Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Tribunal Constitucional da República do Congo valida reeleição de Nguesso

O Tribunal Constitucional da República do Congo confirmou hoje a reeleição de Denis Sassou Nguesso nas presidenciais de 21 de março, depois de ter rejeitado os recursos da oposição.

Tribunal Constitucional da República do Congo valida reeleição de Nguesso
Notícias ao Minuto

21:07 - 06/04/21 por Lusa

Mundo República do Congo

"Sobre os resultados definitivos das eleições (...), o Tribunal Constitucional fez as retificações e ajustamentos necessários. O candidato Denis Sassou Nguesso, que ganhou com 88,40%, foi declarado eleito", disse o presidente do mais alto tribunal da República do Congo, August Iloki, citado pela agência France-Presse (AFP).

Iloki acrescentou que o Tribunal Constitucional decidiu que os recursos para anulação e adiamento das eleições presidenciais apresentados pelos opositores Mathias Dzon, Jean-Jacques Serge Yhombi Opango e Christian Mozoma eram "inadmissíveis".

No final de março, estes opositores tinham apresentado recursos contra a reeleição de Sassou Nguesso na primeira volta, depois de os resultados anunciados pela comissão eleitoral do país lhe terem dado a vitória com 88,57% dos votos.

Durante a campanha eleitoral, o Presidente cessante colocou a paz, a juventude e o desenvolvimento da agricultura no topo das suas prioridades, com o objetivo de sair da indústria petrolífera e da dependência das importações.

As eleições ficaram também marcadas pela morte do seu principal opositor, Guy-Brice Parfait Kolélas, que morreu vítima de covid-19 no dia seguinte.

Sassou Nguesso, 77 anos, dos quais 36 no poder, venceu com larga vantagem os seus seis opositores e conquistou assim um novo mandato de cinco anos.

Em 2016, Sassou Nguesso foi reeleito na primeira volta com 60% dos votos, ficando à frente de Kolélas (15%).

Com o falecimento de Kolélas, um dos principais opositores de Sassou Nguesso, a oposição congolesa fica ainda mais enfraquecida, uma vez que dois outros candidatos nas eleições de 2016, Jean Marie Michel Mokoko e André Okombi Salissa cumprirem penas de prisão de 20 anos por "comprometerem a segurança do Estado".

Numa primeira fase, Denis Sassou Nguesso foi Presidente da República do Congo entre 1979 e 1992, voltando ao poder em 1997, após derrubar o então chefe de Estado, Pascal Lissouba, mantendo-se desde então à frente deste país, cuja economia está dependente dos preços do petróleo.

Leia Também: RD Congo: Pelo menos 12 mortos num ataque de alegados rebeldes ugandeses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório