Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Exército do Burkina Faso mata 11 terroristas na província de Oudalan

Os militares do Burkina Faso mataram 11 terroristas numa operação de dois dias no norte do país, em resposta ao ataque da passada semana, no qual morreram nove civis, anunciou hoje o Estado-Maior do Exército.

Exército do Burkina Faso mata 11 terroristas na província de Oudalan
Notícias ao Minuto

14:25 - 25/02/21 por Lusa

Mundo Burkina Faso

"Depois dos recorrentes ataques contra a população civil nos últimos tempos na província de Oudalan, as Forças Armadas Nacionais planearam e levaram a cabo operações de busca para encontrar os terroristas e proteger as populações", disse o comunicado do Exército, citado pela agência de notícias Efe.

A operação, que combinou ações terrestres e aéreas, teve lugar na floresta de Bango e nas localidades de Tasmakat, Fourkoussou e Bidy, entre terça e quarta-feira.

No ataque, as forças do Burkina Faso dizem ter morte 11 insurgentes e capturado um outro, não registando qualquer baixa do lado das Forças Armadas, que confiscaram veículos, armas e munições.

O Burkina Faso está desde abril de 2015 a combater os terroristas afiliados à Al-Qaida, que sequestraram nessa altura um guarda de segurança na mina de Tambao, no norte do país, continuando desaparecido até hoje.

Esta é a região mais afetada pela insegurança no Sahel, situada no norte, que faz fronteira com o Mali e o Níger, embora o conflito se tenha alargado também às províncias vizinhas e à região centro e norte do país.

No Burkina Faso há mais de um milhão de deslocados internamente, o que significa um em cada 20 habitantes, naquela que é considerada a crise de refugiados com um crescimento mais rápido no mundo.

Leia Também: Burkina Faso. Padre desaparecido encontrado morto em zona de jihadistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório