Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Gasoduto incendeia-se na Sibéria e suscita preocupações ambientais

Um gasoduto submarino incendiou-se no meio de um rio congelado na Sibéria, suscitando preocupações quanto a uma possível poluição, revelou hoje um representante do Serviço Federal de Vigilância Russo, Rostekhnadzor.

Gasoduto incendeia-se na Sibéria e suscita preocupações ambientais
Notícias ao Minuto

13:58 - 07/03/21 por Lusa

Mundo Sibéria

De acordo com informações preliminares, poderão estar em causa cerca de 700 toneladas de uma mistura de gás de petróleo liquefeito (propano e butano), segundo Andrei Vil, porta-voz da Rostekhnadzor.

A maior empresa petroquímica russa, Sibur, proprietária do gasoduto, indicou que a fuga de gás no sábado provocou um pequeno incêndio no rio Ob, que está coberto de gelo e neve nesta altura do ano, no distrito autónomo de Khantys-Mansis.

Segundo a gigante petroquímica, o incêndio ocorreu a 44 quilómetros de qualquer habitação, pelo que não houve vítimas e não há "riscos para a população nem para o ambiente".

A Sibur afirma que o petróleo restante é queimado nas infraestruturas previstas para o efeito.

Mas o porta-voz do Rostekhnadzor disse, na sua conta oficial de Telegram, que "as declarações de que não há risco para o ambiente levantam sérias dúvidas".

Na Rússia, a poluição industrial é frequente devido, em particular, ao envelhecimento das infraestruturas e à falta de controlos.

No início de fevereiro, o gigante mineiro Nornickel foi condenado a pagar 146,2 mil milhões de rublos (1,6 mil milhões de euros), devido ao derrame, no final de maio de 2020, de 21.000 toneladas de combustível em rios no Ártico russo.

Leia Também: Svetlana grata pelo apoio de Portugal e exorta Europa a ter ação corajosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório