Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dia Mundial da Saúde. "Todos precisam ter acesso às vacinas"

Mensagens dos líderes da OMS e da ONU neste Dia Mundial da Saúde centram-se na desigualdade na distribuição das vacinas contra a Covid-19.

Dia Mundial da Saúde. "Todos precisam ter acesso às vacinas"
Notícias ao Minuto

10:11 - 07/04/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

A desigualdade na distribuição das vacinas contra a Covid-19 está a ser a mensagem central dos líderes mundiais neste Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala.

Tanto o secretário-geral da ONU como o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde utilizaram a rede social Twitter para chamar a atenção para o problema.

António Guterres defende que todos precisam de ter acesso às vacinas [contra a Covid-19].

"A grande maioria das doses já administradas foi em países ricos ou produtores de vacinas. Essas desigualdades são imorais e perigosas para a nossa saúde, para as nossas economias e para as nossas sociedades", sublinha António Guterres. "Neste Dia Munidal da Saúde, vamo-nos comprometer com um mundo saudável e justo", apela.

Tedros Adhanom Ghebreyesus garante, por sua vez, que as desigualdades entre países se agravaram por causa da pandemia.

Numa publicação no Twitter, o diretor-geral da OMS elenca cinco mudanças essenciais para se conseguir alcançar a igualdade entre países nessa área. A primeira delas é mesmo "investir na produção equitativa e acesso às ferramentas contra a Covid-19".

Tedros apela ainda ao investimento em cuidados de saúde primários, na priorização da saúde e proteção social, na construção de bairros seguros, saudáveis ​​e inclusivos e no aumento de dados e sistemas de informação em saúde.

O diretor-geral da OMS escreve mesmo que uma distribuição desigual de vacinas contra a Covid-19 pode prolongar os efeitos da pandemia.

Leia Também: AO MINUTO: EMA a avaliar AstraZeneca; Austrália pede vacinas em falta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório