Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Espanha alivia restrições ao transporte de liquídos nos voos

Os aeroportos espanhóis aliviaram as restrições ao transporte de líquidos, conforme diretiva da União Europeia, o que evitará o confisco de qualquer bebida, aerossol ou gel comprado nos aeroportos de outros países, que apenas serão inspecionados.

Espanha alivia restrições ao transporte de liquídos nos voos
Notícias ao Minuto

17:24 - 01/02/14 por Lusa

Mundo Diretiva

Estas mudanças, que entraram em vigor na sexta-feira, 31 de janeiro, traduzem-se, numa primeira fase, num processo de redução às restrições para o transporte de líquidos nos aviões, e pretende-se que sejam completamente eliminadas em 2016, "se o processo tiver êxito", de acordo com a Comissão Europeia.

A AENA, empresa pública que gere os 47 aeroportos espanhóis pelos quais, em 2013, passaram mais de 187 milhões de passageiros, calcula que as novas normas só afetam cerca de 1% dos passageiros e lembra que se trata de uma primeira fase "que facilita o transporte de determinados líquidos com mais de 100 ml [mililitros], mediante inspeção prévia".

Uma das alterações determina que se permita o acesso à zona de embarque de medicamentos, comida de bebé e produtos dietéticos de mais de 100 ml, sempre que passem por um controlo específico.

Além disso, os líquidos que tenham sido comprados em lojas livres de impostos nos aeroportos fora da União Europeia ou a bordo de aviões de companhias que não estejam baseadas em países da União Europeia (EU) vão poder ser transportados nos voos de ligação "sempre que os produtos estejam embalados numa bolsa de segurança adquirida na loja".

Até agora, este tipo de compras era alvo de confisco nos aeroportos da UE.

A diretiva europeia sobre transporte de líquidos na bagagem de mão dos passageiros que viajem no espaço da União Europeia foi aprovada em 06 de novembro de 2006.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório