Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Onze mortes em lar de Madrid possivelmente com estirpe do Reino Unido

Onze pessoas morreram de covid-19 desde o início do ano numa casa de repouso nos arredores de Madrid, depois de se ter detetado um surto da doença que poderá estar ligado à variante detetada no Reino Unido.

Onze mortes em lar de Madrid possivelmente com estirpe do Reino Unido
Notícias ao Minuto

16:52 - 29/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Temos um surto epidémico muito importante numa casa de repouso em Becerril de la Sierra", anunciou hoje numa conferência de imprensa o vice-conselheiro da Saúde Pública da Comunidade de Madrid.

António Zapatero acrescentou que na residência morreram cinco idosos, e nos hospitais seis outras pessoas, cinco no hospital de Collado Villalba e uma na Fundação Jimenez Diaz, havendo ainda dois pacientes internados em estado crítico no hospital, de um total de quatro hospitalizados.

As onze pessoas que morreram frequentavam este pequeno centro na serra que fica nos arredores de Madrid, e tanto residentes como trabalhadores tinham sido vacinados com a primeira dose da Vacina contra a covid-19.

Os primeiros casos foram detetados em dois trabalhadores que deram positivo no dia 07 de janeiro.

As autoridades de Saúde Pública estão a investigar a origem do surto e a Fundação Jiménez Díaz analisou duas amostras, que "sugerem que pode ter sido a estirpe britânica que o causou", disse Zapatero.

Há duas semanas, apenas 219 casos confirmados da variante detetadas no Reino Unido tinham sido identificados em Espanha, mas na última sexta-feira esse número tinha aumentado para 350, revelou a nova Ministra da Saúde, Carolina Darias, numa comissão parlamentar.

"Estimamos que [os casos ligados a esta variante] representam na realidade entre 5% e 10% do número total de casos" no país, disse, acrescentando que "as próximas semanas vão ser cruciais para ver se esta variante passa a ser a dominante, como acontece noutros países".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Reino Unido fecha fronteiras aos EAU, Burundi e Ruanda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório