Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Desconfinamento. 19 concelhos vão ter de manter a cautela na próxima fase

O primeiro-ministro António Costa anunciou que o desconfinamento avançará de igual forma em todo o país, mas alertou para a situação de 19 concelhos, avisando que se o risco se mantiver, o plano será suspenso nesses concelhos.

Desconfinamento. 19 concelhos vão ter de manter a cautela na próxima fase
Notícias ao Minuto

16:40 - 01/04/21 por Ana Lemos com Lusa

País Covid-19

Para já, a segunda fase do plano de desconfinamento avançará em todo o país. Mas o primeiro-ministro informou, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, que há 19 concelhos onde é preciso ter atenção e cautela.

Neste momento, explicou o chefe do Governo, há 19 concelhos que estão acima do limiar de risco, ou seja, acima dos 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, seis dos quais estão mesmo acima dos 240 novos casos por 100 mil habitantes, no mesmo período.

O primeiro-ministro salientou que os especialistas ouvidos pelo Governo propuseram que, "se em duas avaliações sucessivas, os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar as medidas de desconfinamento".

António Costa apelou a "especiais cautelas" das autoridades de saúde, com o envolvimento dos autarcas, "para assegurar que os casos que existem [nestes concelhos em situação de risco] são devidamente identificados, isolados, travadas as cadeias de transmissão, de forma a que, daqui a 15 dias, não estejam nesta situação e possam avançar com o resto do país para a fase subsequente".

Os 19 concelhos que devem manter-se alerta são:

Entre 120 e 240 casos por 100 mil habitantes

Alandroal;
Albufeira;
Beja;
Borba;
Cinfães;
Figueira da Foz;
Figueiró dos Vinhos;
Lagoa;
Marinha Grande;
Penela;
Soure;
Vila do Bispo;
Vimioso.

Mais de 240 casos por 100 mil habitantes

Carregal do Sal;
Moura;
Odemira;
Portimão;
Ribeira de Pena;
Rio Maior.

Notícias ao Minuto Eis o mapa que destaca os concelhos que estão acima do limiar de risco© Governo  

Leia Também: "Podemos avançar nas medidas de desconfinamento", assegura Costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório