Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

PSP alerta para burlas: "Apenas o SNS disponibiliza vacinas"

Podem existir burlas, nas quais esteja a ser vendido "produto adulterado", que pode ser prejudicial para a saúde.

PSP alerta para burlas: "Apenas o SNS disponibiliza vacinas"
Notícias ao Minuto

10:35 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Com o avançar do processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, a PSP deixou, esta quinta-feira, um alerta à população sobre possíveis burlas relacionadas com a vacina.

"Apenas o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza vacinas (genuínas) contra a Covid-19", lembrou a força policial numa mensagem divulgada esta manhã nas redes sociais.

Caso se depare com a disponibilização de vacinas contra o novo vírus promovidas por outra entidade, através da internet ou de forma presencial, a PSP recordou que deve informar as autoridades, visto que essa abordagem "será certamente ilegal".

Entre os vários cenários possíveis, a polícia sublinha que podem existir burlas, nas quais esteja a ser vendido "produto adulterado", sendo que "na melhor das hipóteses será um placebo e, na pior, pode conter elementos químicos prejudiciais para a saúde".

A PSP prevê também que possam ocorrer furtos de identidade, considerando que "muitas das fraudes com produtos inexistentes ou falsos pretendem aceder aos dados pessoais dos compradores".

Desde que se deu início ao processo de vacinação em Portugal, a Direção Nacional de Saúde (DGS) apela a que todos os cidadãos aguardem o até serem contactados pelas autoridades de saúde. O processo de vacinação irá decorrer ao longo do ano de 2021.

"Não é possível pedir a marcação da sua vacina para a Covid-19. Será contactado pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito. Agradecemos que aguarde e não contacte o SNS 24 por este motivo", pode ler-se no site da DGS.

Leia Também: AO MINUTO: Emergência? Mais de 100 detidos; Madrid oferece máscaras FFP2

Recomendados para si

;
Campo obrigatório