Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal com 196 mortes. Valor mais baixo desde 18 de janeiro

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com 196 mortes. Valor mais baixo desde 18 de janeiro
Notícias ao Minuto

07:56 - 08/02/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Mais de um milhão de alunos regressa hoje à escola, após uma paragem letiva de 15 dias. O Governo queria evitar ao máximo o regresso do ensino à distância, mas os números da pandemia assim não permitiram. Esta segunda-feira, os alunos voltam a ser obrigados a trocar, por tempo indefinido, as salas de aula pelas suas casas.

Apesar de este ser um cenário para o qual as escolas deveriam estar preparadas desde o início do ano letivo, conforme as orientações do Ministério da Educação, os alertas de que nem todos os problemas foram resolvidos chegam de diretores escolares, professores e pais, que antecipam este regresso com preocupação e esperança que dure pouco tempo.

Nesta nova 'temporada' de #EstudoEmCasa, as lições têm início às 9 horas da manhã e terminam mais cedo do que anteriormente: às 16h30. Os mais pequenos 'ocupam' os primeiros blocos, enquanto os alunos com mais idade ficam com as aulas mais tarde. Note-se que as aulas do Ensino Secundário também vão estar disponíveis na televisão, à semelhança do que ocorria com Ensino Básico. Neste link, pode ver em pormenor ambos os horários, assim como a disposição das matérias por disciplina e ano de escolaridade.

No país vizinho, contudo, noticia-se hoje que o ensino à distância teve resultados positivos no ano passado, com Espanha a ter uma taxa de aprovação muito superior ao anteriormente registado. Em causa estará a maior flexibilização dos professores, tendo em conta as dificuldades que se enfrentaram com a mudança, de um dia para o outro, do sistema educativo.

Entretanto, é notícia hoje também o facto de a AstraZeneca já estar a trabalhar numa nova vacina que seja mais eficiente contra a variante sul-africana do vírus. Espera-se que esta esteja concluída até o outono.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h30 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo AO MINUTO sobre a Covid-19.

15h28 - O líder da oposição da Grécia, Alexis Tsipras, acusou o primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, de mostrar desprezo pelas regras de bloqueio, por ter participado num grande almoço ao ar livre. Mitsotakis participou este fim de semana num almoço ao ar livre, na ilha grega de Ikaria, oferecido por um deputado local.

Um vídeo do repasto, divulgado nas redes sociais, mostra pelo menos 25 pessoas presentes, enquanto a música tradicional da ilha, com tambores e gaitas de foles, pode ser ouvida ao fundo.

15h20 - Um surto de covid-19 num lar da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco já infetou 78 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da câmara local.

15h02 - O presidente da Câmara Municipal de Loures manifestou-se hoje apreensivo com o atraso do início da vacinação contra a covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa e defendeu que o Governo deve procurar soluções fora da União Europeia.

14h59 - Um ano após o primeiro caso do novo coronavírus, os esforços para acelerar a resposta à pandemia, incluindo acesso às vacinas pelos países pobres, continuam largamente subfinanciados com um défice global que atinge 27,2 mil milhões de dólares.

14h55 - O Peru revelou hoje como se processará o seu plano de vacinação. Veja:

14h48 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.316.812 mortes entre 106.080.500 casos de infeção em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço da agência AFP às 11:00 de hoje.

14h43 - O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reapareceu hoje em público para participar numa conferência de imprensa matinal após duas semanas de isolamento devido ao contágio com o novo coronavírus.

14h33 - Cerca de 900 pessoas deverão ser vacinadas esta semana contra a covid-19 no Algarve ao abrigo da nova etapa de vacinação que hoje arrancou em Portimão e Olhão, disse o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS).

14h20 - Dados da Covid-19 em Portugal.Nas últimas 24 horas, Portugal somou mais 2.505 diagnósticos positivos de infeção por SARS-CoV-2 e 196 mortes relacionadas com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, pela Direção-Geral de Saúde (DGS). A última vez que o país tinha registado um número tão baixo de óbitos foi a 18 de janeiro.

14h16 - O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, anunciou que a primeira fase de vacinação contra a COVID-19 no país terá início "este mês" e durará, pelo menos, até ao início de 2022.

14h12 - A Hungria será o primeiro membro da União Europeia (UE) a usar esta semana a vacina russa Sputnik V contra a covid-19, que já recebeu as autorizações nacionais necessárias, anunciaram hoje as autoridades de saúde húngaras.

14h09 - O plano de vacinação contra a covid-19 na região Centro para pessoas com mais de 80 anos ou de 50 anos com doenças associadas tem início na sexta-feira em oito locais de vacinação, foi hoje anunciado.

Os centros de vacinação vão estar instalados em Coimbra, Oliveira do Hospital (Coimbra), Leiria, Viseu, Sever do Vouga (Aveiro), Fundão e Proença-a-Nova (Castelo Branco), além de Sabugal (Guarda).

14h06 - Mais de metade das empresas do alojamento turístico em atividade no mês de janeiro registaram quebras de faturação superiores a 90%, de acordo com um inquérito da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), hoje divulgado.

14h00 - O número de pessoas infetadas com covid-19 no surto da Casa do Artista, em Lisboa, é de 38, 17 das quais residentes e 21 profissionais, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

13h50 - A ministra da Saúde faz ponto de situação sobre vacinação.Marta Temido anunciou que "hoje foi recebida uma nova entrega de vacina da BioNtech/Pfizer, numa quantidade de 87.750 doses", estando ainda prevista para esta semana uma entrega da vacina Moderna de 22.800 doses.

De acordo com as entregas confirmadas até à data, para o primeiro trimestre, está em causa cerca de 1.9 milhões doses de vacinas. "Há ainda quantidades que estavam contratadas cuja a entrega está por confirmar, o que se espera que aconteça", afirmou a ministra.

13h32 - Os sete centros de vacinação contra a covid-19 abertos a Norte vão administrar 1.500 doses esta semana, revelou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), sem previsões de abrir novos locais ao longo desta semana.

13h12 - #ESTUDOEMCASA para o Ensino Secundário disponível também em TDT. Sabe como aceder?

- Se o sistema de receção recebe o sinal via satélite, bastará desligar e voltar a ligar o equipamento.
- Caso tenha um recetor de sinal terrestre, terá de seguir os seguintes passos:
a) Use o comando da TV ou o descodificador TDT (Box)

b) Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções:

Configurar | Antena|Setup | Instalar | Ajuste do canal |Procura de canais| ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box)

c) Siga as instruções que aparecem no ecrã.

Para mais informações, aceda aqui

13h03 - Metade da restauração encerrada em janeiro e 36% pondera insolvência. Cerca de metade das empresas da restauração tinha a atividade totalmente encerrada em janeiro e 36% ponderavam avançar para insolvência, revelou um inquérito da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), hoje divulgado

12h57 - Surto na fábrica de conservas ESIP de Peniche com 36 infetados, num universo de 800. O delegado de saúde explicou à agência Lusa que o surto começou no passado dia 1, tendo sido testados 638 dos cerca de 800 trabalhadores, dos quais 36 tiveram teste positivo à covid-19. Mas, garantiu, o surto "está estagnado", estando todas as linhas de produção da fábrica a funcionar dentro da normalidade.

12h53 - Hospitais de Almada e Setúbal com mais de 450 doentes internados. Os principais hospitais da margem sul do Tejo, São Bernardo, em Setúbal, e Garcia de Orta, em Almada, continuam sob forte pressão e registam hoje um total de 457 doentes covid internados, 46 dos quais em cuidados intensivos

12h45 - PS/Açores pede esclarecimentos sobre vacinação. O grupo parlamentar do PS/Açores solicitou hoje esclarecimentos ao Governo Regional sobre as orientações e supervisão do processo de vacinação contra a Covid-19 na região, na sequência de notícias que apontam para alegadas irregularidades

12h42 - Surto em Lar de Abrantes "estabilizado". O surto que infetou cerca de 80 utentes e funcionários no lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes já causou sete mortes, mas a situação apresenta-se "estabilizada", disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal

12h30 - Quase metade dos associados da Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP) prevê uma redução da atividade este ano, enquanto 30% acredita na manutenção e 24% admite um crescimento do negócio, segundo um inquérito hoje divulgado.

12h23 - No dia em que regressaram as aulas à distância, o ministro da Educação marcou presença numa escola em São Brás de Alportel, no Algarve, onde considerou que o regresso "à escola é uma urgência".

"Nada substitui as aulas presenciais, é muito importante voltar o mais rapidamente possível, embora seja com segurança" (Ministro da Educação)

Quando questionado se todos os alunos têm as condições necessárias para ter aulas em casa, Tiago Brandão Rodrigues tentou contornar a questão falando em vários "constrangimentos" e reforçando que são feitos todos os esforços necessários nesse sentido, sendo que voltar à escola será sempre a melhor forma de resolver o assunto.

12h20 - A DBRS considera que o turismo português não vai recuperar totalmente este ano, dada a "particularmente crítica" situação sanitária e o prolongamento das restrições, mas o choque será temporário e a atratividade do país irá manter-se no pós-pandemia.

A agência sustenta que "o choque da covid-19 será temporário e não deverá resultar em mudanças estruturais no setor turístico português".

12h09 - O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) alertou hoje para a existência de um "grande descontentamento" nestes profissionais, "completamente empenhados no combate à pandemia de covid-19", que será demonstrado em ações simbólicas.

12h04 - Já chegaram à Catalunha as primeiras doses da vacina da AstraZeneca.

11h57 - O diretor-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, Eduardo Samo Gudo, disse hoje que o país está a enfrentar uma segunda vaga de covid-19 muito mais severa, que só pode ser revertida através de restrições reforçadas.

11h55 - Quem sofre de depressão e de ansiedade apresenta uma maior predisposição para a aumentar a ingestão de de álcool durante a atual pandemia da Covid-19, revela um novo estudo realizado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Saúde Pública Global da Universidade de Nova Iorque (NYU), nos Estados Unidos.

11h40 - Hoje, o pedido para ficar em casa, vem pela voz dos profissionais de saúde da Guarda.

11h12 - Catarina Martins esteve esta manhã numa escola profissional em Almada, onde decidiu denunciar aquilo que considera ser uma "descriminação" para com o ensino profissional.

A líder do Bloco de Esquerda lembrou o atraso na entrega de computadores aos estudantes e o atraso na tarifa social de internet, uma situação que não é sequer contemplada para os alunos do ensino profissional. A bloquista reforçou, por isso ,a necessidade de atribuir estes apoios a todos os alunos.

Quanto ao regresso ao ensino presencial, Catarina Martins defende que "as escolas são necessárias, sim, mas só quando for possível e seguro" e defendeu que as primeiras a abrir devem ser as creches e ensino de pré-escolar. Defendeu, ainda, a necessidade de mais apoios para os pais que não podem trabalhar por terem de prestar apoio aos filhos que estão em casa.

11h00 - O ministério das Infraestruturas congratula-se com a celebração de de acordos de emergência com a generalidade dos sindicatos representativos da TAP, considerando que os sindicatos e os trabalhadores "demonstraram estar à altura do momento histórico que a empresa atravessa".

10h48 - O ministro da Educação, afirmou esta manhã, em declarações à TSF, que as escolas vão ter de ser das primeiras infraestruturas a reabrir assim que houver condições para desconfiar.

"As escolas foram as últimas a fechar têm de ser das primeiras infraestruturas a abrir, a começar pelos mais novos, que têm mais dificuldades em lidar com os meios tecnológicos", afirmou Tiago Brandão Rodrigues, voltando a reforçar a importância do ensino presencial.

10h43 - A partir de hoje, a Suíça vai pedir resultados de testes de Covid-19 negativos para os viajantes que queiram entrar no país. Já o período de quarentena obrigatória para quem chega ao país, oriundo de países de risco, é agora de sete (e não dez) dias.

10h23 -Portugal administrou, até às 00h00 do dia 7 de fevereiro, 395.904 vacinas contra a Covid-19, num processo que arrancou a 27 de dezembro. De acordo com a mais recente atualização do Ministério da Saúde, a segunda dose já foi administrada a 104.526 pessoas (as restantes 291.378 ainda só receberam a primeira dose).

Notícias ao Minuto © SNS

10h15 - A empresa da Universidade de Coimbra (UC) ICNAS-Produção acaba de instalar o primeiro laboratório ibérico especializado no teste e certificação de dispositivos médicos respiratórios, designadamente ventiladores pulmonares, no contexto da covid-19, foi hoje anunciado.

10h06 - Organizações que representam os médicos referem que a vacinação contra a Covid-19 avançou para outros grupos, antes de terminar o grupo dos profissionais de saúde, "numa estratégia ditada pela manipulação da perceção pública".

Após uma reunião extraordinária para analisar o atual contexto da pandemia, o Fórum Médico emitiu um comunicado no qual aponta "lacunas" ao plano de vacinação contra a Covid-19 anunciado em dezembro último. De um mogo geral, as várias lacunas do plano prendem-se com "a identificação dos grupos de risco, operacionalização e fiscalização da vacinação".

09h50 - África registou nas últimas 24 horas mais 350 mortes por covid-19 para um total de 95.075 óbitos, e 11.087 novos casos de infeção, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente.

09h40 - A líder da bancada parlamentar do PS acusa Ana Rita Cavaco de "mesquinhez, indecência e má educação", depois dos comentários da Bastonária nas redes sociais. Depois de ter chamado "gorda fura filas" à autarca de Portimão, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, referiu-se a Daniel Oliveira recorrendo à palavra "esterco". Em causa, a crónica publicada no Expresso 'O que Ana Rita Cavaco ouviu dizer e as duas faces da mesma incivilidade'.

09h38 - O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) dispõe de "capacidade razoável" para tratar doentes com covid-19 em cuidados intensivos, mas isso implica "sacrificar" outras atividades, admite o diretor clínico, José Júlio Nóbrega, apontando como exemplo o bloco operatório.

09h20 - O ministério da Saúde espanhol publicou uma norma nas suas redes sociais sobre como manter as salas de aula ventiladas, para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

09h12 - A PSP alertou hoje pais, educadores, professores e alunos para um possível aumento do cyberbulling no atual contexto da escola 'online', sublinhando que este comportamento deve continuar a ser reportado às equipas da Escola Segura.

09h00 -A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra da covid-19 da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.

Numa norma divulgada no seu 'site', a DGS acrescenta, no entanto, que "em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada" se só estiver disponível esta vacina.

08h40 - Mais de uma centena de médicos, alguns reformados, escreveram uma carta à ministra da Saúde a queixarem-se das barreiras administrativas que lhes foram levantadas quando se ofereceram para ajudar como voluntários o Serviço Nacional de Saúde.

08h25 - O setor dos casamentos em Portugal teve perdas de faturação na ordem dos 90% em 2020, devido à pandemia de covid-19, que interrompeu grande parte da atividade, revela um estudo agora divulgado.

08h10 - As agências imobiliárias de Coimbra têm registado um aumento de pedidos de renegociação das rendas e dos seus valores por parte de estudantes assim que entrou em vigor o novo confinamento.

07h45 - Em Espanha, o último ano académico, marcado pelo encerramento das escolas durante três meses como medida de emergência para travar a primeira vaga do novo coronavírus, terminou com a maior taxa de aprovação alguma vez registada, escreve o El Pais.

As autoridades educativas decidiram flexibilizar as regras de passagem de um ano para o outro para compensar as graves dificuldades enfrentadas pelo sistema educativo, uma vez que este se reinventou de um dia para o outro como um sistema de ensino à distância.

07h35 - A África do Sul decidiu interromper a administração da vacina produzida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford depois de se ter avançado que esta não seria eficaz contra a variante sul-africana do vírus, aquela que mais predomina neste país. O ministro da Saúde Zweli Mkhize afirmou que as vacinas serão armazenadas até que haja informações de especialistas sobre o que fazer com as mesmas. Até lá, os profissionais de saúde continuarão a ser inoculados com as vacinas da Johnson & Johnson e da Pfizer.

07h28 -A Alemanha regista, no início desta semana, 4.535 novos casos de Covid-19 e 158 mortos em 24 horas.

Os dados atualizados à meia-noite pelo Instituto Robert Koch indicam, assim, que desde o início da pandemia o país germânico já soma 2.288.545 casos da doença e 61.675 mortes.

07h26 - A farmacêutica AstraZeneca anunciou que já está a trabalhar numa nova vacina que seja eficaz contra a variante sul-africana do vírus. O anúncio foi feito depois de ter sido notícia o facto de a sua vacina não ser eficiente contra esta estirpe, sobretudo em casos de infeção leve.

Quanto aos casos graves, a farmacêutica afirma que não há ainda informações suficientes sobre a eficácia ou não da vacina.

07h25 - Regresso às aulas online. Os alunos do 1.º ao 12.º ano retomam hoje as atividades letivas, mas longe das escolas, regressando das férias antecipadas para o já conhecido ensino a distância que marcou o final do ano letivo passado.

No total, são cerca de 1,2 milhões de alunos que voltam a ser obrigados a trocar, por tempo indefinido, as salas de aula pelas suas casas, quase um ano depois de, em março, o Governo ter encerrado as escolas e implementado o ensino a distância para conter a pandemia de covid-19.

07h24 - O México registou 414 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 166.200, informaram as autoridades mexicanas.

07h22 - Os Estados Unidos registaram 1.447 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, além de 95.764 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

07h20 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, este domingo, à pandemia do novo coronavírus. Pode, contudo, recordar os acontecimentos do dia anterior aqui.

Leia Também: Covid-19. Escolas regressam hoje às aulas, mas à distância

Recomendados para si

;
Campo obrigatório