Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Multidão queria "enforcar" Pence. Queriam matar Pelosi, dizem democratas

Os procuradores democratas do julgamento de 'impeachment' de Donald Trump exibiram novas imagens da invasão do Capitólio. Revelaram que os apoiantes de Trump chegaram a estar a 30 metros de Mike Pence.

Multidão queria "enforcar" Pence. Queriam matar Pelosi, dizem democratas
Notícias ao Minuto

23:24 - 10/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Invasão do Capitólio

O julgamento de ‘impeachment’ de Donald Trump, acusado de incitar à violência e à insurreição no Capitólio no dia 6 de janeiro, prossegue no Senado norte-americano. O segundo dia do julgamento, marcado pela apresentação dos argumentos iniciais dos procuradores democratas, está a ser profícuo em revelações.

Os procuradores democratas estão a apresentar imagens novas das câmaras de segurança no interior do Capitólio com o objetivo de demonstrarem a extensão da violência cometida pelos apoiantes de Trump.

Um dos vídeos exibidos esta quarta-feira mostra a multidão que entrou no Capitólio a procurar o então vice-presidente, Mike Pence, que se tornou alvo da ira de Trump, e consequentemente dos seus apoiantes, por ter declinado ajudar Trump e subverter o resultado das eleições norte-americanas.

Segundo a Associated Press, no vídeo pode-se ouvir a turba a gritar “Enforquem o Mike Pence” e “Tragam o Pence” enquanto percorriam os corredores do Capitólio à procura do vice-presidente e de outros legisladores. No exterior do edifício, os apoiantes de Trump montaram uma forca improvisada.

De acordo com os procuradores democratas, a turba chegou a estar a 30 metros de Pence. Tal como fez para proteger outros legisladores, o polícia do Capitólio, Eugene Goodman, ajudou a afastar a multidão do local onde Pence estava escondido, conduzindo-os noutra direção.

“Podemos ouvir a multidão a pedir a morte do vice-presidente dos Estados Unidos”, salientou a procuradora democrata, Stacey Plaskett.

Polícia do Capitólio temeu pela segurança de Pelosi

Outro dos principais alvos da fúria dos apoiantes de Trump que invadiram o Capitólio foi a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. Os democratas assinalaram durante a sessão de hoje do julgamento que a polícia do Capitólio retirou Pelosi do complexo de edifícios por recear pela sua segurança.

Plaskett disse que a democrata foi retirada do Capitólio de forma apressada porque alguns dos invasores declararam a intenção de magoar ou matar Pelosi. A procuradora acrescentou ainda que se a tivessem encontrado teriam matado Pelosi.

“Fizeram-no porque Donald Trump enviou-os nesta missão”, vincou Stacey Plaskett.

Durante o julgamento os procuradores divulgaram um áudio dos funcionários de Nancy Pelosi, que estavam barricados, a pedirem ajuda e mostraram imagens da turba a tentar partir uma porta para entrar no gabinete de Pelosi.

Leia Também: Extremista esteve com aliado de Trump antes de se dirigir ao Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório