Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Empresas são "um dos grandes alvos" do plano nacional de testagem

As empresas são um dos "grandes alvos" do plano nacional de testagem à covid-19 e já "existe total disponibilidade" por parte de muitas para promover a realização de rastreios, disse hoje o coordenador da 'task-force' para a testagem.

Empresas são "um dos grandes alvos" do plano nacional de testagem
Notícias ao Minuto

15:56 - 21/04/21 por Lusa

Economia Covid-19

"Um dos grandes alvos deste programa é convocar as empresas a promover testagens" sempre em articulação com as autoridades saúde, afirmou Fernando Almeida numa audição por videoconferência na Comissão de Saúde e da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, requerida pelo PS.

O coordenador da 'task-force' para a promoção do "Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal", divulgado na terça-feira, explicou no parlamento que o objetivo é se surgir um caso positivo numa empresa "testam-se imediatamente todo o grupo e todo o universo".

Segundo Fernando Almeida, a task-force já se reuniu com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição das grandes superfícies e disse poder garantir que "existe total disponibilidade e muito interesse".

"Muitos deles estão já a fazer este tipo de testagem, mas querem mais, querem contribuir mais solidariamente", salientou, apontando a criação de centros testagem comunitária como uma boa medida para a realização de rastreios oportunísticos.

O também presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) apontou a importância da "testagem oportunistíca" em "grandes superfícies, grandes empresas, grandes estações de rodoviária e em todas as empresas rodoviárias" para travar a disseminação do vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

Segundo Fernando Almeida, já foram identificadas mais de 300 empresas públicas, semipúblicas, com planos de testagem implementados ou em vias de o fazer.

"Vamos caminhar para que seja uma normalidade fazer testes, pelo menos, enquanto esta situação de pandemia se mantiver e que esperamos todos que acabe rapidamente", comentou.

O objetivo, disse, "é promover a testagem, sobretudo, identificando precocemente todos os casos assintomáticos de uma forma ativa, através de uma triagem muito intensiva e de uma testagem dirigida e complementada também com a criação de todas as oportunidades de testagem".

"Não é a 'task force' que vai para o terreno fazer testagens", mas vai promovê-la junto de todas as instituições e organizações com algum tipo de responsabilidade: "queremos promover uma testagem inclusiva que é para todos e participativa que é com todos, ou seja, todas as instituições, todos organismos, sejam privados, do setor social, público estão convocados".

A testagem tem que ser sempre feita em articulação com as autoridades de saúde porque tem que haver uma capacidade de resposta, referiu.

Sobre o plano, disse ainda que "não é mais do que um corolário de tudo aquilo que já tem vindo a ser feito" e o que se pensa fazer.

"Temos a noção de que apesar das coisas estarem a ser feitas havia a necessidade de uniformizar procedimentos, de regularizar algumas situações, de promover, incentivar e, sobretudo, de controlar em termos de programação tudo aquilo e todas as operações que tinham vindo a ser feitas", salientou.

Portanto, rematou, "este programa não é o início da grande testagem, a testagem já teve início e já é uma realidade".

Segundo os últimos dados das autoridades de saúde, já foram realizados 9.851.332 testes PCR e antigénio em Portugal.

Leia Também: Mais de 300 reportes ao SNS24 de autotestes positivos ou inconclusivos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório