Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Quero encontrar 11.780 votos". Trump apanhado a pressionar representante

Foi divulgado o áudio de uma chamada entre Donald Trump e o principal responsável eleitoral do estado da Geórgia, onde o presidente republicano é ouvido a fazer pressão para "encontrar" votos suficientes para reverter o resultado eleitoral.

"Quero encontrar 11.780 votos". Trump apanhado a pressionar representante

O jornal Washington Post divulgou no sábado o áudio completo de uma chamada telefónica feita pelo presidente Donald Trump ao secretário do Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, o principal responsável pelas eleições naquele estado. A publicação tinha publicado apenas um excerto da chamada, que criou uma onda de reações, sendo depois publicada toda a conversação.

Durante a chamada - cujo excerto com as declarações mais importantes pode ouvir abaixo - o presidente norte-americano discute com o secretário de Estado as suas mais variadas teorias sobre fraude eleitoral na Geórgia, que, recorde-se, era um estado-chave para as eleições presidenciais. Trump colocou em cima da mesa hipóteses que iam desde boletins de voto destruídos no condado de Fulton (maioritariamente democrata) a alegações sobre interferência nas máquinas de voto.

O secretário de Estado, também ele republicano, foi recusando as hipóteses, descrevendo as declarações do presidente como "erradas". "Bem, senhor presidente, o problema que o senhor presidente tem é que os dados que apresenta estão errados", diz o secretário de Estado.

"O que eu quero fazer é isto: quero encontrar 11.780 votos, que é mais um do que o que nós temos. Porque nós ganhamos neste estado", diz, a dada altura, Donald Trump, insistindo que não perdeu na Geórgia. "Não há forma de eu ter perdido na Geórgia. Não é possível. Ganhámos por centenas de milhares de votos".

Sublinhe-se que os resultados eleitorais na Geórgia, que deram vitória a Joe Biden, foram já certificados, tendo falhado as tentativas de pressão para com governadores republicanos, como aconteceu noutros estados-chave.

As reações ao áudio não se fizeram esperar, surgindo logo no sábado à tarde, com alguns democratas, como o senador Dick Durbin, a pedir uma investigação criminal. A Casa Branca ainda não reagiu.

Donald Trump, porém, assumiu que ligou a Brad Raffensperger, através do Twitter, indicando que o secretário de Estado "não queria, ou não podia", responder às suas questões, carecendo todas de apresentação de provas.

Leia Também: EUA registam 1.506 mortos e 232.841 casos em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório