Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Canais de Veneza recebem visita de dois golfinhos

A Equipa de Resposta a Emergências de encalhes de cetáceos escoltou os dois animais até ao mar. A operação demorou cerca de duas horas e meia.

Notícias ao Minuto

10:47 - 24/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Veneza

Dois golfinhos foram avistados no Grande Canal, em Veneza, na segunda-feira. O momento foi registado em vídeo.

A dupla foi vista pela primeira vez pelas 6h00, no Canal da Giudecca, por um homem que deu o alerta às autoridades. Uma hora depois, os golfinhos voltaram a ser avistados no Grande Canal e chegaram mesmo a aproximar-se da Basílica de Santa Maria della Salute.

Coube à organização CERT - Equipa de Resposta a Emergências de encalhes de cetáceos - escoltar os dois animais até ao mar. A operação demorou cerca de duas horas e meia.

Mais tarde, através do Facebook, a organização explicou que, após analisar as imagens, acredita que se trate de dois golfinhos riscados.

"É uma espécie que prefere águas profundas, onde vivem em grandes grupos", pode ler-se. "Um episódio que preocupa os investigadores que, graças à colaboração da polícia e dos cidadãos, continuarão a monitorizar a área."

A equipa do CERT ficou em alerta para ser chamada de volta na terça-feira, mas não houve nenhum avistamento.

A visita dos dois golfinhos acontece numa altura de novo confinamento em Veneza - e, por isso, num momento em que há menos embarcações turísticas a circular nos canais.

No ano passado, por altura do primeiro confinamento, um vídeo de um golfinho no que parecia ser um canal de Veneza tornou-se viral nas redes sociais. Acabou por se verificar, afinal, que as imagens tinham sido gravadas no porto de Cagliari, na ilha da Sardenha, onde o avistamento de golfinhos é mais comum.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório