Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Cinco dicas de custos que podem aliv...

Cinco dicas de custos que podem aliviar a sua carteira durante a pandemia

Renegoceie o seu crédito à habitação, obtenha uma tarifa de energia mais vantajosa e poupe nos seguros associados ao empréstimo da casa são algumas das ideias para conseguir recuperar o seu equilíbrio financeiro.

Cinco dicas de custos que podem aliviar a sua carteira durante a pandemia
Notícias ao Minuto

10:54 - 06/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Pagar menos

Na tentativa de minimizar o impacto na economia, nomeadamente nas finanças pessoais das famílias, provocado pela COVID-19, e de aliviar a sua carteira, o Comparajá.pt preparou cinco dicas de custos que pode ajudar a diminuir os seus encargos familiares e recuperar algum do equilíbrio financeiro perdido.

1 – Transfira ou renegoceie seu crédito habitação para obter melhores condições

Tem um empréstimo com um spread acima de 1,2%? Esta poderá ser a altura ideal para transferir o seu crédito para outra instituição no sentido de obter melhores condições, reduzindo os seus encargos mensais e diminuindo a sua taxa de esforço.

Note que, com vista a atrair novos clientes, existem alguns bancos que suportam parcial ou totalmente os custos de transferência. Assim, optar por esta solução para baixar a mensalidade empréstimo é, nos dias de hoje, especialmente vantajoso.

2 – Renegoceie o seu contrato com a operadora de telecomunicações 

Está perto do fim do período de fidelização com a sua operadora? Então aproveite este momento para conseguir um pacote TV Net Voz mais barato ou para melhorar as suas condições contratuais e conseguir poupar durante a pandemia.

Se tentar renegociar as condições do seu contrato atual e, mesmo assim, não conseguir o que procura, pode sempre optar por rescindir o contrato com a operadora quando este terminar, sugere o Comparajá.pt.

3 – Obtenha uma tarifa de energia mais vantajosa 

Para tentar reduzir estes gastos durante a pandemia, pode tentar diminuir o consumo destes serviços para reduzir a fatura ao final do mês, mas a verdade é que essa redução tem um limite a partir do qual já não conseguirá baixar mais.

Para além das eventuais diferenças ao nível do preço do KhW é importante sublinhar que existem campanhas e descontos especiais ao mudar de fornecedor de energia, o que permitirá obter poupanças significativas.

Verifique ainda se pode beneficiar da Tarifa Social. Recorde-se que esta é uma medida implementada pelo Governo no sentido de garantir o fornecimento de eletricidade e gás natural a todos os consumidores, principalmente aos clientes com dificuldades financeiras.

4 – Poupe nos seguros associados ao crédito à habitação: seguro de vida e seguro multirriscos

Saiba que antes de 2012 não era possível adquirir soluções dos seguros obrigatórios fora das instituições financeiras, mas isso mudou. Desta forma, poderá valer a pena rever as condições e custos que tem atualmente e mudar o seguro para outra entidade e assim reduzir custos.

Saliente-se que apesar de ser regra os bancos concederem uma bonificação no spread a quem contrate os seguros de vida e multirriscos por si diretamente propostos, muitas vezes pode compensar perder essa bonificação e contratar estes produtos noutras seguradoras.

O seguro de incêndio pode ser exigido por lei para o caso das frações em propriedade horizontal, note que as instituições bancárias acabam por requerer um seguro multirriscos, que garante uma maior proteção à sua habitação

Já o seguro de vida garante a cobertura do risco de morte ou, em alternativa, de incapacidade da pessoa segura. 

5 - Consolide todos os créditos num só e reduza a prestação mensal

Se está a passar por uma situação financeira mais complicada e se vê com alguma dificuldade em pagar as prestações dos créditos que contraiu, opte pela consolidação de empréstimos pode ser uma boa solução para diminuir os seus encargos familiares.

Esta opção poderá juntar todos os empréstimos e respetivas mensalidades num só crédito, passando a pagar apenas uma prestação. Como tem a possibilidade de alargar o prazo de pagamento e, em alguns casos, beneficiar de uma taxa de juro mais atrativa, consegue baixar a mensalidade.

Sabia ainda que uma simples chamada pode reduzir os juros do seu cartão de crédito quase para metade?

Se acha que está a pagar demasiado pelo seu cartão, tem a possibilidade de tentar reduzir a taxa de juro. Caso não consiga melhores condições junto do seu banco, pondere optar por um produto mais vantajoso de outra instituição.

Leia Também: Poupe até 147 euros anuais na energia tornando a sua casa mais 'verde'

Campo obrigatório