Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Coroa de diamantes e safiras da rainha D. Maria II vai a leilão na Suíça

Várias joias que pertenceram ao aparato de casas reais europeias, entre as quais a de Portugal, vão a leilão no dia 12 de maio, em Genebra, anunciou a leiloeira Christie's.

Coroa de diamantes e safiras da rainha D. Maria II vai a leilão na Suíça
Notícias ao Minuto

20:00 - 30/03/21 por Lusa

Mundo Suíça

Entre a jóias a leiloar encontra-se uma coroa de diamantes e safiras que foi da rainha D. Maria II (1819-1853).

Segundo a descrição da leiloeira, trata-se de uma coroa cravejada de diamantes e safiras, com "uma notável safira birmanesa no centro".

Esta coroa terá sido herdada pela filha da rainha infanta D. Antónia, quando se casou, em 1861, com Leopoldo, príncipe de Hohenzollern-Sigmaringen.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), contactada pela agência Lusa, afirmou que "está a analisar a situação e a obter todas as informações necessárias (relativamente a uma eventual aquisição)", através do diretor do Palácio Nacional da Ajuda, José Alberto Ribeiro.

O palácio tem previsto inaugurar, em breve, uma exposição sobre a rainha, no âmbito dos 200 anos da Revolução Liberal de 1820.

O Estado tem previsto a efetivação do Museu do Tesouro Real, no Palácio da Ajuda, com abertura prevista para junho.

Em Genebra, a leilão vai também um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I (1769-1821), que foi grã-duquesa de Baden (1789-1860), por casamento com Carlos I, de Baden, em abril de 1806.

O conjunto totaliza nove peças, incluindo uma tiara, um par de brincos, dois pingentes e broches, bem como um anel e uma pulseira, que vão à praça em lotes individuais.

Para este conjunto foram utilizadas 38 safiras originárias do Ceilão, atual Sri Lanka, segundo a leiloeira.

Um documento, encontrado no estojo, atesta que as joias foram oferecidas a Estefânia, sobrinha da imperatriz Josefina, que Napoleão adotou como filha em março de 1806, pela sua prima Hortense de Beauharnais.

"Uma origem muito provável", afirma a leiloeira em comunicado, referindo as "muitas pinturas", nas quais Hortense e a mãe, a imperatriz Josefina, podem ser vistas usando adornos preciosos".

Documentação relativa a Hortense, atualmente no Arquivo Napoleão, em Paris, "evidenciam a sua fortuna, entre 1817 e 1837, quando faleceu".

Os documentos, segundo a mesma fonte, demonstram que, em 1816, Hortense deixou Paris com pouco dinheiro, mas muitas joias.

Este conjunto, após a morte de Estefânia, foi herdado pela sua segunda filha, Josefina, princesa de Hohenzollern-Sigmaringen.

Do conjunto faria parte um cinto decorado com pedras preciosas, um adereço comum na corte de Napoleão I.

Os cintos decorados com pedras preciosas faziam parte de qualquer conjunto de joalharia, já que, segundo o figurino de moda, a cintura era muito alta nos vestidos e as damas da corte precisavam de um cinto que era colocado logo abaixo do decote.

Segundo a mesma fonte, "parece que o cinto foi remodelado em 'bandeau-tiara' e pulseira pela princesa Josefina, que morreu em 1900, aos 83 anos".

No testamento, a princesa deixou o conjunto (colar, 'bandeau-tiara', brincos, pingentes e pulseira) para a mais filha velha.

Leia Também: Quadro de Van Gogh atinge recorde em leilão em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório