Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Covid-19: Seicheles iniciam vacinação da população no domingo

As Seicheles vão iniciar no domingo a campanha de vacinação contra a covid-19, utilizando doses desenvolvidas pela farmacêutica chinesa Sinopharm, sendo o primeiro país africano a anunciar o arranque da imunização da sua população.

Covid-19: Seicheles iniciam vacinação da população no domingo
Notícias ao Minuto

19:38 - 08/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"A campanha de vacinação começará no domingo, com os líderes do país para que a população possa ver os líderes a darem o exemplo", afirmou a ministra da Saúde do arquipélago no Índico, Peggy Vidot, citada hoje por agências noticiosas internacionais.

O Presidente das Seicheles, Wavel Ramkalawan, apontou que será o primeiro a ser vacinado.

O país, com uma população próxima dos 100.000 habitantes, recebeu 50.000 doses da vacina produzida pela Sinopharm em parceria com o instituto de Produtos Biológicos de Pequim.

A farmacêutica estabeleceu a eficácia desta fórmula nos 79%, abaixo das reivindicadas pelas concorrentes Pfizer/BioNTech (95%) e Moderna (94,1%).

As 50.000 doses foram doadas pelos Emirados Árabes Unidos e serão administradas de forma voluntária.

Após os líderes do país, a campanha de vacinação será estendida, na segunda-feira, a todo o pessoal médico, seguindo-se trabalhadores de setores essenciais e, depois, à população com mais de 65 anos. Depois disto, será finalmente administrada à restante população.

As autoridades das Seicheles estimam vacinar mais de mil pessoas por dia.

O objetivo, segundo o comissário para a Saúde Pública das Seicheles, passa por vacinar cerca de 70% da população e alcançar uma forma de imunidade de grupo.

África ultrapassou hoje os 70 mil mortos devido à covid-19, somando 2.950.109 casos desde o início da pandemia, segundo os dados mais recentes no continente.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um coronavírus detetado no final de dezembro de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Compra de vacinas pela Comissão Europeia pode antecipar calendário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório