feira e o menor número desde 9 de setembro do ano passado, quando estavam internados 391 doentes.  Há, ainda, 110 pessoas em unidades de cuidados intensivos, menos três do que na véspera. Recorde-se que o número máximo de pessoas internadas em enfermaria registou a 7 de dezembro (3.367).

15h01 - Portugal regista mais uma morte e 610 novos casos. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais uma morte (um aumento de 0,01%) e 610 novos casos (uma variação de 0,07%) da Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 16.952 óbitos e 832.255 infeções. 

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Rt abaixo de 1, mas casos subiram; Vacina da J&J "é segura"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório