Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais de 10 mil recuperados; Calendário escolar com 'luz verde'

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 10 mil recuperados; Calendário escolar com 'luz verde'

Ontem foi um dia marcante no que ao combate à Covid-19 em Portugal diz respeito. Começou a 'segunda etapa' da primeira fase do Plano de Vacinação - em que entram maiores de 50 anos com comorbilidades e também os idosos com mais de 80 anos - e a equipa alemã que nos veio ajudar (e que ficará a trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa) chegou ao país.

Mas a notícia do dia foi a demissão do até então coordenador da task-force, Francisco Ramos, justificada "por irregularidades detetadas pelo próprio no processo de seleção de profissionais de saúde no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do qual é presidente do Conselho de Administração". Para o lugar foi nomeado o vice-almirante Gouveia e Melo.

De lembrar ainda que Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 225 óbitos e 7.914 infetados por Covid-19, informou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, o país passa a somar, desde o início da pandemia, 13.482 mortos e 748.858 casos do novo coronavírus.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h45 - Boa tarde! Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar os desenvolvimentos relacionados com a Covid-19 neste link. Mantenha-se seguro!

15h42 - Surto em lar de freguesia rural de Nisa resolvido e sem mortos. O surto de Covid-19 no lar de Amieira do Tejo, no concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, já está "resolvido", sem ter provocado nenhuma vítima mortal, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

15h38 - Centro de vacinas na Póvoa de Varzim preparado para 400 pessoas por dia. O espaço cedido pela Câmara da Póvoa de Varzim para a vacinação contra a Covid-19 da população do concelho e do município vizinho de Vila do Conde, tem capacidade para atender 400 pessoas por dia, disse hoje o autarca.

15h23 - Médicos pedem correção do decreto relativo aos delegados de saúde. Os médicos de saúde pública querem que o Ministério de Saúde corrija o decreto publicado terça-feira sobre a gestão dos profissionais de saúde, considerando que, tal como está, permite que quem não é médico exerça as funções de delegado de saúde.

14h56 - Portugal regista mais 225 mortos e 7.914 casos confirmados de Covid-19. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 225 óbitos e 7.914 infetados por Covid-19, informou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). Este deu ainda conta de que se registaram mais de 10 mil recuperados (10.760).

14h53 - Vacinação a não residentes em lares arranca em Beja na quarta-feira. A vacinação contra a Covid-19 de pessoas prioritárias e não residentes em lares de terceira idade arranca na próxima quarta-feira em Beja, revelou hoje o presidente da câmara municipal, Paulo Arsénio.

14h40 - Governo dá 'luz verde' a alterações ao calendário escolar (e não só). O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o decreto-lei que estabelece medidas excecionais e temporárias na área da educação para 2021, no âmbito da pandemia da doença Covid-19.

De forma a assegurar a continuidade das atividades educativas e letivas, de forma justa, equitativa e de forma mais normalizada possível, "as medidas definidas são aplicáveis à educação pré-escolar e às ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, ministradas em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo de nível não superior, incluindo escolas profissionais, públicas e privadas", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

14h22 - Vacinação no Reino Unido contribuirá para rápida recuperação em 2021. O "bem-sucedido" programa nacional de vacinação no Reino Unido vai contribuir para a "rápida" recuperação da economia do país em 2021, afirmou hoje o Banco de Inglaterra, que deixou as taxas de juro inalteradas em 0,1%.

14h13 - Portugal apoia esforço de construção de uma União Europeia da Saúde. A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje o apoio da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia à proposta de Bruxelas de Construir uma União Europeia da Saúde, nomeadamente no reforço da resposta a futuras crises pandémicas.

14h10 - Catalunha levanta (algumas) restrições. Após um decréscimo no número de novos casos e de hospitalizações, a Catalunha removeu algumas das restrições impostas para combater a pandemia, permitindo a reabertura dos ginásios e a liberdade de circulação para fora dos municípios, reportam os meios de comunicação espanhóis.

14h02 - "Mais de 800 inscritos" para voluntariado no hospital de campanha. A procura de voluntários para o hospital de campanha de Lisboa, dedicado a doentes Covid-19, regista "uma resposta surpreendente", com mais de 800 inscritos, pelo que as inscrições devem encerrar "em breve", avançou hoje a Universidade de Lisboa.

13h59 - Hospitais da região Centro com taxas de ocupação de 89% em enfermaria. Os hospitais da região Centro estão com uma taxa de ocupação de 89% em enfermaria para doentes infetados com Covid-19 e de 85% em cuidados intensivos, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

13h58 - Ministra pede às farmacêuticas para resolverem "contratempos" nas vacinas. A ministra da Saúde, Marta Temido, solicitou hoje às farmacêuticas que se comprometeram com a entrega de vacinas para a União Europeia (UE) para cumprirem o acordado e resolverem os "contratempos" verificados no processo de entrega.

13h31 - Açores com cinco novos casos e 23 recuperações nas últimas 24 horas. O número de casos de Covid-19 voltou hoje a baixar nos Açores, tendo sido detetados nas últimas 24 horas cinco novos doentes, três dos quais em São Miguel, um na Terceira e outro no Faial.

13h27 - "A diretora-geral da Saúde não precisa de aparecer, precisa de trabalhar". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, desvalorizou hoje o facto de não aparecer em público há quase um mês, durante o pior período da pandemia de Covid-19, e justificou a ausência com uma nova estratégia de comunicação.

13h20 - Professores em teletrabalho sem apoio para filhos com menos de 12 anos. A Fenprof alertou hoje para a situação dos professores com filhos menores de 12 anos que estão impedidos de beneficiar de qualquer apoio e acompanhamento das crianças porque estão em teletrabalho, pondo em causa a qualidade do ensino.

12h59 - JSD envia ramo de cravos vermelhos para o Largo do Rato. Com a perda de estatuto de país totalmente democrático para passarmos a ser considerados "uma "democracia com falhas", divulgada ontem por um estudo da revista The Economist, a Juventude Social Democrata (JSD) enviou, esta quinta-feira, um ramo de cravos vermelhos para o Largo do Rato, sede do Partido Socialista (PS).

12h55 - Mais de 104 milhões de casos e 2,2 milhões de mortos no mundo. A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 2.269.346 de mortos entre os mais de 104.350.880 infetados desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China em dezembro de 2019, indica um balanço até às 11h00 de hoje da AFP.

12h48 - Mais de três quartos dos portugueses quer tomar a vacina contra a Covid. Mais de três quartos dos portugueses que participaram num inquérito internacional divulgado hoje declaram querer ser vacinados contra a Covid-19 mas menos de metade considera que há informação completa sobre o plano de vacinação.

12h37 - Governo dos Açores mantém cerca em Rabo de Peixe em zona mais restrita. O Governo Regional dos Açores decidiu manter a cerca sanitária na vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, por mais uma semana, devido à Covid-19, mas restringiu-a a uma zona mais limitada.

12h31 - Reino Unido vai investigar mistura de vacinas diferentes entre doses. Um estudo financiado pelo Governo britânico vai investigar a possibilidade de misturar diferentes tipos de vacinas contra a Covid-19 entre a primeira e a segunda dose com segurança e sem diminuir a eficácia, foi hoje anunciado.

12h14 - Elevado número de óbitos em Portugal em destaque na AFP. "Perante um número explosivo de mortes ligadas à epidemia de Covid-19 durante uma terceira onda em Portugal, os empresários funerários do país estão à beira do colapso", descreve a agência de notícias. Veja, em baixo, a reportagem numa funerária de Lisboa.

11h59 - Bruxelas não comenta mas acompanha processo de vacinação em Portugal. A Comissão Europeia escusou-se hoje a comentar as polémicas relacionadas com o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, mas assegurou que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) acompanha "de perto" estes procedimentos.

"Não vou fazer comentários específicos sobre determinados países europeus, mas gostaria de salientar que o ECDC está a acompanhar de perto os processos de vacinação nacionais", afirmou o porta-voz do executivo comunitário para a área da Saúde Pública, Stefan De Keersmaecker.

11h37 - Seis mortos no surto no Lar da Misericórdia de Redondo. O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, com um total de 76 infetados, já provocou a morte de seis utentes, revelou hoje a instituição.

11h18 - Cruz Vermelha quer ajudar a imunizar 500 milhões de vulneráveis. A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) anunciou hoje um plano para imunizar 500 milhões de pessoas vulneráveis contra a Covid-19, alertando que a distribuição atual de vacinas é injusta e põe em perigo mesmo os já vacinados.

11h12 - Amadora-Sintra já está a receber doentes respiratórios em ambulâncias. O Hospital Amadora-Sintra já está a receber doentes respiratórios em ambulâncias desde as 08h00 de hoje, depois de se ter verificado um alívio nos serviços, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

10h51 - "Apelo é que não se deixe de fazer atos preventivos para melhorar saúde". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou, esta quinta-feira, para que a população portuguesa não deixe de ter comportamentos preventivos com a sua saúde em tempos de pandemia. "O apelo da DGS é que as pessoas não deixem de praticar atos preventivos para melhorar a sua saúde", sublinhou a responsável, em declarações aos jornalistas, em Alcochete.

10h39 - PSD propõe pena de até 3 anos de prisão para "vacinação indevida". O PSD entregou hoje no parlamento um projeto de lei que autonomiza o crime de "vacinação indevida", propondo a punição com pena de prisão até três anos ou multa. "Propõe-se que quem, por si ou por interposta pessoa, der ou aceitar, para si ou para terceiro, vacinação em violação dos critérios estabelecidos em plano de vacinação seja punido com pena de prisão até três anos ou pena de multa, se pena mais grave não lhe couber por força de outra disposição legal", lê-se no documento.

10h35 - PSP alerta para burlas: "Apenas o SNS disponibiliza vacinas". Com o avançar do processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, a PSP deixou, esta quinta-feira, um alerta à população sobre possíveis burlas relacionadas com a vacina. "Apenas o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza vacinas (genuínas) contra a Covid-19", lembrou a força policial numa mensagem divulgada esta manhã nas redes sociais.

10h31 - Dinamarca e Noruega desaconselham vacina da AstraZeneca para idosos. As autoridades de saúde dinamarquesas e norueguesas recomendaram hoje a não administração da vacina AstraZeneca contra o novo coronavírus em maiores de 65 anos devido à falta de informações sobre a sua eficácia e segurança em idosos.

10h22 - Compras físicas na rede Multibanco descem 34% com confinamento. Os efeitos do confinamento já se fazem sentir nos pagamentos. Dados da SIBS, divulgados esta quinta-feira, revelam que as compras físicas caíram 34% com a entrada no novo período de confinamento, tal como se verificou entre março e maio do ano passado.

10h16 - Hospital de Setúbal. Diretor de Infecciologia escreve carta a Temido. O diretor do serviço de Infecciologia do Hospital de Setúbal escreveu uma carta aberta dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido. Considerando o aumento de casos de Covid-19 no país, o responsável alertou para a pressão vivida no hospital. "O que apresentámos [na carta] é um retrato de uma realidade que pesa muitíssimo sobre um hospital já de si carenciado", começou por explicar José Poças, em declarações à SIC Notícias.

10h06 - A homenagem ao herói. Reino Unido junta-se em salva de palmas a Tom Moore. Às 18 horas desta quarta-feira, o Reino Unido juntou-se em uníssono para celebrar a vida do Sir que angariou cerca de 33 milhões de libras (37 milhões de euros) de donativos para ajudar o Serviço Nacional de Saúde britânico. Recorde a história e veja a galeria.

Notícias ao Minuto [Reino Unido juntou-se numa homenagem a Sir Tom]© Getty Images

10h00 - Número de pessoas vacinadas ultrapassa total de infetados a nível mundial. O número total de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus já ultrapassa o total de pessoas infetadas desde o início da pandemia, reporta a Reuters, que assinala o marco no caminho para acabar com a pandemia.

09h50 - GNR põe fim a convívio com 14 pessoas em associação de Leiria. A GNR anunciou hoje que encerrou uma associação recreativa e cultural, que promovia um convívio com 14 pessoas, em Chãs, no concelho de Leiria, em incumprimento das regras estipuladas no âmbito da pandemia da Covid-19.

09h37 - Região de Madrid distribui gratuitamente máscaras FFP2 a maiores de 65. As autoridades da região de Madrid começam hoje a distribuir gratuitamente pelos habitantes com mais de 65 anos máscaras de proteção FFP2, indicadas para o pessoal de saúde.

09h23 - Equipa da OMS em Wuhan diz que lado chinês está a cooperar. Um dos investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em busca de pistas sobre a origem do novo coronavírus na cidade de Wuhan, centro da China, disse hoje que o lado chinês ofereceu um alto nível de cooperação.

09h10 - Francisco Ramos demitiu-se e partidos não faltaram à chamada das reações. A Esquerda pede esclarecimentos sobre a situação e apela para que demissão não prejudique processo de vacinação. Já à Direita do PS, o motivo da demissão do ex-coordenador da 'task force' não convenceu, e presença militar foi pedida. Leia aqui.

09h00 - Teste rápido à Covid-19? Este site diz-lhe onde pode fazer (e o preço). Precisa de fazer um teste rápido à Covid-19, mas não sabe onde se dirigir? Há um site que pode ajudar. Chama-se covidtesterapido.pt e tem como objetivo facilitar o acesso a testes rápidos tanto para as empresas como para particulares.

08h44 - Mais de 100 pessoas detidas no âmbito do Estado de Emergência. Mais de cem pessoas foram detidas entre 15 e 30 de janeiro pela GNR e PSP por crime de desobediência, 40 das quais por violação da obrigação de confinamento obrigatório, por incumprimento das medidas previstas no Estado de Emergência. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Administração Interna (MAI) na sequência de uma reunião na quarta-feira no âmbito da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência.

08h33 - Aulas em casa. Estes são os (novos) horários da Telescola na RTP Memória. Por força da pandemia da Covid-19, alunos voltam a assistir às aulas a partir de casa. Fique a par aqui das mudanças no #EstudoEmCasa e conheça os horários de cada disciplina.

Notícias ao Minuto [#EstudoEmCasa tem novos horários. Fique a par]© DR

08h27 - Tosse é 10 vezes mais infeciosa do que fala ou respiração. Um novo estudo britânico alerta que o ato de tossir apresenta um risco 10 vezes superior de transmitir o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, comparativamente a falar ou respirar.

08h25 - "Há quatro mil variantes do vírus" que causa a Covid-19 no mundo. Existem cerca de quatro mil virantes do vírus que causa a Covid-19 em todo o mundo neste momento, disse, esta quinta-feira, o secretário de Estado responsável pelo programa de vacinação no Reino Unido, que assegurou que as farmacêuticas, incluindo a Pfizer e a AstraZeneca, estão a trabalhar para melhorar as suas vacinas de forma a garantir a eficácia.

08h01 - Mais de 250 pessoas impedidas de passar fronteira em Portugal. O Ministério da Administração Interna (MAI) divulgou, esta quinta-feira, um balanço sobre o cumprimento das novas medidas em vigor no âmbito do combate à pandemia Covid-19 em Portugal. Entre 31 de janeiro e 2 fevereiro, no que diz respeito ao controlo na fronteira terrestre, o SEF e a GNR impediram 251 cidadãos de circular pelos pontos de passagem autorizados, num universo de 26.091 pessoas e 27 mil viaturas controladas.

07h59 - Sinovac solicita autorização na China para comercializar vacina. A farmacêutica chinesa Sinovac solicitou à Administração Nacional de Produtos Médicos da China "autorização comercial condicional" para a sua vacina contra a Covid-19, designada CoronaVac, informou hoje a empresa em comunicado.

07h54 - Parlamento quer testes gratuitos periódicos para professores e alunos. Foi esta quinta-feira publicada em Diário da República uma resolução da Assembleia da República que recomenda ao Governo a disponibilização de testes Covid-19 gratuitos a professores, trabalhadores não docentes e alunos das escolas públicas.

07h51 - É possível contrair duas estirpes ao mesmo tempo, alertam médicos. De acordo com médicos e especialistas, contrair simultaneamente duas estirpes distintas do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, pode levar também ao aparecimento de novas variantes, resistentes às vacinas e com maior facilidade de transmissão, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Sun.

07h48 - Quem é Gouveia e Melo, o novo coordenador da task-force? O vice-almirante dedicou mais de quatro décadas da sua vida à Marinha, um "submarinista" que assume agora uma nova missão: vacinar cerca de 7,5 milhões de portugueses contra a Covid-19. Henrique Gouveia e Melo, nascido em Moçambique em 1960, ingressou na Escola Naval em setembro 1979 e navegou nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, exercendo diversas funções operacionais como oficial de guarnição e de comando.

07h41 - Hospital da Cruz Vermelha admite irregularidades na seleção para vacinar. O Hospital da Cruz Vermelha admitiu ontem irregularidades na seleção dos profissionais a vacinar contra a Covid-19, levando à demissão do coordenador deste plano em Portugal, Francisco Ramos, que é também presidente da comissão executiva do hospital. "Nos procedimentos de seleção dos profissionais a vacinar, foram detetadas eventuais irregularidades", refere um comunicado enviado à agência Lusa.

07h37 - Hospital da CVP. Enfermeira responsável e diretor clínico demitem-se. Uma enfermeira responsável e o diretor clínico do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa demitiram-se na sequência de irregularidades na administração das vacinas contra a Covid-19, avançou o jornal Expresso, esta quarta-feira.

Segundo o semanário, Maria João Costa, enfermeira diretora, e Manuel Pedro Magalhães, diretor clínico, terão deixado os cargos por "desrespeito dos critérios de priorização" na vacinação dos profissionais de saúde da unidade. As irregularidades terão sido detetadas por Francisco Ramos, presidente da Comissão Executiva e coordenador da Task Force para a vacinação contra a Covid-19, que renunciou ao cargo.

07h25 - "Confinamento começa a produzir resultados". Após a chegada da equipa alemã ao nosso país, António Costa recorreu ao Twitter para lhes dar as boas vindas. Noutra nota, o primeiro-ministro deixou uma palavra aos profissionais portugueses e deixou uma mensagem de esperança: "Com o extraordinário esforço dos nossos profissionais de saúde temos conseguido enfrentar a fase mais crítica da pandemia. O confinamento começa a produzir resultados e a vacinação vai criando imunidade".

07h21 - Alemanha regista 14.211 novos casos de Covid e 786 óbitos num dia. De acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou 14.211 contágios e 786 mortes nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 2.252.001 casos confirmados e 59.742 vítimas mortais.

07h16 - China soma 30 novos casos, 17 por contágio local. A Comissão de Saúde da China informou hoje que foram diagnosticados 30 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 17 por contágio local.

07h04 - EUA ultrapassam 450 mil mortos desde o início da pandemia. Os Estados Unidos ultrapassaram hoje os 450 mil mortos por Covid-19 desde o início da pandemia, somando mais de 26,5 milhões de casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências acerca do novo coronavírus. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Queda de novos casos a nível global; 15 doentes transferidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório