Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Autarca de Viseu em estado "crítico"; Mais 592 casos em 24h

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Autarca de Viseu em estado "crítico"; Mais 592 casos em 24h

António Costa anunciou, esta quarta-feira, que o Governo vai remeter ao Tribunal Constitucional os diplomas de apoios sociais já aprovados pela Assembleia da República e promulgados por Marcelo Rebelo de Sousa. As críticas a esta decisão não se fizeram esperar e são transversais da Direita à Esquerda

A embaixada de Portugal em Brasília anunciou um novo voo entre São Paulo (Brasil) e Lisboa será realizado em 14 de abril, destinado aos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal afetados pela suspensão das ligações aéreas devido à pandemia.

Portugal, que entrou às 00h00 desta quinta-feira num novo período de Estado de Emergência, registou, nas últimas 24 horas, mais 592 infeções pelo novo coronavírus e 11 mortes, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  

Tudo indica que a segunda fase do plano de desconfinamento, cujo arranque está previsto para a próxima segunda-feira, dia 5 de abril, não sofra alterações, uma vez que a matriz de risco segue no verde. Isso mesmo deverá ser anunciado ao início da tarde pelo Governo, após reunião em sede de Conselho de Ministros que decorrerá esta manhã.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h55 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo link

15h53 - África registou mais 349 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 112.820 desde o início da pandemia, e 19.173 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

15h49 - A Carris vai repor a sua oferta normal a partir da próxima segunda-feira, quando começa a segunda a fase do desconfinamento a "conta-gotas" definido pelo Governo, anunciou hoje a empresa de transportes públicos de Lisboa. 

15h34 - O Palácio do Planalto, onde está o gabinete da presidência do Brasil, é um espelho da crise sanitária que o país tem enfrentando devido à pandemia de coronavírus. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, 460 funcionários que trabalham no palácio situado em Brasília testaram positivo ao coronavírus.

15h07 - O governo da Bolívia determinou hoje o fecho temporário das fronteiras com o Brasil por sete dias para evitar o contágio e a proliferação da estirpe brasileira do novo coronavírus que causa a Covid-19. 

14h46 - Presidente da Câmara de Viseu mantém-se internado em estado crítico. O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, mantém-se em estado crítico no serviço de medicina intensiva do Hospital de São Teotónio, devido à Covid-19, informou hoje a vice-presidente da autarquia, Conceição Azevedo. "Nos últimos dias, houve uma evolução desfavorável, com agravamento do seu estado clínico. As informações mais recentes, de hoje, dizem que este quadro se mantém", disse.  

14h42 - João Acaiabe, ator do 'Sítio do Picapau Amarelo', morre com Covid-19. O ator João Acaiabe, conhecido pela participação no 'Sítio do Picapau Amarelo', morreu esta quinta-feira, dia 1, com Covid-19. Tinha 76 anos. O ator, que foi diagnosticado com o novo coronavírus a 15 de março, pediu à família para não tornar o estado de saúde público para proteger a sua privacidade.

14h29 - Número de sem-abrigo ajudados pelo CASA aumenta 73% num ano. O número de pessoas sem situação de sem-abrigo apoiadas pela associação CASA aumentou 73% relativamente ao período pré-Covid-19, anunciou a entidade, que registou um aumento de 40% nos pedidos de ajuda, tendo apoiado mais sete mil pessoas.

14h23 - Sputnik V não estará na UE antes de final de junho. A vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V não deverá estar autorizada na União Europeia (UE) antes do final de junho, avisou hoje o secretário de Estado para os Assuntos Europeus francês, Clément Beaune.

14h09 - Fronteira com novas regras para quem chega de países de alto risco. A fronteira terreste tem desde hoje novas regras, passando a ser obrigatória quarentena para as pessoas provenientes do Reino Unido, Brasil, África do Sul e países com 500 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, como a França.

14h04 - Portugal registou mais 11 mortes e 592 casos em 24 horas. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 592 infeções pelo novo coronavírus e 11 mortes, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quinta-feira.  

13h51 - Açores com 11 novos casos e 17 recuperados em São Miguel. Os Açores registaram 11 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos na ilha de São Miguel, e 17 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h37 - SNS e centros de vacinação garantem cumprimento do plano. A task force que coordena a vacinação contra a covid-19 afirmou hoje que a capacidade instalada no Serviço Nacional de Saúde (SNS), reforçada com os centros de vacinação em massa, garante o cumprimento do plano.

"Existe uma capacidade instalada na rede de cuidados de saúde do SNS, à qual acresce a dos centros de vacinação Covid, a serem implementados em articulação entre administrações regionais de saúde, os agrupamentos de centros de saúde e autarquias, que se perspetiva garantir o essencial do plano de vacinação", adiantou a estrutura liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

13h28 - EUA lançam campanha com celebridades para promover a vacinação. O Governo dos EUA lançou uma campanha de comunicação, com recurso a celebridades e figuras proeminentes das comunidades, para promover as vacinas contra a Covid-19.

13h17 - Nigéria. Médicos em greve contra salários em atraso e falta de condições. Os médicos dos hospitais públicos da Nigéria entraram hoje em greve, protestando contra os salários em atrasos e a falta de condições no país mais populoso de África, que tem dois médicos para cada 10 mil pessoas.  

12h59 - Mais de 2,81 milhões de pessoas morreram desde o início da pandemia. A pandemia de SARS-CoV-2 fez pelo menos 2.816.908 mortos em todo o mundo, desde que a OMS detetou a doença na República Popular da China no final de dezembro de 2019, de acordo com o balanço efetuado pela France-Presse. 

12h31 - Vacina da Pfizer com proteção de seis meses após segunda toma. A vacina da Pfizer contra a Covid-19 protege pelo menos seis meses após a inoculação da segunda dose, revelou hoje um estudo da farmacêutica. Esta marca é também particularmente eficaz contra a variante sul-africana do novo coronavírus, assim como em outras já descobertas.

"A vacina foi 100% eficaz contra a doença grave, conforme definido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, e 95,3% eficaz contra Covid-19 grave, conforme definido pela U.S. Food and Drug Administration (FDA)", lê-se num comunicado conjunto da Pfizer e BioNTech.

12h11 - Presidente alemão recebe primeira dose da vacina da AstraZeneca. O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, de 65 anos, recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, de acordo com a recente decisão da Alemanha de reservar este fármaco para pessoas acima de 60 anos.

12h07 - Infarmed ainda só autorizou uma marca de autotestes. O Infarmed ainda só autorizou uma marca de autotestes para a Covid-19, informou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Até à data, encontra-se autorizado o teste SARS-CoV-2 Rapid Antigen Test Nasal do fabricante SD Biosensor, Inc., uma vez que deu cumprimento aos critérios definidos, quer na apresentação de 25 testes quer na apresentação de 25 testes destinada a ser fracionada em farmácias e LVMNSRM [Locais de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica] autorizados", pode ler-se.

11h44 - TAP tem serviço diário de testes à Covid-19 (e dá desconto aos clientes). A partir desta quinta-feira, a TAP em parceria com a UCS, Unidade de Cuidados de Saúde do Grupo TAP, disponibiliza a todos os passageiros com bilhete TAP um serviço de testes à Covid-19, no aeroporto de Lisboa, com descontos para os clientes.

11h17 - Número de óbitos nas semanas 10 e 11 manteve-se abaixo da média de 2015-2019. "Nas semanas 10 e 11 (8 a 21 de março) registaram-se em Portugal, respetivamente, 2.128 e 2.091 óbitos - menos 216 e menos 193 óbitos que a média de 2015-2019", indicou, esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o número de óbitos por Covid-19 foi de "129 e de 90, representando, respetivamente, 6,1% e 4,3% do total de óbitos". Os números têm vindo a descer desde a última semana de janeiro.

11h01 - "Esta pandemia é o combate mais duro das nossas vidas". Recorde-se que António Costa anunciou, esta quarta-feira, que o Governo vai remeter ao Tribunal Constitucional os diplomas de apoios sociais já aprovados pela Assembleia da República e promulgados por Marcelo Rebelo de Sousa.

10h55 - Auchan prepara venda de testes. Compare aqui os preços nos supermercados. Auchan vai vender os autotestes nos espaços de Saúde e Bem-Estar a partir da próxima semana. A Well's e o Pingo Doce também já vendem estes artigos de deteção do SARS-CoV-2. Mas quais os valores praticados?   

10h41 - França espera pico de infeções dentro de sete a dez dias. O ministro da Saúde de França estima que o pico de infeções nesta terceira vaga de Covid-19 no país seja alcançado em sete a dez dias e que o número de pacientes nos cuidados intensivos continue a crescer até ao final de abril.

10h09 - Países Baixos admitem realizar Festival da Eurovisão com 3.500 espetadores. O Governo holandês afirma que o festival Eurovisão 2021, que se realiza em Roterdão, pode contar com a presença máxima de 3.500 espetadores que devem apresentar um teste de PCR negativo antes de entrar na sala do evento.

10h04 - Governador de Osaka contra passagem da tocha olímpica devido à pandemia. O governador de Osaka disse hoje que a passagem da tocha olímpica pela cidade, no âmbito dos Jogos Olímpicos no país, deveria ser cancelada, quando se preparam novas restrições devido ao aumento de casos de Covid-19.

09h53 - OMS diz que são necessárias novas restrições para combater pandemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu hoje como "necessárias" novas restrições na Europa devido ao crescente número de casos do SARS-CoV-2, ao avanço da variante britânica e ao aumento da mobilidade pela semana da Páscoa.

09h38 - "Não vai haver dificuldades para contratar enfermeiros para vacinação". A bastonária da Ordem dos Enfermeiros assegurou hoje que "não vai haver dificuldades para contratar enfermeiros para a vacinação" contra a Covid-19, perante a manifestação de disponibilidade de pelo menos 9.366 profissionais para o processo de vacinação massiva.

09h10 - Ucrânia regista novos máximos de casos positivos e mortes. A Ucrânia registou hoje 17.569 infeções e 421 mortes devido à Covid-19, números que são novos máximos desde o início da pandemia, informou o ministro da Saúde ucraniano, Maxim Stepanov.

08h58 - "Inaceitavelmente lenta". OMS critica vacinação na Europa. O processo de vacinação contra a Covid-19 na Europa é "inaceitavelmente lento", considerou, esta quinta-feira, o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde, acrescentando que o número de novos casos no Continente aumentou pela sexta semana consecutiva. 

Hans Kluge, chefe da OMS para a Europa, referiu que "as vacinas são a nossa melhor oportunidade para sair da pandemia". "Não só funcionam, mas também são altamente eficazes na prevenção de infeções. No entanto, a aplicação dessas vacinas é inaceitavelmente lenta", afirmou, citado pela Euronews.

08h37 - Comece o dia informado. O plano do Governo e outras três coisas que deve saber para começar o dia: 

  • Governo prepara novo passo no desconfinamento a partir de dia 5;
  • Arranca o prazo para a entrega do IRS;
  • Como evoluiu a dívida pública?; 
  • "Probabilidade de haver extensão das moratórias bancárias é reduzida".

Clique aqui para ler em pormenor

08h31 - Recordemos o boletim epidemiológico desta terça-feira. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 618 infeções pelo novo coronavírus e três mortes. Desde o dia 17 de março, em que foram reportados 673 contágios, que o país não registava tantos casos. 

08h22 - Hora de ficar a par dos títulos dos jornais desta quinta-feira. Hoje é notícia: PSD em guerra surda; Confiança para desconfinar? Leia tudo aqui

08h00 - Vacinas mRNA. Quanto tempo depois da 2ª dose desenvolvemos imunidade? As vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna, que utilizam a tecnologia de mRNA para ajudar o sistema imunitário a desenvolver imunidade ao SARS-CoV-2, requerem duas doses. E é apenas após essa segunda dose que a sua imunidade ao vírus é totalmente ativada.

07h42 - SNS24 atendeu mais do dobro de chamadas no 1.º trimestre face a 2020. A Linha SNS24 atendeu nos primeiros três meses deste ano mais de 1,6 milhões de chamadas, mais do dobro do verificado em igual período de 2020, disse à agência Lusa o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

07h24 - EUA com 1.055 mortos e 66.088 casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país acumulou 552.006 óbitos e 30.457.315 casos da doença. Os EUA são o país com mais mortes devido ao novo coronavírus e também com mais casos de infeção.

07h20 - China soma 16 casos nas últimas 24 h, incluindo seis por contágio local. A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que diagnosticou 16 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, seis dos quais por contágio local na província de Yunnan, no sudoeste do país.

07h12 - EUA: 15 milhões de doses da vacina da J&J desperdiçadas por engano. Cerca de 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson (J&J) foram desperdiçadas por engano numa fábrica em Baltimore, o que pode atrasar a vacinação nos Estados Unidos, segundo o New York Times.

07h05 - A recordar: 

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo AO MINUTO para que acompanhe todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar o registo da tarde de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 9 mil enfermeiros para vacinar; Brasil? Novo máximo de óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório