Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Tensão com a China favorece acordo de comércio entre Índia e UE

A tensão com a China torna uma aproximação e acordo de comércio com a União Europeia uma das prioridades da Índia no futuro próximo, apesar dos desafios criados pela atual liderança do país, afirmou hoje o analista Aaditya Dave. 

Tensão com a China favorece acordo de comércio entre Índia e UE
Notícias ao Minuto

14:23 - 17/03/21 por Lusa

Mundo Índia/UE

"Não é inegável que o tipo de assertividade chinesa, tanto na fronteira da Índia como de forma mais ampla, levou os dois lados a aproximarem-se. E há uma visão, pelo menos em Deli, de que as ações e políticas da China estão a ter um impacto negativo na região do Oceano Índico e que há uma necessidade de potências médias, por exemplo, como a UE e a Índia, se unirem para cooperar", afirmou, durante um webinar do Instituto Real de Serviços Unidos (RUSI) britânico.

O especialista em questões do sudoeste asiático lembrou, durante um evento dedicado à política externa e de defesa da União Europeia (UE), que chegar a um acordo de comércio com a Índia "tem sido notoriamente difícil" e que "um dos desafios crescentes é o crescente protecionismo dentro da Índia em termos das suas políticas de liberalização de mercado, a imposição de tarifas sobre as importações". 

"Isso pode dificultar como a UE avança no relacionamento económico. Penso que uma mudança importante que aconteceu no último ano, ano e meio, foi a mudança para um debate geopolítico estratégico mais amplo sobre a relação UE-Índia, que antes era amplamente reservado à economia", vincou.

A questão dos direitos humanos também poderá ser um obstáculo se os 27 insistirem em confrontar o regime do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, criticado, por exemplo, pela organização não-governamental (ONG) de direitos humanos Human Rights Watch por discriminação contra muçulmanos e repressão a agricultores contra as reformas agrárias que visam a liberalização do mercado.

"Isso pode prejudicar o avanço das relações entre a UE e a Índia. Mas não estou necessariamente convencido de que isso vai acontecer. Eu acredito que será muito mais pragmático e o relacionamento será muito mais focado em algumas realidades geopolíticas", afirmou Dave.

Portugal estabeleceu como uma das suas prioridades para a presidência rotativa da UE a de diversificar as relações com os parceiros do Indo-Pacífico, nomeadamente com a Índia, através da organização, a 08 de maio no Porto, de uma cimeira informal que irá juntar os líderes dos 27 e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Leia Também: Costa e Modi preparam cimeira do Porto e cooperação na vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório