Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia sanciona responsáveis russos e eurodeputados franceses

A Ucrânia impôs sanções a mais de 20 responsáveis russos e três deputados franceses de extrema-direita no Parlamento Europeu por se terem deslocado sem autorização de Kiev à Crimeia, a península anexada por Moscovo em 2014.

Ucrânia sanciona responsáveis russos e eurodeputados franceses
Notícias ao Minuto

14:44 - 24/03/21 por Lusa

Mundo Ucrânia

A lista de pessoas sancionadas por decisão do Conselho de Segurança e Defesa ucraniano foi publicada na noite de terça-feira no portal da Presidência na Internet e as restrições proíbem a sua entrada na Ucrânia e congelam os seus bens no país, caso os possuam.

Inclui 23 russos, em particular empregados do Ministério do Interior e dos serviços de segurança de Moscovo, e ainda mais de 80 sociedades e 'media' russos, incluindo a agência noticiosa estatal TASS e a corporação mediática pró-Kremlin Rossiya Segodnia.

Os três franceses incluídos são Virginie Joron, Jean-Lin Lacapelle e Philippe Olivier, membros da fação de extrema-direita Identidade e Democracia (ID) no Parlamento Europeu.

Joron e Lacapelle são igualmente membros do partido francês União Nacional (RN), dirigido por Marine Le Pen.

Apesar de a lista não indicar o motivo pelo qual foram sancionados, os três franceses deslocaram-se em 2020 à Crimeia, a península anexada por Moscovo em março de 2014 após uma operação militar e um referendo de reunificação considerado ilegal por Kiev e os ocidentais.

Após a anexação, as autoridades de Kiev apenas reconhecem como legais as entradas na Crimeia a partir do seu território, através da fronteira terrestre e com a sua autorização.

Moscovo, que controla a península, concluiu em 2018 uma gigantesca ponte rodoviária e ferroviária que liga o seu território à península, também servido por diversas companhias aéreas russas e um popular destino turístico.

Estas sanções ocorrem na sequência das medidas adotadas em fevereiro por Kiev contra Viktor Medvedtchuk, deputado ucraniano próximo do Presidente russo Vladimir Putin, e de sua mulher. Uma decisão que o seu partido designou de "ato de repressão política".

No início de fevereiro, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, também proibiu três cadeias televisivas consideradas pró-russas e definidas pelas autoridades de Kiev como "um instrumento de guerra contra a Ucrânia".

Leia Também: Caso Ihor. Inspetores do SEF admitem que vários colegas usavam bastão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório