Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Testes nas farmácias esta sexta; 91 mil novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Testes nas farmácias esta sexta; 91 mil novos casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:54 - 01/04/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, 592 novos casos de Covid-19 e 11 mortes relacionadas com a doença. Assim sendo, de acordo com os dados revelados hoje pelo boletim epidemiológico da DGS, a média diária de casos aumentou esta semana (479,7) em relação às últimas duas (420 e 449.5).

Apesar deste aumento, o Governo vai avançar sem alterações, para a segunda fase do plano de desconfinamento, cujo arranque está previsto para a próxima segunda-feira, dia 5 de abril, uma vez que a matriz de risco segue no verde. 

Recorde-se ainda que Portugal entrou às 00h00 desta quinta-feira num novo período de Estado de Emergência e que este vigorará até dia 15 de abril.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Termina aqui o registo desta quinta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h55 - É já esta sexta-feira, 2 de abril, que 500 farmácias portuguesas de todo o país vão poder comercializar os autotestes à Covid-19. Os testes chegam também às Regiões Autónomas neste fim de semana.

23h00 - Madagáscar vai, finalmente, receber vacinas contra a Covid-19, anunciou esta quinta-feira o ministro da Saúde do país. 

Depois de meses de resistência à vacinação, o presidente do país, Andry Rajoelina, aceitou que Madagáscar recebesse as primeiras doses.

Recorde-se que, em vez das vacinas, Andry Rajoelina defendeu a utilização de uma "infusão de ervas", feita localmente, para a "cura" do coronavírus.

22h45 - A Bolívia vai fechar a fronteira com o Brasil, pelo menos durante uma semana, devido à grave situação epidemiológica que o país vizinho vive e com o objetivo de impedir que a entrada da estirpe brasileira.

22h35 - O Brasil registou 91.097 novos casos de Covid-19 e 3.769 mortes nas últimas 24 horas devido à doença.

Com a pandemia fora de controlo, o país, que tem como presidente Jair Bolsonaro, já registou cerca de 13 milhões de casos de infeção por SARS-CoV-2 e ultrapassou as 325.284 vítimas mortais devido ao vírus.

O único país que supera o Brasil, no número de mortes e de casos, são os EUA.

22h29 - O Chile fechou as fronteiras e assim as vai manter durante todo o mês de abril para controlar a nova vaga de Covid-19. De acordo com as autoridades de saúde locais, o sistema de saúde do país está à beira do colapso com o aumento de contágios e de internamentos.

O anúncio foi feito pelo governo de Sebastián Piñera. Entre as as restrições agora adotadas está também o recolher obrigatório às 21h,  em vez de às 23h, como estava já instaurado.

22h18 - As autoridades da Sérvia interrogaram hoje uma médica e vários ativistas que se opõem à vacinação contra o SARS-CoV-2, por considerarem que estão a prejudicar os esforços do país para controlar a disseminação da pandemia.

22h04 - As duas províncias mais populosas do Canadá, Ontário e Quebeque, adotaram medidas mas restritas de confinamento, numa altura em que a vacinação demora a 'descolar' apesar das centenas de milhões de doses já encomendadas.

21h55 - Uma em cada sete pessoas infetadas com Covid-19 no Reino Unido ainda manifesta sintomas da infeção três meses depois, incluindo cansaço e dores musculares, segundo dados oficiais hoje divulgados.

21h49 - A Direção-Geral da Saúde aceitou as adaptações sugeridas pela Federação Portuguesa de Rugby (FPR) à modalidade para diminuir o risco de contágio da Covid-19, permitindo o regresso de treinos e competições da formação, revelou hoje o organismo.

21h42 - Cabo Verde registou mais 117 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e um morto, elevando para 17.587 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

21h29 - A Alemanha recomenda que todas as pessoas com menos de 60 anos que receberam a primeira dose da AstraZeneca completem a sua imunização com uma vacina diferente.

Recorde-se que, no início da semana, a Alemanha anunciou que apenas maiores de 60 anos deveriam ser vacinados com AstraZeneca, devido aos casos de tromboses relatados por vários utentes, após a inoculação desta vacina.

20h59 - A Guiné-Bissau registou 11 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

20h51 - São Tomé e Príncipe registou nas últimas 48 horas 11 casos positivos de Covid-19, seis dos quais na ilha do Príncipe, onde a infeção aumentou de três para 20 em cerca de um mês, informou o Ministério da Saúde.

20h30 - António Costa reiterou, no Twitter, o pedido feito aos portugueses durante a conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros, para que se evitem, durante a Páscoa, os convívios ou contactos para além das pessoas com quem se coabita.

20h24 - Conselho DGS: "Utilize máscara sempre que andar de carro acompanhado".

20h05 - O México relatou esta quinta-feira 5.381 novos casos de Covid-19 e mais 454 mortes, elevando o total de infeções no país para 2.244.268 e o de óbitos para 203.664.

19h40 - A Turquia espera ter a sua primeira vacina contra a Covid-19 de produção própria pronta para ser administrada em agosto ou setembro, avançou hoje o ministro da Saúde, Fahrettin Koca.

19h33 - Pessoas infetadas com Covid-19 e que tiveram alta hospitalar parecem ter aumentado as taxas de danos de órgãos (disfunção multiorgânica), comparando com a população em geral, indica um estudo hoje publicado pela revista médica britânica BMJ.

19h26 - A Madeira registou hoje 17 novos casos de Covid-19, 33 recuperações e 101 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 395, com 17 doentes hospitalizados.

19h21 - França registou 50.659 novos casos nas últimas 24 horas e 308 mortes em ambiente hospitalar esta quinta-feira.

19h18 - Cuba notificou, nas últimas 24 horas, 1.013 novos casos de Covid-19 e uma morte na sequência da doença. No total, o país diagnosticou 76.276 casos de infeção por SARS-CoV-2.

19h14 - Um novo modelo detalhado da proteína da espícula do SARS-CoV-2, a porta de entrada do coronavírus nas células humanas, revela vulnerabilidades que podem ser úteis no desenvolvimento de novas vacinas contra a Covid-19, foi hoje divulgado.

19h13 - A Turquia registou, esta quinta-feira, 40 mil casos de Covid-19, o valor diário mais alto de sempre do país. Quanto a óbitos, as autoridades de saúde do país  reportaram 176 relacionadas com a pandemia.

Perante o aumento de casos, o presidente Tayyip Erdogan voltou a apertar as medidas sanitárias.

19h10 - A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, disse hoje, em entrevista à TVI24, que há centros de saúde que "estão a recusar pagar horas extraordinárias" aos profissionais de saúde alocados ao processo de vacinação contra a Covid-19.

Ana Rita Cavaco apelou que o Governo contrate enfermeiros para o efeito., acrescentando que os membros da direção da Ordem também estão disponíveis para participar, pro bono, na vacinação.

18h56 - O primeiro-ministro agraciou o acordo hoje alcançado para a partilha solidária de vacinas entre os Estados Membros da União Europeia. De acordo com António Costa, com esta 'aliança', "45% da população estará vacinada até ao final de junho".

18h55 - A polícia belga usou hoje canhões de água para dispersar uma concentração de milhares de pessoas num parque, em Bruxelas, que foi interdito pelas autoridades devido à pandemia de Covid-19, relataram jornalistas da France-Presse (AFP).

18h52 - O Brasil encerrou o mês de março com 66.573 mortes provocadas pela pandemia de Covid-19, quase o dobro dos óbitos registados em fevereiro (30.438), apesar das medidas para restringir as atividades públicas na tentativa de controlar a doença.

18h50 - Angola registou 88 novos casos de covid-19, um óbito e 14 recuperações da doença, totalizando 22.399 casos positivos, dos quais 538 mortes, informaram hoje as autoridades sanitárias.

18h44 - O autarca de Mongaguá, no Brasil, chorou ao anunciar medidas de contenção da pandemia e o vídeo do momento já se tornou viral.

Márcio Melo Gomes, que perdeu o pai e o irmão, recentemente, devido à Covid-19, não conteve as lágrimas ao ser confrontado com as críticas de vários comerciantes ao confinamento do município.

"Como eu queria sair deste direto e poder ouvir do meu irmão e do meu pai: ‘Eu quebrei. O meu comércio quebrou’. Porque nós já quebramos e com a vida nós conseguimos dar a volta por cima", reagiu emocionado o autarca.

18h31 - O Conselho de Ministros aprovou hoje um diploma que prevê a possibilidade de este ano serem realizados "eventos teste-piloto", em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), para definição de novas orientações técnicas, no setor da Cultura.

18h29 - Os pais e diretores escolares manifestaram-se hoje satisfeitos com a confirmação de que os alunos do 2.º e 3.º ciclo vão retomar na segunda-feira as aulas presenciais, mas deixaram um pedido para que a sociedade não baixe a guarda.

18h27 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Salvaterra de Magos deteve, no dia 31 de março, um homem com 53 anos por incumprimento das medidas para a contenção da pandemia de Covid-19. O suspeito já tinha sido multado numa situação semelhante. 

18h22 - A rainha Isabel II já recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

18h11 - Os detentores de bilhetes para espetáculos e festivais inicialmente previstos para 2020, e entretanto adiados para 2022, podem pedir a devolução do seu valor, aprovou hoje o Governo, em Conselho de Ministros.

18h05 - O pagamento do estacionamento na via pública tarifado pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) será retomado em 14 de abril, de acordo com uma proposta aprovada hoje por maioria pelo executivo da Câmara da capital.

18h02 - "A OMS está extremamente preocupada com o que se passa no Brasil", disse, esta quinta-feira, Mariângela Simão, subdiretora geral do Departamento de Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos.

"A produção de vacinas no país é fundamental, mas não basta ter vacinas. É de vital importância continuar com medidas de prevenção, evitar aglomerações, manter a higienização das mãos, o uso de máscara e ventilar os espaços. É fundamental evitar a sensação de falsa segurança com a chegada das vacinas", avisou a responsável.

17h58 - Itália registou 501 mortes relacionadas ao coronavírus, nas últimas 24 horas, anunciou o ministério da Saúde do país, esta quinta-feira. Já o número de novos casos de infeção é hoje de 23.649, menos 255 que os reportados ontem.

17h56 - O ministério da Saúde russo autorizou um medicamento contra a Covid-19 feito com base no plasma sanguíneo de pessoas recuperadas da doença. É o primeiro deste tipo registado no mundo, segundo o consórcio estatal russo Rostec anunciou esta quinta-feira.

17h47 - Cerca de 2 mil idosos com mais de 80 anos apareceram, esta quinta-feira, dia 1 de abril, num posto de vacinação contra a Covid-19 de Sevilha, em Espanha, depois de receberem mensagens falsas, via WhatsApp, a avisar que quem não tivesse sido vacinado devia dirigir-se ao centro para receber a primeira dose.

Não se sabe se foi uma partida de dia 1 de abril, mas a farsa prejudicou o processo de vacinação e provocou aglomerados. As autoridades já se encontram a investigar.

17h38 - O primeiro-ministro rejeitou hoje qualquer falta de enfermeiros, ou de outros profissionais de saúde, para responder às novas metas do plano de vacinação, contrapondo que estão já identificadas todas as necessidades ao nível de recursos humanos.

17h33 - O processo de testagem em estabelecimentos de educação e ensino do setor público e do privado continua já na próxima segunda-feira, adianta, esta quinta-feira, o Ministério da Educação. 

17h15 - Espanha reportou, esta quinta-feira, mais 7.041 casos de contágio de Covid-19 e 82 óbitos relacionados com a doença, contabilizando, desde o início da pandemia, 75.541 mortes.

17h01 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou hoje a obrigatoriedade da realização de um teste à Covid-19 antes do regresso às atividades desportivas dos escalões de formação, recomendando "fortemente" novos despistes durante a competição.

17h00 - O Palácio do Planalto, onde está o gabinete da presidência do Brasil, é um espelho da crise sanitária que o país tem enfrentando devido à pandemia de coronavírus. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, 460 funcionários que trabalham no palácio situado em Brasília testaram positivo ao coronavírus, revela o jornal O Globo. Os números foram fornecidos pela Secretaria-Geral da Presidência a pedido desta publicação.

16h49 - O Reino Unido reportou, esta quinta-feira, mais 51 mortes associadas à Covid-19, uma subida em relação à véspera (43), e mais 4.479 novos casos de contágio, quando no dia anterior foram reportados 4.052. 

16h34 - Letónia relaxa restrições e Estónia e Lituânia confirmar confinamentos.

16h32 - O Governo do Brasil anunciou que a partir de hoje realizará a maior distribuição de doses vacinas contra a Covid-19 para cidades e estados num único lote de 9,13 milhões de doses de imunizantes.

16h30 - Principais pontos a reter na declaração de hoje do primeiro-ministro:

16h18 - Segunda fase do desconfinamento arranca segunda-feira. Eis o que vai reabrir dia 5:

16h07 - A Bulgária decidiu hoje relaxar as restrições ligadas à pandemia de Covid-19, três dias antes das eleições e num momento em que a mortalidade associada à pandemia está no nível mais alto.

16h04 -  António Costa anunciou, na tarde desta quinta-feira que a segunda fase de desconfinamento vai manter-se tal como estava planeado, apesar de o país estar a dirigir-se para a "zona amarela".

"Devemos ter em atenção que, em relação ao ritmo de transmissão, estamos a dirigir-nos para a zona amarela ,mas estamos na zona verde ainda e podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas", disso, deixando um aviso no ar.

"Claramente mantemo-nos no quadrante verde da matriz", mas o índice de transmissibilidade, o Rt, "tem vindo a acelerar".

16h03 - A plataforma Covax, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir uma distribuição equitativa das vacinas anti-Covid-19, já distribuiu três milhões de doses numa dezena de países do Médio Oriente e norte de África.

16h01 - Governo anuncia decisão sobre nova fase de desconfinamento, após a reunião do Conselho de Ministros desta manhã.  Ao que tudo indica, vai manter-se o plano inicial.

15h48 - África registou mais 349 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 112.820 desde o início da pandemia, e 19.173 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

15h39 - A Carris vai repor a sua oferta normal a partir da próxima segunda-feira, quando começa a segunda a fase do desconfinamento a "conta-gotas" definido pelo Governo, anunciou hoje a empresa de transportes públicos de Lisboa.

15h35 - Sputnik V não estará na UE antes de final de junho. A vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V não deverá estar autorizada na União Europeia (UE) antes do final de junho, avisou hoje o secretário de Estado para os Assuntos Europeus francês, Clément Beaune.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos ocorridos durante a manhã e início de tarde desta quinta-feira sobre a pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório