Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Catar anuncia acordo para envio de gás de Israel para Faixa de Gaza

Israel vai enviar gás para a Faixa de Gaza através de um gasoduto, que será construído em colaboração com a União Europeia, anunciou hoje o enviado especial do Catar em Gaza, Mohamed el Amadi.

Catar anuncia acordo para envio de gás de Israel para Faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

20:28 - 14/02/21 por Lusa

Mundo Faixa de Gaza

Segundo a agência de notícias Efe, Mohamed el Amadi relatou o acordo durante entrevista ao portal de notícias palestino Palsawa, explicando que o acordo é fruto de negociações entre representantes das Nações Unidas, União Europeia, Catar, Autoridade Palestiniana, empresa da energia israelita Delek, entre outras entidades.

A Autoridade Palestiniana vai comprar gás à empresa Delek, que será enviado à Faixa de Gaza, através de um gasoduto que deverá ser construído em dois anos, ou dois anos e meio, e cuja obra é apoiada pela União Europeia com cinco milhões de dólares (4,1 milhões de euros).

Por outro lado, Al Amadi, que concluiu hoje uma visita a Gaza, acrescentou que aquele projeto vai permitir reduzir o preço do gás que entra em Gaza e, ao mesmo tempo, duplicar a quantidade de energia disponível para os quase dois milhões de habitantes.

O enclave está sob bloqueio israelita desde 2007, altura em que o movimento islâmico Hamas assumiu o controlo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório