Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Internados voltam 'a descer'; Esplanadas? O aviso de Costa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internados voltam 'a descer'; Esplanadas? O aviso de Costa
Notícias ao Minuto

08:02 - 06/04/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal deu início, esta segunda-feira, à segunda fase do plano de desconfinamento. A abertura de esplanadas, ginásios e o regresso à escola dos alunos do 2.º e 3.º ciclos coincidiram com o dia em que se atingiu um índice de transmissibilidade (Rt) de 1 no continente.

António Costa avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus - ultrapasse 1.

Neste momento, 26 concelhos estão acima do limiar de risco de incidência da Covid-19, podendo não avançar no desconfinamento caso a situação se mantenha na próxima avaliação do Governo. Esta terça-feira, António Costa vai reunir-se por videoconferência com os presidentes dos municípios do continente com incidência acumulada acima dos 240 casos por 100 mil habitantes. São eles: Alandroal, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira da Pena e Rio Maior.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h45 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h40 - Vacinação na UE. 6% da população adulta da União Europeia (UE) foi totalmente vacinada contra a covid-19 até esta segunda-feira, enquanto 14,2% dos adultos europeus já receberam a primeira dose do fármaco, revelam dados hoje consultados pela Lusa.  

15h20 - Joe Biden antecipa meta de elegibilidade para vacinação.  O presidente dos EUA vai anunciar hoje que todos os adultos nos Estados Unidos estarão elegíveis para a vacina contra a Covid-19 até 19 de abril, dez dias antes da meta anterior.

4h57 - Espanha prolonga restrições para voos do Brasil e da África do Sul. O Governo espanhol prolongou até 27 de abril as restrições em vigor aos voos provenientes do Brasil e da África do Sul, podendo apenas aterrar no país aviões com espanhóis ou residentes e também com passageiros em trânsito internacional.  

14h52 - Algarve e eventos virtuais. Encontros online com agentes do setor tem "permitido às empresas da região continuar a divulgar a sua oferta de uma forma direcionada e eficaz", segundo o Turismo do Algarve.

14h50 - Nova Presidente da Tanzânia cria comité para luta contra a Covid-19.  A nova Presidente da Tanzânia anunciou hoje a criação de um comité consultivo para a luta contra a covid-19, uma mudança de política face ao seu antecessor, John Magufuli, que morreu em março e negava a doença.

14h45 - EMA ainda a avaliar ligação entre vacina e tromboembolismos. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) esclareceu hoje que ainda está a avaliar a possível ligação entre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 e a formação de tromboembolismos, após um responsável da instituição ter confirmado essa relação. O comité de segurança da agência, com sede em Amesterdão, "ainda não chegou a uma conclusão e a revisão está atualmente em curso", adiantou a EMA numa declaração à AFP.
  

14h40 - Espanha prevê que 70% da população esteja vacinada até finais de agosto. O primeiro-ministro espanhol antecipou hoje que, tendo em conta um cenário "prudente e conservador", o ritmo de vacinação vai aumentar de modo a que, no final de agosto, 70% da população, 33 milhões de pessoas, esteja imunizada.

14h27 - Costa e a ligação da vacina da AstraZeneca e coágulos sanguíneos. O primeiro-ministro admitiu hoje que, se for confirmado pela EMA a existência de um "berbicacho" com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, haverá inevitáveis consequências na morosidade dos planos de vacinação da União Europeia. 

14h25 - Passaporte de vacinação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não apoia, pelo menos para já, a proposta da Comissão Europeia de utilizar um passaporte de vacinação para que os cidadãos viagem de forma mais segura, em tempos de pandemia.

14h23 - Fronteiras com Espanha fechadas enquanto for "estritamente necessário". O ministro da Administração Interna afirmou hoje que o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais entre Portugal e Espanha vai manter-se enquanto for "estritamente necessário", devido à pandemia da covid-19, sem avançar datas.

14h20 - Teerão bate recorde infeções.  O Irão bateu hoje o recorde de infeções diárias pelo coronavírus responsável pela covid-19 desde o início da pandemia, registando 17.430 novos casos, um aumento descontrolado provocado pelas recentes festividades do Ano Novo persa.

14h13 - Dados atualizados de África. África registou mais 235 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 114.083 desde o início da pandemia, e 9.695 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

14h09 - Câmara açoriana do Nordeste testa funcionários. A Câmara Municipal do Nordeste, na ilha de São Miguel, nos Açores, procedeu na segunda-feira à testagem de 21 funcionários internos do edifício principal e da divisão de obras e urbanismo, informou hoje o município.

14h04 - Portugal regista hoje mais dois mortos e 874 novos casos de Covid-19. Os dados apresentados hoje refletem o atraso de integração de 599 notificações laboratoriais positivas que reportam ao fim de semana.

13h47 - Açores com 17 novos casos em São Miguel e 26 recuperados nas últimas 24 horas, foi hoje anunciado pela autoridade regional

13h40 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assegurou hoje que todos os bombeiros estarão vacinados antes da época de incêndios florestais, com a vacinação dos cerca de nove mil elementos que faltam a partir de segunda-feira

"Temos condições para dizer que quando começarmos a época mais crítica de combate a incêndios rurais, todos os bombeiros portugueses estarão vacinados"

13h20 - Terminada a reunião com os autarcas dos concelhos acima do limite de risco, o primeiro-ministro deixou uma palavra sobre a reabertura das esplanadas, reforçando o alerta para uma atenção especial. "A pandemia não passou, o vírus continua por aí", avisou

12h50 - Atualização dos dados de São Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe completa hoje um ano desde o aparecimento do primeiro caso de covid-19 no arquipélago, com 35 óbitos e 2.244 cidadãos infetados por uma doença que mudou a forma de vida dos são-tomenses.

12h40 - O Serviço Nacional de Saúde britânico lembra, num vídeo partilhado nas redes sociais, a importância de se ser vacinado contra a Covid-19.

12h40 - Plano para receber público nos jogos em Munique. A Federação Alemã de Futebol (DFB) apelou hoje às autoridades de Munique para que apresentem um plano que permita receber público nos jogos do Euro2020 dentro estabelecido do prazo pela UEFA, que termina na quarta-feira.

12h37 - A criação de um certificado de vacinação, como forma de desbloquear a sociedade britânica não seria discriminatória, insistiu hoje o ministro britânico Nadim Zahawi, numa altura em que a proposta continua a gerar controvérsia no Reino Unido.

O ministro defende que tal requisito levanta "uma série de questões éticas", mas "seria negligente da nossa parte, enquanto governo" não olhar para todas as opções para reabrir a economia e "recuperar as nossas vidas".

12h25 - Apoio extrarodinário ao rendimento dos trabalhadores vai ser alargado. O Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) vai ser alargado, passando a incluir situações com quebras de rendimento registadas no primeiro trimestre deste ano, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no parlamento.

12h15 - Madrid e as negociações pela vacina russa. Na sequência da notícia hoje avançada, de que Madrid terá iniciado em fevereiro, e de forma autónoma, negociações para a aquisição da vacina russa Sputnik V, a presidente da Comunidade de Madrid veio esclarecer que "a comunidade de Madrid se reúne com muita gente para encontrar soluções. Tal como trouxemos 26 aviões cheios de material médico, estamos à procura de vacinas e do que for necessário". 

12h14 - Teletrabalho não é "panaceia dos tempos modernos" mas tem vantagens.  O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, destacou hoje que o Governo não vê no teletrabalho "nenhuma panaceia dos tempos modernos", mas sinalizou as suas vantagens, nomeadamente ao nível da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional.
  

12h12 - Atualização dos dados da pandemia no mundo. A pandemia de covid-19 matou pelo menos 2.862.002 pessoas em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, de acordo com um relatório diário elaborado pela agência francesa de notícias AFP.

12h10 - Espanha. O presidente do Governo Espanhol afirma que o país enfrenta o "princípio do fim da pandemia" e que na próxima semana será aprovado um novo plano de recuperação. Até lá, insistiu, a vacinação "é uma ferramenta fundamental".

11h55 - Urgência dos Covões encerra no período noturno a partir de hoje. O gabinete de comunicação e imagem justificou a decisão com "a diminuição acentuada do movimento assistencial no Serviço de Urgência do polo Hospital Geral (Covões), por força do decréscimo da patologia respiratória".

11h40 - Cinco dicas de custos que podem aliviar a sua carteira durante a pandemia. Na tentativa de minimizar o impacto na economia, nomeadamente nas finanças pessoais das famílias, provocado pela COVID-19, e de aliviar a sua carteira, o Comparajá.pt preparou cinco dicas de custos que pode ajudar a diminuir os seus encargos familiares e recuperar algum do equilíbrio financeiro perdido. São eles:

  • Transfira ou renegoceie seu crédito habitação para obter melhores condições
  • Renegoceie o seu contrato com a operadora de telecomunicações 
  • Obtenha uma tarifa de energia mais vantajosa 
  • Poupe nos seguros associados ao crédito à habitação: seguro de vida e seguro multirriscos
  • Consolide todos os créditos num só e reduza a prestação mensal

11h20 - Apoio à armazenagem dos produtos da pesca alargado a 2020. O regime de apoio à armazenagem dos produtos da pesca foi hoje alterado, por portaria, para compensar organizações de produtores e associações de organizações de produtores pelos custos da estabilização dos produtos, entre março e dezembro de 2020.

11h13 - Índia administra recorde de vacinas em 24 horas. A Índia administrou um recorde de 4,3 milhões de vacinas contra o novo coronavírus nas últimas 24 horas e o recolher noturno foi hoje imposto em Nova Deli devido ao aumento de casos do SARS-CoV-2.

11h07 - Surto de Covid-19 na Juventus. A Juventus confirmou, esta terça-feira, que Federico Bernardeschi testou positivo à Covid-19 na última ronda de exames. O clube italiano informou, ainda, que o internacional italiano já está em isolamento e que está assintomático. Feitas as contas, este já é o terceiro caso de Covid-19 no plantel.  

11h00 - Concerto adiado. O concerto dos Guns N' Roses, marcado para o dia 2 de junho de 2021, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, foi adiado para 4 de junho de 2022, anunciou, esta terça-feira, a promotora do espetáculo, Everything Is New.

10h50 - Confirma-se relação entre vacina da AstraZeneca e coágulos sanguíneos. Um responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA) confirmou hoje a existência de "uma ligação" entre a vacina AstraZeneca/Oxford e os coágulos sanguíneos observados em alguns doentes após a sua administração.

É claro que existe uma ligação com a vacina. O que provoca essa reação, porém, ainda não sabemos", afirmou Marco Cavaleri ao jornal Il Messaggero.  

10h46 - Resposta à pandemia. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, respondem, esta terça-feira, às questões dos deputados sobre as medidas de resposta à pandemia, no Parlamento. Acompanhe aqui a sessão, em direto.

Siza Vieira começou por fazer um balanço dos apoios lançados pelo Governo, admitindo que "não há uma receita certa" pelo que a resposta à pandemia, em termos de apoios, tem vindo a ser ajustada ao longo do tempo.

10h44 - Fim das restrições de voos para o Brasil. Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) apelou ao Governo para acabar com a proibição de voos da TAP para o Brasil, que diz estar a criar uma "situação de clara injustiça concorrencial" relativamente às outras companhias europeias

10h41 - Pai, mãe e filhos morrem de Covid-19 em apenas 42 dias. Quatro membros de uma família de Mato Grosso, no Brasil, morreram, vítimas de Covid-19, em apenas 42 dias, entre o dia 20 de fevereiro e 3 de abril. Conta o site G1 que todos foram internados, mas não resistiram às complicações causadas pelo SARS-CoV-2.

10h32 - Cerca sanitária em Odemira? A Câmara Municipal de Odemira admite aplicar uma cerca sanitária no concelho para evitar novos casos de covid-19 se as autoridades de saúde não mudarem a forma como calculam a taxa de incidência que define as linhas vermelhas do Governo para confinar ou parar de desconfinar, afirmou hoje o autarca local à TSF.

Odemira é um dos concelhos em risco de não desconfinar daqui a 2 semanas por ter, segundo os últimos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Em comunicado, a autarquia refere que a estratégia de testagem no concelho será baseada em centros de testagem fixos e móveis, por forma a abranger o máximo de população possível. Serão realizados de imediato cerca de cinco mil testes, entre cidadãos nacionais e migrantes.

10h25 - As esplanadas voltaram a abrir mas os cuidados para se proteger da Covid-19 mantêm-se. Não custa nada relembrar. Cuide de si... e dos outros!

10h15 - EMA reúne-se para atualizar a análise da vacina AstraZeneca. Especialistas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vão reunir-se esta semana para finalizar a sua avaliação aos casos raros de coagulação de sangue e a sua possível ligação à vacina da AstraZeneca, cuja utilização está suspensa em alguns países europeus para menores de 60 anos, enquanto se aguardam estes resultados.

10h05 - Vacinação em Espanha. Pedro Sánchez fará uma atualização da campanha de vacinação em Espanha hoje às 13h [12h em Portugal Continental]. O presidente do Governo irá protagonizar uma conferência de imprensa no palácio de Moncloa. 

09h50 - Autocarro intercetado com estrangeiros após passar ponto não autorizado.  A GNR intercetou esta segunda-feira um autocarro com 50 passageiros estrangeiros que entrou em Portugal pela fronteira do Marco, no concelho de Arronches, distrito de Portalegre, ponto de passagem não autorizado, disse fonte daquela força de segurança.

09h30 - Autarca de Machico, um dos municípios em risco, não estará hoje presente na reunião via videoconferência com António Costa devido à incompatibilidades de agenda, mas em entrevista à TVI 24 mostrou-se disponível para "reforçar o combate" contra a Covid-19, "sempre em articulação com as autoridades de saúde, para que nãos e tomem medidas descabidas".

"Estamos abertos e disponíveis para cooperar num combate que é de todos", afirmou Ricardo Franco.

09h20 - Mapas de risco da Covid-19. Olhando para os dados dos concelhos, há 26 concelhos em risco de não desconfinar, uma vez que estão acima do limiar de risco de incidência da Covid-19. Quer isto dizer que podem não avançar no desconfinamento caso a situação se mantenha na próxima avaliação do Governo.  Veja aqui os mapas da situação em Portugal Continental e nas ilhas.

09h15 - Madrid começou negociações pela vacina russa em fevereiro. O ministro da Saúde, Enrique Ruiz-Escudero, reuniu-se até três vezes "com intermediários do produto russo". O objetivo seria "explorar o mercado internacional e para ter todas as possibilidades abertas no futuro na luta contra a pandemia", refere fonte do Governo de Madrid.

08h44 - Participação nos Jogos Olímpicos. A Coreia do Norte anunciou hoje que não vai participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no verão, devido aos riscos de contágio da covid-19.

08h34 - Esplanadas cheias. Esta segunda-feira ficou marcada pelo arranque da segunda fase de desconfinamento. De norte a sul, as esplanadas encheram-se de gente. Veja as imagens do dia.

08h20 - Vitamina D e Covid-19. O problema da desinformação. Um artigo da BBC, divulgado esta segunda-feira, alerta para o problema da desinformação relativa ao tratamento da Covid-19 com vitamina D.  A desinformação, dizem, podem ser criada até mesmo em ideias com algum fundo de verdade. 

07h57 - 'Luz verde' a ajuda de 4 mil milhões do Estado à Air France. A Comissão Europeia aprovou hoje um plano do Estado francês para conceder até quatro mil milhões de euros de ajuda à Air France, para recapitalizar a companhia aérea atingida pela pandemia e pelo crise de passageiros.

07h40 - Estado gastou 10,8 milhões no teletrabalho na Administração Pública. O Estado gastou 10,8 milhões de euros, em 2020, em equipamentos para o teletrabalho na Administração Pública, segundo disse à Lusa a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

07h35 - Austrália e Nova Zelândia abrem 'bolha' de viagem.  A Austrália e a Nova Zelândia vão abrir uma 'bolha' de viagem a partir de 19 de Abril, permitindo que os seus habitantes se desloquem entre os dois países sem se submeterem a uma quarentena obrigatória devido à covid-19.

07h32 - O lado negativo do teletrabalho.  Os funcionários públicos apontam a falta de contacto com colegas e o aumento de despesas como os pontos mais negativos do teletrabalho, e a redução do tempo em deslocações como o mais positivo, indica um estudo realizado pela DGAEP.

07h30 - Atualização dos dados da Alemanha: A Alemanha com mais 6.885 infetados e 90 mortes por Covid-19.

07h25 - Teletrabalho sem impacto negativo na produtividade. A produtividade e qualidade do trabalho dos funcionários públicos colocados em teletrabalho manteve-se igual ou melhorou por comparação com o registado quando estão em regime presencial, segundo os resultados de um estudo realizado pela DGAEP.

07h20 - Timor-Leste regista primeira morte. Timor-Leste registou hoje a primeira morte por covid-19, uma mulher de 44 anos que sofria de hipertensão e insuficiência renal e que faleceu no Hospital de Lahane, em Díli.

07h17 - Enquanto dormia:

07h15 - Bom dia! Iniciamos aqui o acompanhamento AO MINUTO desta terça-feira. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 1 no continente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório