Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Câmara açoriana do Nordeste testa funcionários

A Câmara Municipal do Nordeste, na ilha de São Miguel, nos Açores, procedeu na segunda-feira à testagem de 21 funcionários internos do edifício principal e da divisão de obras e urbanismo, informou hoje o município.

Câmara açoriana do Nordeste testa funcionários
Notícias ao Minuto

13:06 - 06/04/21 por Lusa

País Covid-19

O concelho do Nordeste está em Alto Risco e tem, segundo o último boletim da Autoridade de Saúde Regional, 21 casos de covid-19, grande parte na freguesia da Achadinha.

No fim de semana, a Autoridade Regional de Saúde dos Açores anunciou testes em massa à população da freguesia da Achadinha, que tem cerca de 500 habitantes, devido ao "número crescente" de casos de covid-19.

Numa nota enviada hoje às redações, a autarquia do Nordeste refere que "a Câmara procedeu no dia de ontem [segunda-feira] à testagem de 21 funcionários internos da autarquia, respeitante ao edifício principal e à divisão de obras e urbanismo".

"A autarquia pretendeu com a realização do despiste tranquilizar os funcionários e a população, uma vez que os serviços vão continuar a atender os munícipes através de marcação", adianta ainda.

Segundo a autarquia, foram assim "realizados testes rápidos com zaragatoa nasal por técnicos de saúde qualificados", tendo a testagem proporcionada pelo município nas suas valências "de adesão voluntária por parte dos funcionários".

No passado fim de semana já tinham sido testados, no Centro de Saúde do Nordeste, os trabalhadores da autarquia afetos aos serviços externos, "na sequência de dois casos de infeção detetados naqueles serviços ligados à transmissão comunitária existente no concelho".

A câmara municipal adianta ainda que "vai adquirir mais testes com vista a testar todos os funcionários externos no regresso destes ao serviço".

A autarquia decidiu também encerrar "todos os serviços camarários externos, desde o parque de máquinas a assistentes operacionais de jardins, parques, obras e cantoneiros", sendo recomendado pelo município "o cumprimento do isolamento profilático a todos os funcionários de modo a evitar o contacto com a restante população".

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.230 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 3.956 pessoas. Foram ainda registados 30 óbitos.

Os Açores registavam na segunda-feira 136 casos positivos ativos, sendo 135 em São Miguel (89 no concelho de Ponta Delgada, 21 no concelho do Nordeste, oito no concelho da Lagoa, sete na Ribeira Grande, nove em Vila Franca do Campo e um no concelho da Povoação) e um em Santa Maria, na freguesia de Santa Bárbara, do concelho de Vila do Porto.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.853.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.885 pessoas dos 823.494 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Existe relação entre AstraZeneca e coágulos; Cerca sanitária?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório