Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Números estabilizam em Portugal; Internamentos em queda

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Números estabilizam em Portugal; Internamentos em queda

A Direção-Geral de Saúde (DGS) passou a apresentar, a partir de ontem, um relatório semanal da vacinação contra a Covid-19. O Norte é a região com mais pessoas vacinadas (171.789), tendo 3% da população residente recebido a primeira dose e 2% a vacinação completa. No entanto, o Alentejo é a região com maior percentagem de população já imunizada (6% têm a primeira dose e 4% já concluiu o plano vacinal).

A DGS revelou também dados referentes à vacinação por região e grupo etário. A faixa etária com mais pessoas vacinadas é a dos 24 aos 49 (131.874 com a primeira dose e 84.231 com vacinação concluída).

Também esta terça-feira, o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou que Portugal deve receber no segundo trimestre do ano as primeiras vacinas da Johnson & Johnson, fármaco cujo pedido de aprovação foi ontem submetido ao regulador europeu.

O mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde revela que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 127 óbitos, sendo que o total acumulado ascende às 15.649 mortes. Já quanto ao número de infeções, há esta quarta-feira 2.324 novos casos de Covid-19, num total de 790.885 infetados desde que o vírus foi diagnosticado em Portugal.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Boa tarde! Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar todas as atualizações sobre o novo coronavírus neste link. Mantenha-se seguro!

15h19 - Estrangeiros a viver em Portugal aumentaram 12% em ano de pandemia. Os cidadãos estrangeiros a residir em Portugal aumentaram 12% em 2020, em relação ao ano anterior, totalizando 660 mil os imigrantes com uma autorização de residência, indicou hoje o ministro da Administração Interna.

15h15 - Internamentos continuam em queda nos hospitais da região Centro. O número de internados em enfermaria Covid-19 e unidades de Cuidados Intensivos continua a descer nos hospitais da região Centro, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de saúde do Centro (ARSC).

15h09 - Brasil inicia estudo sobre a CoronaVac vacinando uma cidade inteira. O Instituto Butantan iniciou hoje a imunização em massa numa cidade do interior do estado brasileiro de São Paulo, que faz parte de um estudo inédito que analisará a capacidade da vacina CoronaVac em reduzir a propagação da Covid-19.

14h57 - Novo apoio será pago em função da data de entrada do pedido. O novo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) vai ser processado em função da data de entrada do pedido, cujo prazo decorre até sexta-feira, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

14h53 - Quantas vacinas foram administradas em Portugal? "As vacinas aumentam a taxa de imunização. Já foram administradas 556 331 vacinas em Portugal. Aguarde o contacto do seu centro de saúde", é a mensagem que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixou ao início da tarde desta quarta-feira no Twitter.

14h34 - Presidente dos bombeiros de Mogadouro vacinado por decisão interna. A direção dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro confirmou hoje que o presidente da instituição foi vacinado contra a Covid-19 com uma dose de vacina disponibilizada por uma clínica de hemodiálise do concelho.

14h29 - Governo anuncia repatriamento de portugueses no Brasil. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou hoje o repatriamento de portugueses que se encontram no Brasil e que precisam de regressar a Portugal por "razões humanitárias".

14h12 - Mais de 62 mil professores receberam formação na área do digital. Mais de 62 mil professores já receberam formação no âmbito da transição digital, em atividades na área da capacitação digital, das metodologias e dos instrumentos para o ensino à distância.

14h08 - Portugal regista hoje mais 127 mortes e 2.324 novos casos de Covid-19. O mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde revela que Portugal registou, desde o início da pandemia, um total de 15.649 óbitos e 790.885 infetados.

13h33 - Eslováquia pede ajuda de profissionais de saúde a parceiros da UE. A Eslováquia está a pedir ajuda aos Estados parceiros na União Europeia (UE) no âmbito da atual crise pandémica, solicitando o envio de profissionais de saúde para os seus hospitais, que estão sob forte pressão, foi hoje divulgado.

13h27 - Não se esqueça. Confirme o registo dos seus dados nas listas de vacinação. Deve fazê-lo "caso tenha mais de 50 anos e doenças associadas (doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica) ou 80 anos ou mais". Aqui.

13h25 - UE já recebeu 33 milhões de doses mas quer produção mais rápida. A União Europeia recebeu 33 milhões de doses de vacinas da covid-19 desde o início da vacinação, em dezembro, mas quer aumentar este número através do reforço da capacidade de produção a nível europeu, avançou hoje a Comissão Europeia.

13h22 - Centro hospitalar de Viseu com "dia histórico" ao não registar óbitos. Esta terça-feira foi "um dia histórico" no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) tendo em conta que foi a primeira vez este ano que não foram contabilizados óbitos por Covid-19, anunciou o diretor clínico. "Temos 116 internados, 95 em enfermaria e 21 em cuidados intensivos e é o primeiro dia em que não temos mais de 100 na enfermaria. É um dia muito bom. E também foi o primeiro dia com zero óbitos em 2021 o que também é um dia histórico para nós", destacou Eduardo Melo.

13h18 - Quase metade de infetados com imunidade passados dez meses. Quase metade das pessoas que foram infetadas com o novo coronavírus tinham alguma imunidade dez meses depois do contágio, segundo os dados preliminares de um estudo feito em Portugal apresentado hoje.

Na investigação realizada pela Ordem dos Médicos, Universidade Nova e várias fundações parceiras, 42% das cerca de 600 pessoas analisadas desde março de 2020 mantinham imunidade, uma das tendências foi para as pessoas que tiveram covid-19 com mais gravidade terem mais anticorpos.

13h14 - "Trabalhador pode optar pelo apoio à família em vez do teletrabalho". A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, confirmou, esta quarta-feira, que os trabalhadores vão poder escolher entre o teletrabalho ou receber o apoio à família, a propósito do fecho das escolas.

13h02 - Aprovado primeiro estudo com voluntários infetados deliberadamente. O Reino Unido aprovou o primeiro estudo mundial sobre a Covid-19 no qual os voluntários serão deliberadamente infetados com o vírus para testar a eficácia de vacinas e tratamentos, anunciou hoje o Governo britânico.

13h00 - Capitão Tom Moore foi alvo de muitas ofensas. Família nunca o revelou. A família do Capitão Tom Moore revelou que este foi alvo de vários insultos e críticas de pessoas que tentavam atacar o idoso que angariou milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS). Algo que a família manteve em segredo, para protegê-lo. "Acho que lhe teria partido o coração se soubesse que havia pessoas que o odiavam", conta a filha à BBC.

12h56 - Criminalidade em 2020 com "níveis mais baixos" desde que há registos. O ministro da Administração Interna anunciou hoje no Parlamento que a criminalidade registou em 2020 os níveis mais baixos em Portugal desde que há registo, tendo apenas subido os crimes informáticos.

12h45 - UE aprova "novo contrato com a Moderna" para mais 300 milhões de doses. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo contrato de aquisição de mais 300 milhões de doses de vacina da Covid-19 produzida pela Moderna. A líder do executivo comunitário disse ainda que 22 milhões de pessoas na União Europeia (UE) receberam já uma primeira dose de vacina da Covid-19, tendo sete milhões completado o processo.

12h36 - Pandemia (já) matou mais de 2,41 milhões de pessoas em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.419.730 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

12h30 - Suspensa contratação de enfermeiros formados no estrangeiro. A contratação de enfermeiros formados no estrangeiro está suspensa provisoriamente por causa de uma providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros no Supremo Tribunal Administrativo.

12h22 - Contraordenações instauradas este ano são já "superior a todo o ano 2020". Mais de 13 mil contraordenações foram levantadas pelas polícias em janeiro e fevereiro no âmbito do Estado de Emergência, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, avançando que os autos instaurados nesse período foram superiores aos registados em 2020.

12h19 - Bruxelas lança estratégia para enfrentar ameaça crescente das variantes. A Comissão Europeia propôs hoje um novo plano de preparação de biodefesa contra a Covid-19, face à ameaça das variantes do coronavírus, assente numa melhor deteção das estirpes, maior rapidez na aprovação de vacinas e aumento da sua produção.

12h14 - SNS 24 atendeu mais de um milhão de chamadas em janeiro. A linha telefónica SNS 24 atingiu o máximo da procura em janeiro, com um milhão e 94 mil pessoas a ligarem, tendo recebido num só dia quase 55 mil chamadas, segundo dados avançados hoje à Lusa pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

12h05 - Open da Austrália volta a ter público nas meias-finais. O Open da Austrália, primeiro 'major' da temporada de ténis, vai voltar a ter público nas bancadas durante as meias-finais em Melbourne Park, depois do confinamento decretado no estado de Victoria, devido a um surto de Covid-19.

11h32 - Registados picos de casos de Covid-19 na PSP e bombeiros em janeiro. O ministro da Administração Interna disse hoje que se registaram em janeiro picos de casos de Covid-19 nas forças de segurança e nos bombeiros, tendo atingido 10% do efetivo da PSP e mais de 500 bombeiros. "Tivemos picos em janeiro de infeções e de isolamento profilático nas forças de segurança, que chegaram a atingir no caso da PSP cerca de 10% do efetivo", afirmou Eduardo Cabrita.

11h11 - Movimento de passageiros nos aeroportos caiu 69,4% em 2020. No conjunto do ano de 2020 (dados preliminares), aterraram nos aeroportos nacionais 100,2 mil aeronaves em voos comerciais (-56,0% face a 2019) e foram movimentados 18,4 milhões de passageiros (-69,4%).

11h06 - "Aos que estão na linha da frente: Obrigado". A Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou, nas redes sociais, uma mensagem ao profissionais de Saúde. "Obrigado aos profissionais de saúde que estão na linha da frente. Proteja o SNS. Mantenha-se em casa. Salve vidas. Cuidar de si é cuidar de todos!", lê-se.

10h57 - O 1.º relatório e o que se sabe sobre a vacinação. Em que fase se inclui? A Direção-Geral da Saúde começou ontem a divulgar um relatório semanal acerca da vacinação em Portugal. Recorde aqui o Plano de Vacinação e em que fase está inserido.

10h35 - Pfizer e BioNTech fornecem 200 milhões de doses adicionais à União Europeia. O consórcio chegou, esta quarta-feira, a um acordo com a União Europeia para fornecer 200 milhões de doses adicionais da vacina contra a Covid-19, foi revelado em comunicado. A Comissão Europeia tem a opção de pedir ainda mais 100 milhões.

10h08 - Número de mortos em África subiu para os 99.367 nas últimas 24h. O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu para 99.367 nas últimas 24 horas, com mais 452 óbitos, totalizando 3.768.572 infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes da pandemia naquele continente.

09h25 - Primeiro lote de mil vacinas vai ser enviado para a Faixa de Gaza. O primeiro lote de mil vacinas contra o novo coronavírus vai ser enviado para a Faixa de Gaza, disseram hoje as autoridades israelitas que tinham bloqueado o fornecimento ao território palestiniano.

09h01 - Morreu Izael Caldeira, do grupo Demônios da Garoa, vítima da Covid-19. O músico brasileiro estava internado no hospital, em São Paulo, desde o início do mês de fevereiro, como adianta a imprensa local. Tinha 79 anos. "É com profunda tristeza e com os corações completamente apertados que comunicamos a todos o falecimento do nosso amado irmão Izael", pode ler-se num comunicado da banda, publicado no Instagram.

08h54 - Dúvidas sobre apoios? Linha da Seg. Social com horário alargado até 6.ª. A linha da Segurança Social está a funcionar com horário alargado esta semana até às 20h00, anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS). O objetivo é apoiar os trabalhadores e esclarecer dúvidas relacionadas com o apoio extra ao rendimento. Os beneficiários com dúvidas sobre este apoio podem, deste modo, ligar para o 300 502 502, das 9h00 às 20h00.

08h26 - Pais com filhos até 4.º ano vão poder trocar teletrabalho por apoio. Os pais com filhos até ao 4.º ano vão poder trocar o teletrabalho pelo apoio a propósito do fecho das escolas e os que alternem o apoio dado aos filhos em casa vão poder receber os seus salários a 100%, de acordo com o Jornal de Negócios e com o Público. A proposta também deverá abranger os dependentes com deficiência e incapacidade igual ou superior a 60% e as famílias monoparentais.

08h20 - Covid-19 e a arte. A pandemia (também) tem trazido à tona o que de melhor as pessoas têm e a arte é disso exemplo. A Agência France-Presse (AFP) colocou no Twitter algumas imagens de grafittis que o novo coronavírus inspirou.

08h12 - Japão inicia vacinação a menos de seis meses do início de Jogos Olímpicos. O Japão começou hoje a administrar a vacina contra a Covid-19, prevendo imunizar toda a população no prazo de um ano, numa altura em que faltam menos de seis meses para o início dos Jogos Olímpicos.

07h51 - Nova variante detetada no Reino Unido tem mutações preocupantes. De acordo com o relatório de um grupo de investigadores da Universidade de Edimburgo, já foram encontrados 38 casos desta nova variante, conhecida como B1525 - dois no País de Gales e 36 em Inglaterra - em amostras que datam de dezembro. Também já foi detetada em países como os Estados Unidos, Nigéria e Dinamarca. O que se sabe até ao momento?

07h22 - EUA com 1.428 mortos e 57.679 casos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 1.428 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, e 57.679 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h15 - DGS passa a apresentar relatório semanal de vacinação contra a Covid-19. Com a partilha destes dados "pretende-se reforçar a transparência da campanha de vacinação e das suas várias fases", destaca a Direção-Geral de Saúde (DGS). Saiba aqui as primeiras informações.

07h10 - Recorde. Apoio do Luxemburgo pode ser "semente" para "Europa mais forte". O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, considerou ontem que o apoio de profissionais de saúde do Luxemburgo ao hospital de Évora pode ser "uma semente" para a construção de "uma Europa mais forte e solidária".

07h06 - CHMT inicia estudos de identificação das variantes do SARS-CoV-2. O Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), arrancou esta terça-feira uma nova etapa, ao iniciar os estudos de identificação das variantes mais relevantes do vírus SARS-Cov-2. Numa primeira fase, a tecnologia permitirá identificar as variantes do Reino Unido, de África do Sul e do Brasil.

07h02 - Índia com 100 mortes e 11.610 novos casos em 24h. O país tem vindo a reduzir a progressão da doença nos últimos meses, depois de atingir o valor mais alto de infeções em meados de setembro de 2020, com 97.894 contágios num só dia.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Israel bloqueia vacinas de Gaza. 2% dos portugueses imunizados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório