"A Crimeia é o coração da Ucrânia. Solarenga, bondosa, luminosa. Há sete anos extirparam-nos o coração", disse Zelenskiy numa intervenção no seu canal da rede social Telegram.
Zelensky assinou hoje um decreto em que criou a "Plataforma Crimeia", um fórum de diálogo cujo objetivo consiste em garantir a desocupação do território, nas mãos da Rússia desde 18 de março de 2014.
Kiev enviou convites a líderes estrangeiros de todo o mundo. A iniciativa da "Plataforma Crimeia" foi apresentada pelo Presidente ucraniano em 23 de setembro passado durante a sua intervenção na Assembleia Geral da ONU.
Zelenskiy encarregou ao Conselho de Segurança Nacional e Defesa um projeto sobre a desocupação e reintegração da Crimeia na Ucrânia e ao Governo a promoção da língua e cultura da minoria tártara da Crimeia.
A Ucrânia celebra hoje o Dia da Resistência à Ocupação da Crimeia, por ocasião da concentração de apoio à integridade territorial da Ucrânia celebrado em 26 de fevereiro de 2014 pelos tártaros frente ao parlamento de Simferopol, a capital da península.