Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Refugiado sírio desiste de candidatura para deputado no parlamento alemão

Um refugiado sírio que estava a concorrer a um lugar no parlamento alemão nas futuras eleições gerais de setembro anunciou hoje que desiste da candidatura devido a "razões pessoais" e a "ameaças" que optou por não especificar.

Refugiado sírio desiste de candidatura para deputado no parlamento alemão
Notícias ao Minuto

15:39 - 30/03/21 por Lusa

Mundo Alemanha

Tareq Alaows, que chegou à Alemanha em 2015 como requerente de asilo, era candidato a um assento no parlamento alemão (Bundestag) nas eleições de 26 de setembro pelo partido Os Verdes, força política na qual ingressou no ano passado, por um círculo eleitoral na zona oeste da Alemanha.

"O elevado nível de ameaça para mim, mas especialmente para pessoas próximas de mim, é a razão mais importante para retirar a minha candidatura", referiu Tareq Alaows numa declaração citada pelas agências internacionais, sem dar mais pormenores.

O sírio admitiu ter sido confrontado com atitudes racistas durante a sua campanha, que tinha começado no início de fevereiro.

"A minha candidatura mostrou que em todos os partidos na política e na sociedade, estruturas fortes são necessárias para enfrentar o racismo e ajudar as pessoas afetadas", reforçou.

Antes de fugir para a Alemanha, Tareq Alaows, que estudava Direito na Universidade de Alepo (norte da Síria), participou nas manifestações pacíficas contra o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, cuja violenta repressão, em março de 2011, acabaria por desencadear uma guerra civil que dura há uma década.

Ainda na Síria e já durante o conflito, Tareq Alaows foi voluntário no Crescente Vermelho, organização federada com a Cruz Vermelha Internacional, e ajudou a registar os deslocados internos.

Após a chegada ao território alemão, o refugiado envolveu-se novamente e ativamente na política, em particular na defesa de mais direitos e melhores condições de vida para os requerentes de asilo naquele país.

Tareq Alaows, que é fluente em alemão e trabalha como conselheiro jurídico para requerentes de asilo, disse durante a campanha que pretendia dar voz aos requerentes de asilo no parlamento alemão.

Em 2015, o ano mais crítico da crise migratória que afetou a Europa, a Alemanha recebeu cerca de um milhão de requerentes de asilo, a maioria dos quais sírios.

O conflito civil na Síria, que entrou este mês no seu 11.º ano, provocou mais de 388 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados, segundo os dados mais recentes do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Leia Também: Síria: Situação "continuará a deteriorar-se" sem transição política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório