Colômbia: 'Hipopótamos da cocaína' devem ser abatidos, dizem cientistas

Os descendentes dos hipopótamos de Pablo Escobar têm aumentando de número ao longo dos anos.

Descendentes dos hipopótamos de Pablo Escobar geram receio na Colômbia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/01/2021 23:18 ‧ 18/01/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Pablo Escobar

O problema não é novo. Na década de 80, Pablo Escobar adquiriu quatro hipopótamos – um macho e três fêmeas – para o seu jardim zoológico pessoal no seu famoso rancho, a Hacienda Napoles. Após a sua morte, a maioria dos animais foi transportada para outros locais, mas os hipopótamos permaneceram e ao longo dos anos reproduziram-se de forma significativa.

A população dos descendentes dos hipopótamos de Pablo Escobar cresceu tanto perto da bacia do rio Magdalena – passaram de 35 em 2012 para mais de 80 atualmente – que levantou uma série de consequências negativas, desde o impacto ambiental a uma interação mais frequente e perigosa com os humanos.

Agora, um estudo elaborado por investigadores de universidades colombianas e mexicanas sugere que os hipopótamos devem ser abatidos.

O estudo, que foi publicado na revista Biological Conservation, alerta ainda para a possível transmissão de doenças dos hipopótamos para as pessoas, e para os prejuízos no cultivo de quem vive naquela zona, uma vez que os hipopótamos podem alimentar-se das colheitas.

Os investigadores apontam ainda para alguns incidentes em que hipopótamos perseguiram pessoas, e até para um ataque em maio do ano passado, no qual um homem de 45 anos ficou gravemente ferido.

No entanto, a ideia de abater os animais não é nova e não foi bem recebida pela população local. O governo colombiano já tinha tentado fazê-lo, mas optou por avançar com uma campanha de esterilização face às críticas da população, que se habituou à presença dos hipopótamos e nutre afeto por estes animais.

A questão é que a campanha de esterilização pouco fez para contrariar o crescimento da população de hipopótamos e o dilema em torno dos descendentes dos hipopótamos de Escobar mantém-se.

Leia Também: Três pessoas morrem e sete ficam feridas em assalto a loja na Colômbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas