Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos 25 mortos em ataque na República Democrática do Congo

Pelo menos vinte e cinco civis foram mortos na quinta-feira na região de Beni, no leste da República Democrática do Congo, num atentado atribuído aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla inglesa), segundo fontes locais.

Pelo menos 25 mortos em ataque na República Democrática do Congo
Notícias ao Minuto

10:05 - 01/01/21 por Lusa

Mundo República Democrática do Congo

"Ontem (quinta-feira), observou-se que o ADF tinha passado por aqui. Foi enquanto os perseguia que o exército encontrou pelo menos 25 corpos de civis mortos, surpreendidos nos seus campos na noite de Ano Novo", disse Donat Kibuana, administrador do território do Beni, citado pela agência France-Presse (AFP).

Outras fontes locais apontam que o número de mortos é de "pelo menos 30".

"As pessoas foram para os campos para se prepararem para a passagem de ano, o ADF apanhou-as uma a uma. O número de mortos é de pelo menos 30 pessoas", disse Bravo Mohindo Vukulu, presidente de uma rede de organizações da sociedade civil em Tingwe, local do massacre.

"Tínhamos alertado as nossas forças de que o ADF tinha atravessado de leste para nordeste de Eringeti, mas não reagiram rapidamente", acrescentou Mohindo Vukulu.

Trata-se do segundo ataque atribuído ao ADF em poucos dias depois de durante a noite de terça para quarta-feira "pelo menos três civis e um soldado" terem sido mortos pelo ADF na área de Mutwanga, segundo Donat Kibwana, administrador do território de Beni.

"Os assaltantes saquearam e incendiaram algumas casas, levando várias pessoas, e pedi aos chefes locais que fizessem um censo da população para ter uma avaliação provisória" deste ataque, acrescentou.

Desde finais de novembro, os ataques do ADF têm-se deslocado do extremo norte para a região do Sudeste onde se localiza o Parque Virunga, uma joia natural turística e zona protegida.

O ADF surgiu no Uganda e é composto por rebeldes muçulmanos ugandeses que vivem no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) desde 1995. Há anos que não atacam no Uganda.

O ADF é o mais mortífero das dezenas de grupos armados ainda ativos no leste da RDCongo e, desde outubro de 2014, cometeram uma série de massacres na região de Beni e arredores, matando mais de 1.000 pessoas.

O exército está a conduzir operações militares na região, mas não tem conseguido parar os massacres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório