Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

China promove iniciativas escolares para tornar jovens mais "másculos"

Aviso gerou indignação na rede social chinesa Weibo.

China promove iniciativas escolares para tornar jovens mais "másculos"
Notícias ao Minuto

10:30 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo China

Um aviso do Ministério da Educação da China está a gerar polémica após sugerir que os jovens chineses se tornaram demasiado "femininos". A mensagem, amplamente divulgada na rede social chinesa Weibo - foi apelidada de "sexista" por vários internautas.

De acordo com a BBC, na passada semana, o Ministério da Educação emitiu um aviso com o título: A Proposta para Prevenir a Feminização dos Adolescentes Masculinos.

O texto aconselhava ao recrutamento de atletas reformados e pessoas desportistas e a aposta no desenvolvimento de desportos como o futebol, de forma a "cultivar a masculinidade dos alunos".

Este não é um tema novo no país, uma vez que o governo chinês demonstrou, há tempos, preocupação com o facto de os modelos masculinos mais conhecidos já não serem fortes e figuras atléticas como os "heróis do exército".

Em maio de 2020, um delegado do principal órgão consultivo do governo disse que muitos dos adolescentes masculinos se tornaram "fracos e tímidos". De acordo com Si Zefu, a "feminização" destes jovens, "colocaria em perigo a sobrevivência e o desenvolvimento da nação".

Esta situação, de acordo com o mesmo, deve-se ao facto de grande parte dos rapazes ser criada pelas mães e avós e que, para combater isso, as escolas deveriam desempenhar um papel mais ativo para assegurar uma educação mais equilibrada.

Leia Também: Covid-19.China soma 30 novos casos, 17 por contágio local

Recomendados para si

;
Campo obrigatório