Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Quase 140 mil republicanos deixaram o partido após invasão do Capitólio

As bases de dados dos registos de votação realçam uma desfiliação acima do habitual do Partido Republicano.

Quase 140 mil republicanos deixaram o partido após invasão do Capitólio
Notícias ao Minuto

23:53 - 10/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Invasão do Capitólio

Milhares de republicanos estão a deixar o partido. Embora seja frequente a inclinação partidária sofrer uma mudança após as eleições nos Estados Unidos, desde janeiro as bases de dados dos registos de votação denotam uma desfiliação mais elevada do que é habitual no Partido Republicano.

O The New York Times analisou os registos de votação e verificou que quase 140 mil republicanos deixaram o G.O.P (Grand Old Party) em 25 estados que tinham essa informação disponível.

A debandada de grandes proporções não parece ter sido indiferente à invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro.

Nos dias que se seguiram ao ataque, as linhas de telefone e os sites de oficiais de eleições locais foram inundados por dezenas de milhares de republicanos que pediram a desfiliação do Partido Republicano.

Em alguns estados a desvinculação do G.O.P foi mais evidente do que noutros. Na Califórnia, mais de 33 mil republicanos registados deixaram o partido nas três semanas após a invasão do Capitólio. Na Pensilvânia, no último mês mais de 12 mil eleitores desfiliaram-se do Partido Republicano. No Arizona, mais de 10 mil alteraram o seu registo de votação.

A maioria destes republicanos nestes e noutros estados passaram a ter um estatuto de não filiados.

Um dos republicanos que deixou o partido recentemente foi Juan Nunez, um veterano do exército que vive na Pensilvânia. Nunez afirmou ao Times que sentiu durante anos que uma das diferenças entre os Estados Unidos e muitos outros países era que a batalha da campanha eleitoral terminava no dia das eleições, quando todos os lados aceitavam de forma pacífica o resultado.

Isso mudou com Donald Trump e com a invasão do Capitólio. “O que aconteceu em D.C. (Washington) naquele dia partiu-me o coração”, admitiu.

Leia Também: Multidão queria "enforcar" Pence. Queriam matar Pelosi, dizem democratas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório