Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19. Moçambique enfrenta segunda vaga muito mais severa

O diretor-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, Eduardo Samo Gudo, disse hoje que o país está a enfrentar uma segunda vaga de covid-19 muito mais severa, que só pode ser revertida através de restrições reforçadas.

Covid-19. Moçambique enfrenta segunda vaga muito mais severa
Notícias ao Minuto

11:36 - 08/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Não temos dúvidas de que estamos perante uma segunda vaga muito mais severa", declarou Eduardo Samo Gudo, em entrevista à emissora pública Rádio Moçambique (RM).

O ritmo acelerado, persistente e consistente das infeções enquadra-se na "definição clássica" de uma segunda vaga da pandemia, avançou.

Moçambique, prosseguiu, está com uma das mais altas taxas de positividade do novo coronavírus em África, tendo-se situado nos 31,2% na primeira semana deste mês.

"O número de casos por dia, nos primeiros sete dias deste mês, foi de 900, totalizando cerca de 5.500 casos numa única semana, e o número de óbitos por dia foi de 14, somando 103 em apenas uma semana", frisou.

O incumprimento das medidas de prevenção durante a quadra festiva em dezembro foi "o gatilho" que fez as infeções dispararem, mas a situação foi exacerbada pela nova variante de covid-19 detetada na África do Sul.

A nova estirpe detetada na África do Sul começou a circular em Moçambique em novembro do último ano, acrescentou.

"Temos uma transmissão mais acelerada", apesar de a virulência e a severidade da nova estirpe se manter a mesma da primeira variante, referiu o diretor do INS.

"Medidas leves e moderadas já não revertem [o atual quadro], porque as cadeias de transmissão estão muito dispersas, só medidas restritivas severas é que podem desacelerar o ritmo de transmissões", enfatizou Eduardo Samo Gudo.

Um elevado ritmo de infeções é que está por detrás da subida de internamentos, óbitos e pressão sobre a testagem e consequente demora na notificação dos resultados.

Eduardo Samo Gudo assinalou que Maputo é atualmente o epicentro de covid-19, mas o país já conta com vários focos de transmissão comunitária, devido à multiplicação de cadeias de transmissão.

O país vive por 30 dias, desde a última sexta-feira, sob novas restrições face ao aumento do número de óbitos, internamentos e casos que só em janeiro superaram os números de todo o ano de 2020, concentrando-se em Maputo.

O Presidente moçambicano anunciou na quinta-feira, entre 20 novas medidas, um recolher obrigatório durante a noite, das 21:00 às 04:00, na área metropolitana de Maputo, que abrange também os distritos adjacentes de Matola, Boane e Marracuene.

O país contabiliza um total acumulado de 460 mortes e 44.600 casos, dos quais 61% recuperados.

Leia Também: Moçambique. Apreensões milionárias mostram combate a narcotráfico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório