Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

ONU propõe critérios-chave sobre manutenção de embargo de armas ao Sudão

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, propôs "três critérios-chave" com "34 objetivos específicos" para avaliar a relevância da manutenção do embargo de armas imposto ao Sudão do Sul desde 2018, num relatório recentemente apresentado ao Conselho de Segurança.

ONU propõe critérios-chave sobre manutenção de embargo de armas ao Sudão
Notícias ao Minuto

15:27 - 07/04/21 por Lusa

Mundo ONU

"Estes critérios podem contribuir para a implementação do Acordo (de Paz do Sudão do Sul), a cessação das hostilidades e o cessar-fogo permanente", estima António Guterres neste documento a que a agência AFP teve acesso.

O primeiro é sobre "progressos em questões políticas e de governação", o segundo sobre "progressos no desarmamento, desmobilização e reintegração (dos combatentes) e na reforma do setor da segurança" e o terceiro sobre "progressos na situação humanitária e dos direitos humanos", disse o chefe da ONU.

A última renovação do embargo de armas, por um ano, data de 31 de maio de 2020.

No início de dezembro, os peritos da ONU encarregados do controlo do embargo apelaram à sua continuação num relatório que assinalava várias violações.

Este ponto de vista foi partilhado pela Amnistia Internacional (AI), que denunciou "o ressurgimento da violência contra a população civil em 2020".

"O reabastecimento de armas e munições às forças de segurança governamentais ou grupos armados não estatais (...) constituiria uma ameaça adicional para os civis e poria em perigo a paz e a segurança no Sudão do Sul", disseram os peritos da ONU.

O Sudão do Sul foi palco de uma guerra civil de seis anos que custou cerca de 380.000 vidas e terminou oficialmente com a criação, em fevereiro de 2020, de um Governo de unidade nacional.

Leia Também: Genocídio do Ruanda . ONU diz que é preciso impedir repetição da história

Recomendados para si

;
Campo obrigatório