Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Análise de ADN faz revelação sobre mítica criatura de 'Guerra dos Tronos'

Afinal, o lobo gigante que aparece na 'Guerra dos Tronos' poderá ter existido na pré-história.

Análise de ADN faz revelação sobre mítica criatura de 'Guerra dos Tronos'
Notícias ao Minuto

17:52 - 14/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Lobo

Há uma espécie extinta de lobo que pouco ou nada tem a ver com o lobo que se conhece atualmente, de acordo com um novo estudo. E foi esta espécie que serviu de inspiração para a mítica criatura que acompanhava todos os filhos da Casa Stark, na série 'Guerra dos Tronos'.

Chama-se 'Canis dirus', que se pode traduzir por "cão assustador", e afasta a ideia de que o lobo gigante da série ('dire wolf') é apenas uma versão maior de um lobo normal ('Canis lupus').

O animal pré-histórico vivia na América do Norte e está extinto há cerca de 13 mil anos. Pesavam cerca de 68 quilos e eram maiores do que o maior dos lobos atuais, alimentando-se de animais de porte grande agora extintos, da Idade do Gelo, como cavalos.

A investigação, que foi publicada na revista Nature, mostra que as duas espécies são bastante diferentes, aliás. Os investigadores analisaram vários genomas completos e verificaram que, ao invés de partilharem laços genéticos com os lobos atuais, como seria de esperar, são na verdade primos afastados.

"Os lobos gigantes e os lobos normais são muito parecidos em termos morfológicos, mas a genética mostra que não são muito relacionados, de forma alguma", indicou a arqueologista e coautora do estudo Angela Perri, da Universidade de Durham, à National Geographic.

O estudo permitiu aclarar a relação entre membros da família dos canídeos, colocando o lobo gigante ('Canis dirus') numa linhagem que é diferente dos antepassados dos lobos atuais e adensando o mistério em torno desta espécie.

Há muito que ainda não se sabe, porém: a sua origem e porque é que morreram depois de sobreviver durante milénios, por exemplo.

Leia Também: Zoo de Santo Inácio em Vila Nova de Gaia recebeu 12 novos animais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório