Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

II fase. Cerca de 150 mil trabalhadores das escolas serão testados

Esta nova fase de testagem nas escolas decorrerá entre os dias 5 e 9 de abril.

II fase. Cerca de 150 mil trabalhadores das escolas serão testados
Notícias ao Minuto

17:33 - 01/04/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

O processo de testagem em estabelecimentos de educação e ensino do setor público e do privado continua já na próxima segunda-feira, adianta, esta quinta-feira, o Ministério da Educação. 

Nesta fase, que coincide com o início do 3.º período letivo  e  com a  retoma  das  atividades presenciais dos  2.º  e  3.º  ciclos do ensino básico, serão testados cerca de 150 mil trabalhadores docentes e não docentes. 

Sublinhe-se ainda que esta nova fase, que decorre entre os dias 5 e 9 de abril, se enquadra na Estratégia Nacional  de  Testes  para SARS-CoV-2, determinada pelo Governo. 
 
Em comunicado enviado às redações, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues sublinha que "será testada a totalidade de pessoal docente (PD) e de pessoal não docente (PND) dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (do 5.º ao 9.º ano) dos estabelecimentos de todos os concelhos, bem como a totalidade de PD e PND da Educação Pré-Escolar, 1.º ciclo do ensino básico, bem como todos os trabalhadores de AAAF, AEC e CAF1 dos concelhos com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias". 

As diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que todos os docentes e não docentes vacinados devem ser igualmente testados e essa será a estratégia seguida pelo Ministério. 
 
Entre a primeira fase de testagem e a segunda foram já realizados mais de 150 mil testes de antigénio à COVID-19, indica ainda a tutela. 

Recorde-se que o primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, que os alunos do 2.º e 3.º ciclo retomam na segunda-feira as aulas presenciais, já que Portugal vai avançar para a segunda fase de desconfinamento. 

Leia Também: No 'verde', Portugal pode "avançar nas medidas de desconfinamento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório