Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Madrid. Médico percorre 17 km na neve para fazer turno, ministro elogia

Médico queria render os colegas, muitos obrigados a duplicar o turno por causa do nevão, que impossibilitou o acesso a muitos hospitais, no sábado. Jovem foi elogiado pelo ministro da Saúde espanhol.

Notícias ao Minuto

14:04 - 10/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Numa altura em que a comunidade de Madrid é particularmente afetada pela tempestade de neve que assola Espanha, um médico interno do Hospital de Puerta de Hierro - para onde não há transportes, nesta altura - correu 17 quilómetros, entre "pura neve", para poder fazer o seu turno.

Sublinhe-se que a tempestade Filomena deixou Madrid praticamente intransitável, impactando de forma severa os serviços sanitários. A maioria dos profissionais de saúde que tinham que entrar ao serviço no sábado de manhã ficou sem ter como o fazer, obrigando os colegas a duplicar turnos.

Álvaro Sanchez, um jovem MIR (médico interno residente), concentrado em não agravar a situação dos colegas, fez os 17 quilómetros que separam a sua residência do centro hospitalar. O vídeo que fez do momento em que chegou ao local tornou-se viral. "Bem... depois de 17 quilómetros de pura neve, uma hora e três quartos, posso dizer que cheguei ao hospital e que vou poder fazer o turno. Assim estamos. Um cumprimento".

O vídeo tornou-se notícia e acabou mesmo por merecer uma palavra de agradecimento do ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa. "Todo o meu reconhecimento a este jovem MIR que percorreu 17 km na neve para fazer o turno no Hospital Puerta de Hierro. O compromisso que demonstra todo o conjunto de trabalhadores da saúde é um exemplo de solidariedade e entrega", escreveu o governante.

O grande nevão provocado pela tempestade Filomena, de sexta-feira para sábado, deixou praticamente todas as vias de comunicação de Madrid intransitáveis aos automóveis, os transportes públicos rodoviário e ferroviário sem funcionar e o aeroporto paralisado.

As escolas vão estar fechadas na segunda e na terça-feira e a presidente da comunidade autónoma de Madrid, Isabel Diaz Ayuso, afirmou que vai ser avaliado no início da semana a possibilidade de vários serviços públicos se manterem encerrados mais alguns dias.

Leia Também: Espanha: Corpo de homem de 54 anos encontrado enterrado na neve

Recomendados para si

;
Campo obrigatório