Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Putin promete que Rússia vai lutar contra alterações climáticas

O Presidente russo, Vladimir Putin, cujo país é um grande produtor de hidrocarbonetos e regista com regularidade desastres ecológicos, prometeu hoje lutar contra as alterações climáticas.

Putin promete que Rússia vai lutar contra alterações climáticas
Notícias ao Minuto

12:02 - 21/04/21 por Lusa

Mundo Rússia

"Devemos enfrentar os desafios das alterações climáticas, adaptar a agricultura, a indústria, a habitação e os serviços comunitários, toda a infraestrutura", declarou Putin no seu discurso anual sobre o Estado da Nação.

Prometendo agir "severamente", disse querer "criar uma indústria para a reciclagem das emissões de carbono, para conseguir uma redução do seu volume e introduzir um controlo e uma vigilância rigorosos".

Putin estabeleceu como meta que o volume acumulado de emissões líquidas de gás com efeito de estufa da Rússia fique abaixo do da União Europeia nos próximos 30 anos.

"Estou absolutamente certo de que tal objetivo, tendo em conta o nosso potencial científico e tecnológico, é absolutamente realizável", adiantou.

A Rússia é um dos maiores poluidores do mundo, baseando-se a sua economia em grande parte na extração de gás, petróleo, minerais preciosos e na indústria pesada.

O país é igualmente vítima regular de catástrofes ecológicas, nomeadamente fogos florestais gigantes na Sibéria anualmente, que têm vindo a piorar devido às alterações climáticas e à desflorestação.

No final de maio de 2020, danos num tanque de uma empresa pertencente à mineradora Norilsk Nickel permitiram o derrame de 21.000 toneladas de combustível em vários rios do Ártico russo, causando uma imensa "maré vermelha".

Alguns meses mais tarde, cientistas constataram mortes de animais em massa após outra presumível poluição nas águas e praias da península russa de Kamtchatka, no Extremo Oriente.

A Rússia tem ainda problemas sérios de gestão de resíduos, a maioria dos quais vai para lixeiras a céu aberto, apesar das tentativas para promover a reciclagem nos últimos anos.

Leia Também: Covid-19. Putin quer imunidade de grupo na Rússia até ao outono

Recomendados para si

;
Campo obrigatório