Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Macron anuncia fecho de escolas em novo confinamento em França

Os estabelecimentos escolares vão ficar encerrados durante pelo menos três semanas.

Macron anuncia fecho de escolas em novo confinamento em França
Notícias ao Minuto

19:30 - 31/03/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

França vai encerrar escolas e creches durante pelo menos três semanas, a partir de 5 de abril. O anúncio foi feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron, na tarde desta quarta-feira, como parte das novas medidas para combater a Covid-19 no país.

Informou ainda que as férias da Páscoa vão ser antecipadas, sendo gozadas entre os dias 12 e 26 de abril. No fim de abril as creches e escolas primárias vão reabrir, mas o ensino básico e secundário só reabre no início de maio.  

Durante o primeiro confinamento, França já tinha encerrado os estabelecimentos escolares durante dois meses, mas durante o segundo, em novembro, deixou-os abertos e assim ficaram até agora.

"É a melhor solução para abrandar o vírus", disse Macron, em comunicação ao país. "Temos feito tudo o que era possível para atrasar estas decisões o máximo possível e fazê-lo apenas quando fosse necessário, que é agora", acrescentou.

Além disso, o Chefe de Estado anunciou que a partir de sábado, durante pelo menos quatro semanas, as regras, atualmente em vigor em 19 regiões francesas, incluindo Paris, serão alargadas ao resto do país.

"Perdemos o controlo se não agirmos agora", referiu ainda.

Todas as lojas não essenciais devem fechar a partir de sábado e será proibido viajar para mais de 10 km de casa sem justificação válida. França relatou até agora mais de 4.6 milhões de casos e quase 96 mil mortes relacionadas com a Covid-19.

Leia Também: França reclama punição "exemplar" da Ikea por espiar trabalhadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório