Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Comissários ansiosos por "trabalhar em conjunto" com Governo

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, afirmou hoje que é um "prazer" trabalhar em conjunto com a presidência portuguesa do Conselho da UE, para "fazer avançar uma Europa global".

Comissários ansiosos por "trabalhar em conjunto" com Governo
Notícias ao Minuto

17:13 - 15/01/21 por Lusa

Mundo UE/Presidência

"A discutir em Lisboa o nosso trabalho futuro em conjunto com a presidência portuguesa para fazer avançar uma Europa global: novo começo com os EUA, relações com a China, vizinhança da UE, autonomia estratégica europeia, renovação do multilateralismo", escreveu Josep Borrell, também vice-presidente da Comissão, na sua conta oficial da rede social Twitter.

O Alto-Representante da UE para a Política Externa, que integra a delegação da Comissão Europeia que hoje visita Portugal, afirmou ainda ser um "prazer trabalhar em conjunto" com a presidência portuguesa.

O vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis, responsável pela pasta Uma Economia ao Serviço das Pessoas, recorreu à mesma rede social para destacar a "grande lista de tarefas" da presidência portuguesa nos próximos seis meses, nomeadamente "dar início à recuperação", "tornar as economias mais verdes e digitais" e o "forte foco nos direitos sociais".

"Ansioso por trabalharmos juntos", acrescentou Valdis Dombrovskis na sua publicação, desejando "boa sorte" à presidência portuguesa.

A comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, também usou o Twitter para destacar o "bom alinhamento de prioridades" da presidência portuguesa, afirmando a "necessidade de passar da estratégia à ação".

"Qualquer lei, programa, fundo é tão bom quanto a sua implementação. 'Tempo de agir' é um lema adequado para os próximos seis meses", concluiu Elisa Ferreira.

Dada a pandemia de covid-19, a tradicional visita da Comissão Europeia ao país que assume a presidência do Conselho da UE realiza-se em formato reduzido, com a presidente Ursula von der Leyen a liderar uma delegação que inclui oito comissários, e não a totalidade do executivo comunitário, e com o programa reduzido a um dia, em vez dos habituais dois.

Portugal assumiu a sua quarta presidência do Conselho da UE no passado dia 01 de janeiro, a qual se estenderá até dia 30 de junho, sucedendo assim à Alemanha e antecedendo a Eslovénia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório